quinta-feira, 19 de maio de 2011

ENEM ja tem data marcada



Exame será aplicado em outubro em 140 mil salas com segurança reforçada

Em entrevista coletiva, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, anunciou nesta quarta-feira, 18, a data de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011: 22 e 23 de outubro. Ela informou também que a partir de 2012 a avaliação terá duas edições. As inscrições serão realizadas a partir da próxima segunda-feira, 23, até 10 de junho.

O edital com as regras para o exame deste ano deverá ser publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 19, e trará informações aos alunos que estiverem concluindo o ensino médio em 2011, ou que já o tenham concluído em anos anteriores. As inscrições só poderão ser realizadas pela internet.

Na coletiva à imprensa, a presidente do Inep anunciou ainda a primeira edição de 2012, programada para 28 e 29 de abril, e disse que a definição da segunda edição dependerá das datas das eleições municipais. “Uma avaliação por ano ainda não responde às exigências acadêmicas. É fundamental termos mais oportunidades de avaliar como estamos, pois vale a pena investir cada vez mais na educação de nossos jovens”, afirmou a presidente.

A intenção, segundo ela, é dar aos estudantes mais oportunidades para concorrer a vagas em instituições de educação superior, a bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Dimensão do Enem – Ao destacar a abrangência do Enem, Malvina Tuttman relembrou que uma reunião com todos os parceiros do exame, realizada no final do ano passado, avaliou as edições anteriores, pensou a presente e previu as futuras, sempre com o objetivo de fortalecer o exercício da plena cidadania. “Mais de 400 mil pessoas estão envolvidas, acreditando na força da educação para o País. O Enem é hoje um exame realizado em 12 mil locais, 140 mil salas de aula, ocorrendo em 1.599 municípios e mais de 6 mil escolas estão no processo”, disse.

A presidente do Inep afirmou estar convicta de que o Enem em 2011 e nas próximas edições terá um processo melhor, solidificado pela experiência. Ela destacou o papel da imprensa no apontamento das falhas e, indagada pelos jornalistas, não descartou o aumento das edições nos anos de 2013 e 2014.

Gestão de riscos – Para cercar-se de todas as ferramentas, a fim de evitar problemas com a realização do Enem, o Inep contratou, por meio de pregão realizado pelo Ministério do Trabalho, a empresa Módulo-Soluções para GRC, Governança, Riscos e Compliance, para fazer o gerenciamento e gestão de risco de todo o processo, com 1276 itens elencados a serem checados. Esse processo vai desde a elaboração da matriz, passando pela logística de distribuição e aplicação das provas nas 140 mil salas em todo o país.

O Inep também constituiu um grupo de operações logísticas para atuar junto à empresa, garantindo segurança em cada etapa do exame, desde a impressão na gráfica até a distribuição e aplicação. Além disso, Tuttman declarou que acompanhará pessoalmente toda a parte de logística e, principalmente, os treinamentos dos aplicadores das provas.

Nesta seleção, os candidatos não poderão entrar na sala com relógios, mas cada sala terá um marcador de tempo. Além disso, os estudantes deverão desligar celulares e outros aparelhos eletrônicos e colocá-los em um porta-objetos específico, que será entregue nos locais de prova.

Outra novidade anunciada pela presidente do Inep é a parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para o controle de qualidade de todo o processo de aplicação do exame. De acordo com Tuttman, especialistas do Inmetro vão acompanhar o trabalho de impressão das provas na gráfica.

Perguntada se daria garantias para o sucesso do exame deste ano, a presidente afirmou: “O Enem deu certo. Tanto é que cada vez temos mais adesões, tanto de instituições do ensino superior, quanto para a certificação. Se ele não tivesse dado certo, não teríamos quase 5 milhões de participantes. É um processo irreversível, mas que, como todo o processo, precisa ser aperfeiçoado.”

Para a presidente, o Enem é um grande instrumento de resgate da cidadania, pois, entre outras possibilidades, permite o acesso ao ensino superior de forma igualitária a todos os interessados.

Fonte:Assessoria de Imprensa do Inep

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fim do preconceito? Mulheres protagonizam primeiro beijo gay da TV brasileira

Nada de selinho ou cena rápida. O primeiro beijo gay da telenovela brasileira durou longos 40 segundos – com direito a levantada de perna – e certamente fez jus à expectativa do público homossexual. A cena foi levada ao ar na noite de quinta-feira, dia 12, na novela do SBT Amor e Revolução, que se passa no período da ditadura militar. O próximo passo do dramaturgo Tiago Santiago será escrever uma cena de sexo para as protagonistas do beijo, que deverá ser decidida através de enquete com os telespectadores. No capítulo desta quinta-feira, Marcela, interpretada por Luciana Vendramini, demonstra interesse em Marina (Giselle Tigre), que retribui citando as qualidades da moça. Criado o clima, entra uma música romântica e Marcela parte para cima de Marina. A repercussão desta cena será decisiva para a exibição do primeiro beijo gay masculino, entre Duarte (Carlos Thiré) e Jeová (Lui Mendes). O beijo aconteceu exatamente uma semana depois que o Supremo Tribunal Federal – STF julgou o reconhecimento da união estável homoafetiva. A trama fala de ditadura no momento em que se discute a criação de uma comissão para investigar os crimes do período. Ao que tudo indica, a TV Brasil exibirá o segundo beijo, em sua minissérie Natália. Dessa vez, dois homens serão os protagonistas. Glória (que apesar do nome feminino não é travesti e é interpretado por Maurício Branco) e Jean Louis (Rodrigo Candelot), seu namorado francês, irão se despedir de forma calorosa na cena.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Adiada Audiência Pública sobre transporte marcada para hoje na Câmara


A assessoria de comunicação da Câmara de Vereadores da cidade informa em nota que o presidente da Comissão de Transportes e Trânsito da CMP, vereador Luiz Eduardo (Dudu), solicitou o adiada da Audiência Pública que seria realizada hoje, quarta-feira, 11 de maio, às 19h, no Plenário da Câmara, devido a não ter recebido retorno sobre os requerimentos enviados ao Executivo Municipal. A nota afirma ainda, que o retorno dos requerimentos ainda está dentro do prazo de resposta. Segundo a assessoria, a nova data da Audiência será informada em breve.



Fonte: Tribuna de petropolis

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Audiência Pública discutirá transporte coletivo da cidade


Audiência Pública discutirá transporte coletivo da cidade
Sex, 06 de Maio de 2011 17:27 Na próxima quarta-feira, 11 de maio, às 19h, no Salão Hermogênio Silva da Câmara Municipal de Petropolis, a Comissão de Transporte e Trânsito da Casa Legislativa, sob solicitação de seu presidente, vereador Luiz Eduardo (Dudu - PSDC), da qual também fazem parte os vereadores Wagner Silva (PPS) e Marcelo Motorista (PDT), realizará uma audiência pública para discutir o transporte coletivo de Petrópolis. A audiência terá como finalidade esclarecer a população sobre a intervenção decretada pelo Executivo Municipal em três empresas de ônibus que prestam serviços no município.
Foram convidados a participar da Audiência Pública: o prefeito Paulo Mustrangi; a presidente da CPtrans, Maria Alice Ferreira; os interventores nomeados Celso Premino Schimid, Sehaphim José Claudino e Adrian Couto da Costa; os proprietários da empresas que estão sob intervenção: Clarindo Fanti (Viação Petrópolis), Marcelo José Costa Pereira (Viação Autobus) e Élvio Zanata Freitas (Viação Esperança); o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Vinícius Ribeiro; o juiz Federal, Marcelo Bretas; o diretor do Fórum, juiz Alexandre Teixeira; o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte, Isidro Ricardo Rocha; o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Antônio Maciel Filho; e o presidente da seccional Petrópolis da OAB, Dr. Herbert Conh.
Anteriormente, a prefeitura já havia anunciado que o edital de licitação de contratação de novas linhas de ônibus seria lançado e foi publicada no Diário Oficial a intenção do governo em realizar a licitação de 93 linhas de ônibus em 62 localidades. Pouco foi realizado desde que a intervenção foi decretada (há mais de um ano), e a comissão vem solicitando esclarecimentos desde o ano passado com a preocupação voltada para a busca de qualidade e segurança nos serviços de transporte coletivo da população petropolitana, havendo também a preocupação com a situação dos funcionários de tais empresas. “Estamos muito preocupados com o futuro do transporte coletivo de nossa cidade, com seus usuários e com os funcionários. Temos certeza de que essa audiência elucidará muitos pontos obscuros e será muito satisfatória para todos os setores envolvidos”, declarou o vereador Dudu.



Fonte: Ascom CMP

quinta-feira, 5 de maio de 2011

2ª Marcha Nacional Contra a Homofobia tem programação definida


No mês de comemoração do Dia Mundial de Combate à Homofobia, uma série de atividades marca a luta por igualdade de direitos e políticas públicas.

Convocada para o dia 18 de maio na cidade de Brasília, a 2ª Marcha Nacional Contra a Homofobia promete colorir a Esplanada dos Ministérios. A concentração começa às 9h e trará como bandeira de luta a igualdade de direitos e políticas públicas de combate à homofobia. Durante a programação será realizado o VIII Seminário LGBT no Congresso Nacional, no dia 17 de maio, em homenagem ao Dia Mundial de Combate à Homofobia. A data, oficializada em 1990, marca a retirada da homossexualidade da classificação internacional de doenças pela Organização Mundial de Saúde.

O grande objetivo da mobilização é pressionar o Congresso pela aprovação do PLC 122, que criminaliza a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, equiparando essa conduta à discriminação de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, sexo e gênero, além de tornar o autor do crime sujeito à pena, reclusão e multa.


A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), responsável pela Marcha, reuniu em sua 1ª edição 3 mil ativistas e pessoas aliadas das 237 ONGs filiadas à entidade. Solidária à causa e em busca de uma sociedade igualitária, a UNE esteve presente mobilizando o movimento estudantil com a participação do presidente da entidade Augusto Chagas, o 3 º vice-presidente da UNE Tássio Brito, o diretor LGBT da UNE Denílson Júnior e a 1ª diretora LGBT da UNE, Rídina Motta.

Confira a programação completa:

6 de maio
19h - Plenária da Câmara Legislativa do DF
Sessão solene em homenagem ao dia Mundial, Nacional e Distrital de Combate à Homofobia
Lançamento da Frente Parlamentar Distrital pela Cidadania e Direitos Humanos LGBT

16 de maio
10h - Anfiteatro 9, ICC Sul – UnB
II UnB Fora do Armário

17 de maio
9h - Auditório Nereu Ramos - Congresso Nacional
VIII Seminário Nacional LGBT

18 de maio
9h - Em frente à Catedral - Esplanada dos Ministérios
2ª Marcha Nacional Contra a Homofobia e pela aprovação do PLC 122

terça-feira, 3 de maio de 2011

MEC vai mudar critério para isenção por bolsas do ProUni


O Ministério da Educação (MEC) vai mudar as regras do Programa Universidade para Todos (ProUni) sobre a concessão de isenção fiscal às instituições participantes. A ideia é que o benefício recebido pelo estabelecimento de ensino seja proporcional ao número de bolsas preenchidas e não ao total ofertado, como ocorre hoje. A pasta ainda estuda o mecanismo mais efetivo para que a mudança seja efetivada.

Atualmente, pela lei que criou o programa, as faculdades recebem a isenção fiscal em troca da oferta de bolsas, independentemente de elas terem sido ocupadas ou não. O problema já foi apontado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que calcula um total de R$ 104 milhões de isenções fiscais concedidas indevidamente via ProUni. Neste semestre, apesar do número recorde de inscritos, 4% das bolsas ficaram ociosas na primeira rodada de inscrições.

Além do problema no preenchimento das bolsas, o MEC vai investigar o caso de estudantes da Universidade Paranaense (Unipar) que não são de baixa renda, mas estudam na instituição com bolsa do ProUni, como mostrou reportagem veiculada domingo (1º/5) na imprensa. Para receber bolsa integral, o estudante deve ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. No caso do benefício parcial, o limite chega a três salários mínimos por membro da família. Outro pré-requisito é ter cursado todo o ensino médio em escola pública.

O problema não é novo e os primeiros casos foram denunciados em 2009 também pelo TCU. O MEC passou a cruzar os dados dos bolsistas com informações da Receita Federal e do Registro Nacional de Veículo Automotores (Renavam) para detectar as irregularidades. Desde então, foram canceladas 4.253 bolsas e 15 instituições foram desvinculadas do programa.

É de responsabilidade das instituições de ensino verificar a veracidade dessas informações e fiscalizar a situação dos alunos. O secretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, admite que existe a possibilidade de o candidato fraudar essas informações, mas avalia que as faculdades têm feito esse trabalho “com muito zelo”.

“Esses mecanismos estão sendo aprimorados, estamos em contato permanente com a CGU [Controladoria-Geral da União] e a Receita Federal. Existe efetivamente uma ação dentro do que existe de melhor em tecnologia de informação para fazer os cruzamentos”, afirma.

Se for comprovado que a instituição foi negligente ou favoreceu algum aluno que não se encaixa no perfil do programa, ela fica proibida de participar do programa e pode sofrer outras sanções no processo de regulação do MEC. No caso de alunos que tenham fraudado informações para receber o benefício, além da perda da bolsa, eles podem responder judicialmente pelo crime de falsidade ideológica.

Costa pede que a comunidade acadêmica – alunos, professores e gestores – também faça o controle social das bolsas do programa. As denúncia de recebimento indevido do benefício devem ser encaminhadas ao MEC. “Estamos sempre abertos e é importante que a gente receba esse tipo de denúncia. Sempre verificamos e as denúncias nunca são negligenciadas”, afirma.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Movimento Transformar o Sonho em Realidade inicia sua campanha com grandes vitórias


Movimento Transformar o Sonho em Realidade conseguiu na última quarta-feira, 27 de abril, duas vitórias importantíssimas que irão servir de combustível para o trabalho de toda militância rumo ao 52º Congresso da UNE. Apuradas as urnas, os resultados apontaram a conquista dos DCEs da Universidade Federal do Amazonas e da Universidade Federal do Mato Grosso – campus Cuiabá.

Na UFAM, o movimento contou com a disposição da chapa 20 para quebrar a imobilidade política que vinha tomando conta da universidade. Com a mudança de gestão no Diretório, os estudantes poderão novamente se mobilizar nas lutas por maior participação administrativa e por direitos como assistência estudantil e melhorias na infraestrutura.

A vitória do Coletivo Solução na UFMT também simboliza uma quebra de paradigmas, acabando com o continuísmo de 5 anos na direção do DCE. Propondo transparência nas contas, aumento na integração com os estudantes por meio do esporte e de debates sobre os problemas da universidade, a chapa renova a representatividade no diretório e promete encampar lutas características da juventude que foram deixadas de lado.

O desafio agora permanece para o restante das mobilizações em todo o país, com a finalidade de fortalecer ainda mais o Transformar o Sonho em Realidade para que a participação no CONUNE seja um grande sucesso.
Utilizadores Online