segunda-feira, 21 de junho de 2010

CONGRESSO NACIONAL DA UJS ELEGE ANDRÉ TOTARSKI PRESIDENTE DA ENTIDADE

Com o auditório do Salão Iemanjá, no Centro de Convenções, lotado, 2 mil jovens empolgados ratificaram o tema do 15º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista (UJS) — “Pra ser muito mais Brasil”. A plenária final, realizada na manhã deste domingo (20/6), pontuou os principais desafios da entidade para 2010 e elegeu a nova direção e presidente para o seu comando nos próximos dois anos.

“Montamos um congresso que conseguiu traduzir e consolidar o momento que a UJS vive; politizado e de grande mobilização. Já chegamos ao ano de 2010 com uma UJS muito forte, consolidada e capaz de dar conta dos desafios que foram colocados pra ela no futuro”, observou o ex-presidente Marcelo Gavião, que ficou à frente da entidade de 2006 a 2010. Em seu lugar, assume André Tokarski, empossado ao fim da plenária.

Ambos concordam que o desafio principal é mobilizar a juventude para eleger Dilma presidente. “A gente assume a gestão com um desafio enorme de consolidar os direitos da juventude, de eleger uma presidente compromissada com o processo de mudanças e de garantir a ampliação dos recursos para a educação no país. A UJS tem a batalha da sua história, da nossa geração, que é garantir a eleição da Dilma (Rousseff) com uma ampla mobilização da juventude”, conclamou Tokarski.

Para Gavião, isso tem relação direta com a lutar contra o retrocesso e contra a volta da velha política. “É o comando central das coisas no Brasil e, no meio disso tudo, é preciso aproveitar as oportunidades que o país tem tido, como a realização dos grandes eventos esportivos, da Copa do Mundo e Olimpíadas, a luta pelos 50% do pré-sal para a educação e a aprovação da PEC da Juventude”, exemplificou.

A Proposta de Emenda à Constituição 42/08, aprovada na Câmara em 2009, regulamenta a proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais da juventude brasileira, inserindo o termo “jovem” no Capítulo 7 da Constituição Federal, que trata dos Direitos e Garantias Fundamentais.
“Hoje, o Brasil tem 50 milhões de jovens, equivalente a 25% da população e, sem essa força ativa, não ocorrem mudanças no país. A UJS, portanto, se propõe a organizar e a mobilizar essa juventude para conduzir e, junto com outras forças, avançar no processo de mudanças”, ratificou André Tokarski, que fica na presidência da entidade até 2012.

Resoluções

Educação e emprego despontam como pilares fundamentais no projeto político da UJS para 2010. Entre as principais resoluções aprovadas durante a Plenária, diversas fizeram menção direta ou, ao menos, referência aos dois temas.

Questões como a democratização e autonomia das universidades, ampliação do acesso ao Ensino Superior, valorização do caráter politécnico e humanista no Ensino Médio com estrutura esportiva e cultural, implementação do ensino da História do continente e do povo africano, entre outras, confluíram em sintonia com propostas como a redução da jornada de trabalho e o cumprimento da Lei do Estágio, a instalação de creches nos locais de trabalho para jovens mulheres, a criação de linhas de financiamento para jovens entre 14 e 17 anos, a inserção de negros e negras no mercado de trabalho para superação das desigualdades sócio-raciais, e a defesa do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) para a juventude camponesa.

A democratização dos meios de comunicação também ganhou destaque entre as bandeiras de luta, com a defesa da implementação do Plano Nacional de Banda Larga. Preservação do meio ambiente, alteração do Código Florestal e a busca por fontes limpas de energia também constam no documento final do 15º Congresso; assim como o incentivo às práticas esportivas e a realização da 3ª Conferência Nacional do Esporte.

O movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) é outro ponto que figura entre as questões principais no plano de ações da UJS, que defende a aprovação do Projeto de Lei que criminaliza a homofobia.

Uma política nacional de combate a drogas, em especial ao uso do crack, políticas públicas para o atendimento a dependentes e campanhas de conscientização revelam o caráter atual e contemporâneo da entidade. “A resolução da UJS avança no sentido de cobrar, do Estado e da sociedade, um debate sem hipocrisia. A gente sabe que o grande problema está no tráfico e os grandes atingidos são os jovens; por isso, esse debate tem que estar inserido dentro da UJS”, afirmou Tokarski. Está prevista a realização de um seminário para tratar do tema no primeiro semestre de 2011.

Ao fim do encontro, o clima era de comemoração e, o sentimento, de “dever cumprido”. “Dirigir a UJS nos últimos quatro anos foi muito importante, porque coincidiu com o momento político marcante na história do Brasil: a experiência do Governo Lula. Desta vez, a gente pôde construir uma pauta positiva e propositiva para a juventude brasileira, ou seja, mobilizando a favor; ao contrário da década de 90, quando a pauta era ‘o contra’: contra a privatização, contra o corte de verbas na educação, contra as tantas coisas”, comparou Marcelo Gavião, já em tom de despedida.

O ex-presidente foi homenageado com a exibição de um vídeo, trazendo depoimentos de figuras destacadas do movimento estudantil e da juventude, além de lideranças do PCdoB – partido que tem estreita relação com a entidade.

“A juventude sempre participou dos momentos chaves da história do país, e eu posso garantir que a UJS sempre esteve à frente dessas lutas ao longo desses 25 anos. E assim continuaremos, honrando a nossa trajetória em defesa da juventude brasileira”, encerrou André Tokarski.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

600 jovens no congresso estadual da UJS



Cerca de 600 jovens de mais de 20 municípios, participaram do congresso estadual da UJS do Rio de Janeiro, nos dias 2, 3, 4 e 5. Para a presidente da UJS-RJ, Monique Lemos, que foi reconduzida ao cargo, "este 10º Congresso Estadual representou um marco para a entidade”.

A chegada das delegações ocorreu no dia 2. No dia seguinte, a UJS realizou um grande ato político que contou com as presenças da presidente do PCdoB-RJ, Ana Rocha, do deputado federal Edmilson Valentim, da ex-secretária de Cultura do Rio, Jandira Feghali, do presidente da UNE, Augusto Chagas, do ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, e do presidente nacional da UJS, Marcelo Gavião. Todos saudaram o congresso e ressaltaram a importância política que a juventude, e em especial a UJS, tem no próximo período eleitoral.

No dia 5, a UJS-RJ ainda recebeu as juventudes partidárias (JSB, JSPDT e JPPL) e o presidente da Alerj, Jorge Picciani.

Cerca de 30 militantes de Petrópolis estiveram presentes no congresso, dos quais 3 foram eleitos para a nova direção estadual.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Congresso municipal elege novo presidente



Foi realizado no último sábado, dia 29, no Colégio Opção, o VI Congresso Municipal da União da Juventude Socialista de Petrópolis. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes no evento que contou com a participação de Thiago Pires, tesoureito da FAMP (Federação da Associação de Moradores de Petrópolis), Thiago Mayworm, secretário de juventude do Partido Comunista do Brasil, Rodrigo Lua e Fábio, ambos dirigentes estaduais da UJS-RJ. No final do congresso, ainda houve uma batalha de MCs do Nação Hip-Hop, que participou massivamente de todo o congresso.

Após a realização dos debates, o plenário elegeu a nova direção municipal da UJS que terá como presidente Thiago França, ex-presidente do grêmio do ICJ e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos de Petrópolis.

Foram aprovadas algumas resoluções políticas fruto do intenso debate realizado, além de uma moção de apoio à autodeterminação dos povos e contra o imperialismo, principalmente no que concerne aos casos de Cuba e Coréia do Norte e aos seus processos revolucionários e ao Iran. As resoluções aprovadas foram as seguintes:

- Reorganizar a UJS em escolas municipais, particulares e estaduais.
- Reconquistar o espaço perdido no movimento estudantil
- Lutar pelo meio passe integrado
- Lutar para que a prefeitura ofereça subsídios aos moradores que estudam em outra cidade
- Cinena popular e 3D
- Defender o projeto da reforma da pista de skate feito pelos praticantes do esporte na cidade
- Pela volta da exposição agropecuária
- Pela construção de um parque municipal de juventude
- Reforço na segurança pública
- Apoio às candidaturas de Igor Bruno (Ex-coordenador de juventude do município do Rio de Janeiro e ex-presidente estadual da UJS) para Deputado Estadual, Renato Freixiela (Presidente do Sindicato dos Professores e ex-vereador, responsável pela aprovação do passe-livre) para Deputado Federal, Sérgio Cabral para Governador e Dilma Roussef para Presidente da República.
Utilizadores Online