sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Curso estadual de formação da UJS RJ


UJS realiza Curso Estadual de
Formação no Rio de Janeiro

De sexta-feira até domingo (28 a 30/01) a União da Juventude Socialista do Rio de Janeiro realizará seu Curso Estadual de Formação 2011. O Curso pretende reunir cerca de 100 jovens lideranças da UJS do estado do Rio de Janeiro para o acúmulo de debate teórico. O Curso acontecerá na bela cidade de Araruama, no litoral fluminense.


Segundo o Secretário Estadual de Formação da UJS, Theófilo Rodrigues, o curso pretende aprofundar o conhecimento sobre a teoria marxiana, mas também trazer elementos da teoria leninista e gramsciana.


“A UJS é a maior escola de política da juventude brasileira. É a maior escola do socialismo no Brasil. Queremos que seja também a maior escola de formação ideológica do país” afirma Theófilo.


Neste ano o Curso terá como professores o Secretário de Juventude do Comitê Central do PCdoB, Julio Vellozo, o ex-presidente da UNE e sociólogo Felipe Maia, o economista Marcelo Fernandes e o filósofo Severino Marcos.


O Curso terminará com a inauguração do Centro Cultural da UJS municipal de Araruama.


Programação do Curso Estadual de Formação 2011


28/01 – Sexta-feira

16:30 – Apresentação do Curso.
17:00 - O jovem Marx e a filosofia marxiana
· Professor: Severino Marcos
19:00 – Jantar
21 horas - Festa

29/01 – Sábado

12:00 – Almoço
14:00 – Crítica a economia política
· Professor: Marcelo Fernandes
17:00 – “Compreender o marxismo para compreender o Brasil”.
· Professor: Julio Velozo
19:00 – Jantar
21:00 - Festa

30/01 – Domingo

10:00 – Estado e Hegemonia em Gramsci
· Professor: Felipe Maia
12:00 – Almoço
13:00 – Plenária Estadual da UJS

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mesmo sem a participação da APE estudantes Petropolitanos participam do 13 CONEB da UNE junto a UJS Petropolis


Com o fim do encontro de entidades de base, estudantes prometem muita pressão sobre o governo pelo aprofundamento das mudanças.

Mesmo sem a participação da APE (Assocoação Petropolitana de Estudantes) estudantes petropolitanos com a ajuda da UJS Petropolis juntaram se a cerca de 5 mil estudantes de todo o país estiveram reunidos nos últimos dias no Rio de Janeiro na 13ª edição do Conselho Nacional de Entidades de Base da União Nacional dos Estudantes (CONEB) da UNE. Apoiado no tema “Nas ruas de hoje o Brasil de amanhã”, o evento teve seu encerramento marcado por um ato que convocou grandes mobilizações para o mês de março. Na plenária que definiu o posicionamento da entidade durante o primeiro período de governo Dilma, ficaram estabelecidas como principais reivindicações a destinação de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação nos da UJS Petropolis esperamos que a APE reassuma sua postura de lutas e participe destas mobilizações,conclamada pela entidade de maior representatividade dos estudantes(UNE).

Segundo o presidente da UNE, Augusto Chagas, os estudantes irão iniciar uma intensa campanha para que essas bandeiras de luta sejam absorvidas pelo novo Plano Nacional de Educação. O cenário se esboça de maneira favorável, já que a juventude conta com o apoio de entidades como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Reforçam esse time os parlamentares Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), Fátima Bezerra (PT-RN), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Protógenes de Queiroz (PCdoB-SP), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Fátima Cleide (PT-RO) e Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Apesar dos holofotes direcionados majoritariamente à destinação de verbas para a Educação, o CONEB contou com outros enfoques importantes. A ampliação do acesso ao ensino público superior, a regulamentação da assistência estudantil e do ensino privado, as políticas afirmativas, a luta contra o racismo, a sustentabilidade e a questão agrária também permearam os debates. Vale destacar ainda a participação dos membros do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) – entre eles o presidente nacional da UJS, André Tokarski -, que trataram da realização da 2ª Conferência Nacional de Juventude, prevista para o segundo semestre de 2011

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Situação na região serrana do Rio pode acirrar discussões sobre o Código Florestal


Situação na região serrana do Rio pode acirrar discussões sobre o Código Florestal

Assim que a Câmara dos Deputados retomar os trabalhos legislativos a partir do início de fevereiro, ruralistas e ambientalistas terão que encontrar um ponto comum que viabilize a aprovação do novo Código Florestal Brasileiro. A matéria está pronta para ir à votação em plenário. Essa é a opinião do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) que praticamente resume a situação de um dos assuntos mais polêmicos hoje na pauta do Congresso Nacional.
O parecer do deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP) possibilita a exploração econômica nessas áreas. Pela proposta, isso se dará a partir de uma decisão do Programa de Regularização Ambiental (PRA), de emitir licenças com base em critérios técnicos e autorizadas pelo órgão ambiental estadual integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).
Para Berzoini, a análise tem que partir de critérios técnicos e “menos por conta do incidente na região serrana do Rio”. Ele destacou que não só pessoas que moravam em áreas de encostas foram afetadas pelas chuvas mas, também, quem residia em áreas urbanas, longe das encostas.
O líder do Democratas na Câmara, Paulo Bornhausen (SC), considerou “terrível as generalizações” no debate, ao ser perguntado sobre uma possível influência da tragédia em Petrópolis, Teresópolis e Friburgo. O parlamentar afirmou que Aldo Rebelo foi assessorado por “cientistas e pesquisadores renomados da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária]”, durante o trabalho de mudanças no atual código florestal que data da década de 60.
O deputado Sarney Filho (PV-MA), por sua vez, tem uma posição totalmente contrária a de seus colegas do PT e do DEM. Segundo ele, as quedas das encostas na região serrana do Rio tem total vinculação com o que está em análise na Câmara.
O deputado do PV destacou que, com toda a rigidez do atual código florestal, os desmatamentos persistem e essa é outra realidade que tem de ser colocada nas discussões. Sarney Filho ressaltou que a presidenta Dilma Rousseff assumiu o compromisso com ambientalistas de não permitir desmatamentos.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Programação Bienal da UNE


Confira a programação da 7ª Bienal da UNE
“Brasil no estandarte, o samba é meu combate”. O lirismo do ritmo brasileiro está no tema da 7ª edição da Bienal da UNE, o grande encontro cultural, artístico e científico de jovens brasileiros que acontece entre os dias 18 e 23, no Rio de Janeiro. Cuíca, pandeiro, tamborim e violão serão um dos tantos instrumentos que irão fazer parte da trilha sonora do maior festival juvenil da América Latina, que deve receber cerca de 10.000 estudantes.

Com o objetivo de reunir as diversas expressões artísticas, valorizar a identidade nacional e conectar as produções juvenis de todas as regiões do país, o evento cumpre uma extensa programação para todas as formas, cores, sons, jeitos e expressões da nossa juventude.

Como de costume, esta edição da Bienal apresenta um qualificado rol de convidados entre pensadores, artistas, ativistas e outras figuras públicas em debates, grandes shows, exposições e atos públicos. Educação, cultura, comunicação, cidadania, trabalho, política e, claro, samba, são alguns temas previstos no evento. Confira a programação e participe!

HOMENAGEADOS DA BIENAL

Madrinha: Beth Carvalho

Música: Bezerra da Silva

Artes visuais: Hélio Oiticica

Literatura: João do Rio

Ciência e tecnologia: José Márcio Ayres

Artes cênicas: Augusto Boal

Cinema: Grande Othelo

CUCA: Carlos Lyra


PROGRAMAÇÃO 7ª BIENAL DA UNE

TERÇA-FEIRA 18 DE JANEIRO DE 2011


10:00 às 15:00 – Lado C em parceria com a Coordenadoria de Juventude da cidade do Rio de Janeiro: visita a comunidades e pontos turísticos da cidade

Morro dos Macacos – Vila Isabel

Jongo da Serrinha – Morro da Serrinha

Museu do Pontal – Vargem Grande

Centro Cultural Cartola – Mangueira

Museu da Maré – Favela da Maré

Bondinho – Santa Teresa

Cristo Redentor – Corcovado

Cidade do samba – Gamboa

Pão de Açúcar – Urca

Museu do Futebol – Maracanã

Floresta da Tijuca – Alto da Boa Vista

10:00 às 19:00 – Recepção, credenciamento e alojamento dos participantes
Local: Aterro do Flamengo

19:00 às 21:00 – Espetáculo de abertura da 7ª Bienal da UNE

Convidados: Beth Carvalho (sambista), Eduardo Paes (prefeito da cidade do Rio de Janeiro), Sérgio Cabral (governador do estado do Rio de Janeiro)
Local: Cidade do Samba

21:00 às 22:00 – Livre

22:00 às 02:00 – Show

Convidados: Marcelo D2 e Baile Funk (MC Leonardo, MC Sabrina)
Local: Cidade do Samba

QUARTA-FEIRA 19 DE JANEIRO DE 2011

10:00 às 13:00 – Oficinas

Oficina: Workshop orgânico com Naná Vasconcelos (Teatro de Arena)

Oficina: Cinema de bolso com Tenille Bezerra e Maria Carolina Gonçalves (Sala multimeios Museu da República)

Oficina: Produção e política cultural com Aline Portilho (Arena)

Oficina: Canto, dança e percussão com Jongo da Serrinha (Arena de praia)

Oficina: Poesias ao vídeo com Luciana Nabuco (Buteco Literário)

Oficina: Universidade e integração latino americana com CUCA Argentina (Ateliê CUCA)

Oficina: Kudussamas: arte em origami (Arena Radical)
Local: Aterro do Flamengo

Mostra selecionada de ciência e tecnologia
Local: Auditório Museu da República

13:00 às 15:00 – Roda de bambas

Convidado: Cacique de Ramos e Tantinho da Mangueira
Local: Buteco Literário

15:00 às 17:00 – Debates simultâneos

Tema 1: Produção independente, novas formas de distribuição na música

Convidados: Tales Lopes (Fora do Eixo), Valério Benfica (CPC da UMES), Fabiana Menini (produtora do Instituto Trocando Idéias), Rômulo Costa (Furação 2000)
Local: Buteco Literário

Tema 2: Cultura e educação

Convidados: Lia Calabre (Comcultura), Célio Turino (ex-secretário do ministério da Cultura)
Local: Teatro de arena

Tema 3: Popularização da ciência brasileira

Convidados: Ildeu de Castro (coordenador da semana de popularização da ciência), Isabel Alencar (Casa da Ciência da UFRJ)
Local: Arena

Tema 4: História social do carnaval: “Somos muitos carnavais”

Convidados: Leci Brandão (carnavalesca e deputado estadual do PC do B – SP), Luis Antônio Simas (mestre em história social pela UFRJ), Maria Augusta (carnavalesca e comentarista)
Local: Arena de praia

17:00 às 19:00 – Mostras artísticas e atividades esportivas

Mostra selecionada música

Banda: Cabocrioulo (Mostra CUCA)

Banda: K2

Banda: The Baggios

Banda: Unidade Imaginária

Banda: Discotecagem Radiofônica Independência ou Marte
Local: Palco praia

Mostra selecionada artes cênicas

Espetáculo: Fora D’água

Companhia: Francisco Thiago
Local: Teatro de Arena

Mostra CUCA

Espetáculo: O que era e o que não devia ser

Companhia: Companhia Vitória Régia
Local: Teatro de Arena

Mostra selecionada artes cênicas

Espetáculo: Afrodescendentes

Companhia: Bonecos da gente
Local: Ateliê CUCA

Mostra selecionada de ciência e tecnologia
Local: Auditório do Museu da República

Campeonato de futebol de areia e oficina de vôlei
Local: Arena de praia

Oficinas de slackline, leparkour e escalada
Local: Arena Radical

Mostra convidada literatura

Livro: Butequim de bêbado tem dono

Convidado: Moacyr Luz
Local: Buteco Literário

Mostra selecionada literatura

Convidado: Marina Mara e Alice Paiva
Local: Buteco Literário

19:00 às 21:00 – Mostras convidadas

Batalha de MC’s

Apresentador: Mc Slow

DJ: Dani Roots

Convidada: Gutierrez
Local: Palco arena de esportes radicais

Roda de bambas

Convidado: Inimigos do Batente e Janaina Moreno
Local: Buteco Literário

Mostra convidada de artes cênicas

Espetáculo: O dia que o boi enfrentou o Papangu

Companhia: Conpanhia CUCA Paraiba

Local: Teatro de Arena

Vernissage da mostra de artes visuais

Convidado: Samba do Feijão – Coletivo 13numanoite
Local: Galeria do Lago – Museu da República

Mostra convidada cinema

Filme: “Couro de Gato” de Joaquim Pedro e “5 X Favela, agora por nós mesmos” comentados por Cacá Diegues e Maria de Andrade
Local: Cinema Museu da República

22:00 às 02:00 – Show

Convidados: Leci Brandão com Rappin Hood e Arlindo Cruz
Local: Quinta da Boa Vista

QUINTA-FEIRA 20 DE JANEIRO DE 2011

10:00 às 13:00 – Conversa de Butiquim: Brasil no Estandarte o samba é meu combate

Mediador: Luiz Carlos Miele

Convidados: Ana de Holanda (ministra da Cultura), Nei Lopes (sambista) e Haroldo Costa (pesquisar do samba)

Local:

13:00 às 15:00 – Livre

15:00 às 19:00 – Mostras artísticas e atividades esportivas

Mostra selecionada música

Banda: Abel Ribeiro Quinteto

Banda: Janu e a Matuto Urbano

Banda: Samba Maria

Banda: Partido Leve

Banda: Genética

Banda: JL
Local: Palco praia

17:00 às 19:00 – Mostra selecionada de artes visuais

Performance: Banho de sensibilidade: Degustação com Rosiana Paz

Local: Aterro do Flamengo

Mostra selecionada artes cênicas

Espetáculo: Maria Augusta Bárbara

Companhia: Mab Carboso
Local: Teatro de Arena

Mostra selecionada artes cênicas

Espetáculo: Encontro com a Bahia – Tropifagia, Fanfarra e Arte

Companhia: Tropifagia
Local: Teatro de Arena

Mostra selecionada de ciência e tecnologia
Local: Auditório do Museu da República

Campeonato de futebol de areia e oficina de vôlei
Local: Arena de praia

Mostra selecionada de hip hop (Mostra CUCA)

Convidado: Pandora – Funcionalidade do vestuário dos 4 elementos do hip hop
Local: Arena Radical

Oficinas de slackline, leparkour e escalada
Local: Arena Radical

Mostra convidada literatura

Livro: Os Lusófonos

Convidado: Martinho da Vila
Local: Buteco Literário

Mostra selecionada literatura

Convidado: Confraria poética Guiné
Local: Buteco Literário

Mostra selecionada de cinema

Filme: “A Eternidade”, “Hiato”, “Os olhos não tem cerca”, “Martinho da Vila Paris 77”, “Inventário das Sombras”, “Eldorado: a esperança e o desespero” Sessão CUCA – “Teatro Político: uma história de utopia”
Local: Cinema do Museu da República

19:00 às 21:00 – Mostras convidadas

Batalha de MC’s

Apresentador: Sista

DJ: Soneca

Convidado: MC Funkero
Local: Palco arena de esportes radicais

Roda de bambas

Convidado: Buraco do Galo e Thiago Tomé
Local: Buteco Literário

Mostra convidada CUCA

Convidados: PIM e Bongar
Local: Teatro de Arena

Mostra convidada de cinema

Filmes: “Mestre Jorjão” de Paulo Tiefenthaler, “Paixão” de Sérgio Santeiro e “Rio Zona Norte” de Nelson Pereira dos Santos
Local: Cinema do Museu da República

21:30 às 23:00 – Show

Convidados: Elza Soares e Farofa Carioca
Local: Lapa

SEXTA-FEIRA 21 DE JANEIRO DE 2011

10:00 às 13:00 – Oficinas

Oficina: Dança Popular com Júnior de Paula (Espaço aberto)

Oficina: Circo com Marcos Francisco (Teatro de Arena)

Oficina: Intervenção urbana com Coletivo GOMO (Arena)

Oficina: Stencil e adesivo com Binho (Arena de praia)

Oficina: Parangolés com PIA (Ateliê CUCA)

Oficina: Crônica “O escritor manda notícias” com Gabriel Schilling Pitanga (Buteco Literário)

Oficina: Fanzine (Ateliê CUCA)

Oficina: Cine feminista: Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres com Marcha Mundial de Mulheres (Sala multimeios do Museu da República)

Oficina: Workshop de produção de música independente com Alvo Cultural
Local: Aterro do Flamengo

Mostra selecionada de ciência e tecnologia
Local: Auditório do Museu da República

13:00 às 15:00 – Roda de bambas

Convidado: Democráticos de Guadalupe e Pedro Hugo
Local: Buteco Literário

Mostra convidada de artes cênicas

Convidado: Mestre Jimmy de Oliveira e cia de dança
Local: Buteco Literário

15:00 às 17:00 –Debates simultâneos

Tema 5: Na fronteira das artes cênicas

Convidados: Raquel Karro (Intrépida Trupe), Thierry Tremoroux (ator), Marcos Frota (ator e circense)
Local: Arena

Tema 6: Do CPC ao CUCA

Convidados: Carlos Lyra (CPC), Cacá Diegues (CPC / Cinema Novo), Javier Alfaya (ex-presidente da UNE), Juana Nunes (historiadora da arte)
* Lançamento do LP “A UNE Canta” de Carlos Lyra
Local: Teatro de Arena

Tema 7: Identidade e diversidade cultural brasileira “No tabuleiro da baiana tem”

Convidados: Sérgio Molina (professor da Faculdade Santa Marcelina), Chico Saraiva (bacharel em violão), Aldo Rebelo (deputado federal pelo PC do B – SP)
Local: Arena de praia

Tema 8: Literatura que trafega na mídia digital

Convidados: Beatriz Willcox (Editora Faces e especialista em divulgação de livros via mídia digital), Luis Nassif (escritor e blogueiro), Nathália Klein (roteirista de TV e escritora)

Local: Buteco Literário

17:00 às 19:00 – Mostras artísticas e atividades esportivas

Mostra selecionada CUCA

Convidado: Tchatchos / circo
Local: Ateliê CUCA

Mostra convidada de música

Convidado: Wagner Tiso

Convidado: Orquestra Revelia e Nei Lopes
Local: Palco praia

Mostra selecionada música

Banda: Triêro

Banda: N’zambi

Banda: Babi Jaques e os Sicilianos (Mostra CUCA)
Local: Palco praia

Mostra selecionada artes cênicas

Espetáculo: Asas de Picadeiro

Companhia: Bianca Rihan e Luiza Pomar
Local: Ateliê CUCA

Mostra selecionada de ciência e tecnologia
Local: Auditório do Museu da República

Campeonato de futebol de areia e oficina de vôlei
Local: Arena de praia

Oficinas de slackline, leparkour e escalada
Local: Arena Radical

Mostra selecionada de cinema

Filme: Curtas Noite”, “Caminhos e Passagens”, “O que a lama não leva”, “Direita é a mão que você escreve”, “A gente não quer só comida”
Sessão Colombine”, “Reconstituição – o primeiro do último dia”, “Ocupe por amor”, “68 + 40“, “CUCA Cinejornal no. 1”
Local: Cinema do Museu da República

Mostra convidada literatura

Livro: Guia afetivo da periferia e Carnaval de Poesias

Convidado: Marcos Vinícius Faustini e Sérgio Gramático Jr.
Local: Buteco Literário

Mostra convidada literatura

Convidado: Chacal
Local: Buteco Literário

Mostra selecionada literatura

Livro: ProUni: o olhar dos estudantes beneficiados

Convidado: Fabiana Costa e Corujão da poesia
Local: Buteco Literário

Selecionados

2 – “Carreto”, “Ruído Negro”, CUCA – “Adeus Ano Novo”, Cinejornais

19:00 às 21:00 – Mostras convidadas

Batalha de MC’s

Apresentador: Mc Coé

DJ: Saddam

Convidado: MC Marechal
Local: Palco arena de esportes radicais

Roda de bambas

Convidado: Pedra do sal e Augusto Bapt
Local: Buteco Literário

Mostra convidada artes cênicas

Peça: UNE canta Brasil

Companhia: Cia CUCA
Local: Teatro de Arena

Mostra convidada cinema

Filmes: “Mídia obsoleta” de André Sicuro, “Fuloresta do samba” de Marcelo Pinheiro, “Nelson Sargento” de Estevão Ciavatta, “Geraldo Filme” de Carlos Cortez

Local: Cinema do Museu da República

21:00 às 22:00 – Mostras convidada de teatro

Peça: Torquemada

Convidado: Grupo de Teatro do Oprimido – GTO/SP
Local: CTO Lapa

21:30 às 23:00 – Show

Convidados: Aline Calixto e Martinho da Vila
Local: Lapa

SÁBADO 22 DE JANEIRO DE 2011

10:00 às 13:00 – Oficinas

Oficina: Partido alto com Renatinho Partideiro (Arena de praia)

Oficina: Cinema de bolso com Tenille Bezerra e Maria Carolina Gonçalves (Sala multimeios do Museu da República)

Oficina: Dança popular com Júnior de Paula (espaço aberto)

Oficina: Circo com Marcos Francisco seguido de apresentação “Pathetique” (Teatro de Arena)

Oficina: Crônica “O escritor manda notícias” com Gabriel Schilling Pitanga (Buteco Literário)

Oficina: Stencil e adesivo com Binho (Arena)

Oficina: Parangolés com PIA (Ateliê CUCA)

Oficina: Áudio digital com Ramiro Galas (Teatro de Arena)
Local: Aterro do Flamengo

Mostra selecionada de ciência e tecnologia
Local: Auditório do Museu da República

11:00 às 13:00 – Roda de bamba

Desvernisage da mostra convidada de artes visuais e show lançamento da cerveja GIA

Convidado: Grupo de Interferência Ambiental – GIA
Local: Buteco Literário

13:00 às 15:00 – Debates simultâneos

Tema 9: Grande Othelo, um artista genial

Convidados: Ana Luisa Lima (pesquisadora)
Local: Teatro de Arena

Tema 10: Poéticas e políticas do urbano

Convidados: GIA (Grupo de Interferência Ambiental), Mônica Nador (artista plástica), César Oiticica Filho (Projeto Hélio Oiticica)
Local: Arena

Tema 11: Política cultural no Brasil “esquentai nossos pandeiros iluminai os terreiros”

Convidados: Emir Sader (Casa Rui Barbosa)
Local: Buteco Literário

Tema 12: Meia entrada estudantil

Convidados: Gabriel Alves (CPC da UMES), Queiroga (produtor cultural), Ismael Cardoso (ex-presidente da UBES), Odilon Wagner (diretor da UNE)
Local: Arena de praia

15:00 às 19:00– Culturata

Convidados: Afoxé Dragão do Mar e Bloco das Carmelitas
Local: Aterro do Flamengo

19:00 às 21:00 – Partida dos participantes

* Mostra permanente de artes visuais e intervenções (Galeria do Lago – Museu da República e espaços abertos) Postais do CUCA – Vanessa Stropp

Só a antropofagia nos une – Zaratrusta

Exposição de fotos UFSCtock – Rafael Vilela (varal)

Exposição de fanzine escola LGBT – Deco Ribeiro

Intervenção coletiva e colaborativa – Coletivo Camarada

Intervenção PIA

De que samba você bebe? – Coletivo de Arte (Des)Esperar

Intervenção Além do Olhar – Gardiê Silveira

Grafite oficina – Eduardo Figueiredo

* Práticas esportivas (arena de praia e arena radical)

Chuva provoca estragos em Petropolis




Até a noite de ontem, pelo menos 41 corpos já haviam sido encaminhados ao Corpo de Bombeiros em Itaipava; dois deles resgatados no município de São José do Vale do Rio Preto. O número de mortes, no entanto, deve passar de 40, por conta da dificuldade de acesso a áreas críticas como a localidade de Cantagalo, no Vale do Cuiabá - Itaipava. A maioria dos mortos foi resgatada da localidade Vale do Cuiabá, área com sítios e condomínios de alto padrão, que foi totalmente devastada pela enxurrada que atingiu a região na madrugada de quarta-feira, deixando um rastro de destruição com mais de 10 quilômetros de extensão. Até o início da noite de ontem, pelo menos 20 mortos haviam sido identificados por parentes.
Durante todo o dia, equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam na região em busca de sobreviventes. Dois helicópteros da corporação foram utilizados para resgatar pessoas que ficaram ilhadas. Os trabalhos foram concentrados em pelo menos 14 pontos críticos e áreas de difícil acesso,como a localidade conhecida como Cantagalo, onde sobreviventes sem comida e água esperavam por ajuda. Somente em um local, 21 pessoas estavam ilhadas. Em outro sítio, duas pessoas estavam ilhadas. Nas proximidades do ponto final do Vale do Cuiabá, pelo menos cinco famílias esperavam por resgate.
Boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal ontem à noite informou que mais de 40 pessoas estavam desaparecidas. A estimativa da Prefeitura é de que mais de 1.500 imóveis tenham sido atingidos e cerca de 6 mil e quinhentas pessoas estejam desabrigadas ou desalojadas.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O berço da UJS Petrópolis encerra suas atividades


O Colégio Opção está encerrando suas atividades a partir deste ano. No final do ano passado, seus alunos foram encaminhados para o Centro Educacional Maurício Barroso (CEMB). O professor Nilton São Thiago, um dos proprietários do Opção, disse que não foi feita nenhuma parceria com o CEMB e que o encaminhamento foi feito pela confiança que ele tem na nova instituição escolar, cujo proprietário foi professor do Colégio Opção. O professor Nilton São Thiago explicou que “após uma análise profunda de toda a situação que vivíamos, que envolveu também consulta aos familiares e amigos, decidimos, eu e meu sócio, suspender as atividades do colégio, por prazo indeterminado”. De acordo com nota encaminhada pelo professor, a inadimplência constante de parcela dos responsáveis, em parte devido à lei que rege contratos de prestação de serviços escolares nos colégios, e a rotina diária, envolvendo dedicação integral e acompanhamento constante das atividades educacionais, “somadas aos meus 68 anos de vida, 50 deles dedicados, integralmente, à causa da educação no Brasil, fizeram-me constatar que era chegado o momento de diminuir meu ritmo de atividades, para dedicar-me, exclusivamente, à sala de aula e outras atividades importantes na minha vida”. O professor contou que comunicou a decisão aos pais e responsáveis pelos alunos do colégio em dezembro, e procurou indicá-los para matrícula no CEMB. “Não fizemos nenhuma parceria no sentido comercial ou institucional. Procurei colocar os interesses dos meus alunos em primeiro lugar, indicando uma instituição confiável, para futuras matrículas”, frisou o professor Nilton São Thiago.De acordo com ele, a Rede Opção de Ensino vai reduzir suas atividades para prestar assessoria educacional, em novo endereço, a ser divulgado oportunamente. O CEMB passará a funcionar na antiga sede do Colégio Opção (Rua João Caetano, 154, no Centro). “Rescindimos os contratos da maioria dos profissionais que trabalhavam conosco. Alguns professores e funcionários do Colégio Opção deverão ser contratados pelo CEMB, pois o professor Maurício Barroso manifestou interesse na ampliação de sua equipe de trabalho”, comentou o professor São Thiago.Ele informou ainda que foi convidado a trabalhar com o professor Maurício e sua equipe no CEMB, e provavelmente aceitará o convite, frisando que está analisando outras propostas em Petrópolis e no Rio de Janeiro. “Minha vida sempre foi e será voltada para a educação. É desta forma que posso contribuir, humildemente, para a construção de um mundo melhor”.


A UJS Petropolis lamenta por isso, pois era um dos estabelecimento de ensino mais democraticos de Petropolis berço do surgimento e local de aglomeramento e congressos da UJS Petropolis, e sempre reispeitou as intidades estudantis como a APE e UBES .


A UJS agradece por tudo que a familia São Thiago prestou, não só a UJS Petropolis, mas todo joven e movimento estudantil de Petropolis..

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

7 Bienal de Arte e cultura da UNE


7ª Bienal da UNE inicia série de grandes eventos no Rio de Janeiro


Cidade da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 recebe mais de 10 mil estudantes do Brasil e da América Latina entre os dias 18 e 23 de janeiro de 2011; jovens de todas as regiões já organizam caravanas rumo à cidade maravilhosa, saiba como participar e inscrever trabalhos




O maior e mais aguardado festival estudantil da América Latina já tem data, tema e local definidos. Dando início à série de grandes eventos que a cidade do Rio de Janeiro sediará nesta década – incluindo a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016 - a 7ª Bienal da UNE acontecerá entre os dias 18 a 23 de janeiro de 2011. Os seis dias de evento terão atividades culturais, científicas e esportivas espalhadas por diversos espaços da capital carioca. A principal parte da programação estará concentrada no Aterro do Flamengo, imenso complexo de lazer com projeto paisagístico de Burle Marx, e na Lapa, reduto histórico da boêmia cultural e festiva, marca característica do Rio.

São esperadas mais de 10 mil pessoas para o evento, que na sua sétima edição homenageia o samba com o tema “Brasil no estandarte, o samba é meu combate”. Segundo o presidente da UNE, Augusto Chagas, a Bienal será, como sempre, ampla e plural: “É o espaço para o encontro de todas as juventudes em suas mais diversas expressões, um evento com potencialidade de divulgar as produções artísticas e culturais dos estudantes de todas as regiões do Brasil. É, também, o momento da UNE dialogar com outras manifestações, como a ciência, a tecnologia, e o esporte, que terá papel destacado desta vez”, declara.

“Brasil no estandarte, o samba é meu combate”
Ao longo de 11 anos, as bienais já pautaram a herança africana na cultura do país, os vínculos do Brasil com a América Latina, a cultura popular e as raízes de formação do povo brasileiro. A 7ª Bienal representa um amadurecido trajeto em busca dessa compreensão. Nessa edição, a União Nacional dos Estudantes privilegia o samba como elemento icônico da brasilidade, buscando, para além da sua história musical, entender como se apresenta nas dimensões sociais, críticas e estéticas da nação.

Segundo o diretor de Cultura da UNE e coordenador-geral da 7ª Bienal, Fellipe Redó, o festival apresentará um olhar sobre o samba que ultrapassa sua imagem puramente festiva ou carnavalesca. “Nos inspiramos no gênero musical tido como uma marca de trocas sociais, uma possibilidade autêntica de valorização da brasilidade, o estilo de vida, os lugares e os personagens que fazem do samba o seu relato mais íntimo do dia-a-dia e a sua manifestação maior de combate. Muito mais do que música, samba é o jeito de viver, gingar, pensar e decidir”, reflete.

Utilizadores Online