quarta-feira, 6 de julho de 2011

UJS Petropolis tem Daniel Ilescu indicado como Presidente da UNE



Apos uma grande vitoria no congresso da UEE-RJ que conçagrou Igor Mayvorm (presidente da UJS Petropolis 2006-2008) a sua presidencia, isso com expressiva participação da UJS Petropolis, tivemos uma grade noticia no dia 04 de julho ocorreu a última reunião da direção nacional da UJS antes do 52º Congresso da UNE. Com um clima de muito otimismo, foram apontados os últimos ajustes para que os Estados se organizem e concluam o processo de mobilização, levando grande bancada de delegados para Goiânia, cidade que sediará, entre os dias 13 a 17 de Julho, o CONUNE. Também ficou definido que o Petropolitano Daniel Iliescu será o candidato no Congresso, representando toda a juventude socialista.

Daniel Iliescu foi indicado candidato da UJS a presidência da UNE - Apresentado com muito entusiasmo pelo presidente da UJS, André Tokarski, Daniel Iliescu foi saudado e referendado por todos os participantes da reunião. Segundo Tokarski, Daniel representa o novo jeito da UJS fazer política, uma política que não abre mão de seus objetivos, mas que, ao mesmo tempo, constrói um grande leque de alianças com as forças progressistas da juventude.

Daniel Iliescu tem 26 anos de idade, é estudante de ciências sociais da UFRJ e tem uma trajetória de lutas no movimento estudantil. Iniciou sua militância na Associação Petropolitana de Estudantes. Em seguida, ao ingressar na universidade, participou do centro acadêmico do seu curso, foi do conselho universitário da UFRJ, presidiu a UEE-RJ na gestão 2007-2009 nessa gestão foi realizada a I Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UEE-RJ. Organizada o I Encontro de Estudantes do ProUni do Estado do Rio de Janeiro, com cerca de 2.000 estudantes beneficiados pelo programa em todo o estado. Também foi neste momento que foi realizado o I Encontro Estadual de Mulheres Estudantes. Entre muitas outras coisas destacam-se duas grandes vitórias desta gestão: a garantia da aprovação do Reuni no conselho universitário da UFRJ; e a conquista do compromisso do prefeito Eduardo Paes com a meia passagem universitária. Por tudo isso a gestão presidida por Daniel é considerada uma das melhores gestões da história das UEEs do Brasil e atualmente é diretor de relações internacionais da UNE.

Ao falar na reunião, Iliescu citou uma frase de Fidel Castro, “toda glória do mundo cabe num grão de areia”, afirmando que o que importa é projeto coletivo, que ninguém constrói nada sozinho. Ao finalizar sua fala, Iliescu disse se sentir muito honrado com a indicação de seu nome para candidato a presidência da UNE e finalizou recitando uma parte de um poema de Gonçalves Dias, “... a vida é luta renhida: Viver é lutar. A vida é combate, que os fracos abate, que os fortes, os bravos só pode exaltar. Se eleito, este será o maior desafio da minha vida e me dedicarei junto com todos e todas a construir uma UNE ainda mais combativa e de massas".

Na reta final para o 52º Congresso da UNE - A direção nacional fez uma breve avaliação dos congressos de UEEs (União Estaduais de Estudantes) e deu orientações para garantir uma grande bancada de delegados ao congresso da UNE. Realizados os congressos estaduais, o saldo foi positivo, visto que em todos os Congressos a UJS – em conjunto com diversos aliados – saiu vitoriosa, elegendo todos os presidentes (a) das entidades estaduais, em SC, PR, SP, MG, RJ, BA, PE, PA, AM, entre outros.

A tarefa central de todos os Estados agora é trabalhar para garantir a menor quebra possível de delegados ao congresso da UNE. Isso implica um grande processo de amarração desses delegados, com plenárias para elevar o grau de politização dos estudantes, ligações para cada um desses estudantes, encaminhamentos do credenciamento e garantias de estrutura para o transporte desses delegados. “Não pode haver nenhum militante da UJS sem tarefa. Estamos a poucos dias do maior desafio da nossa organização. Fazer um grande congresso da UNE, politizado e unido em torno de um projeto nacional de desenvolvimento é uma tarefa da União da Juventude Socialista”, salientou Renatta Petta, diretora de movimento estudantil da UJS.

Visita da Deputada Federal Jandira Fegalhi a Petropolis



Jandira se reúniu em Petrópolis com várias lideranças políticas e representantes de várias categorias,sindicalistas, médicos, professores,e é claro com a juventude Socialista. No encontro, a deputada reafirmou o compromisso do partido em lançar candidatura própria para a Prefeitura de Petrópolis em 2012, ratificando o nome do professor Renato Freixela como pré-candidato.Jandira também destacou a necessidade de concorrer com uma chapa própria do partido em Petrópolis e o papel de Drica Madeira como uma das pricipais lideranças politicas da cidade e como diz o jargão “puxadora” de votos e reforçando a ocupação das mulheres nos espaços de poder.

Além de fazer uma “seção” de assinaturas de fichas de novos filiados Jandira concedeu entrevista coletiva à imprensa local sobre os desastres naturais ocorridos em janeiro, ela destacou a importância de se criar uma legislação capaz de permitir ações preventivas para os casos de desastres naturais com o intuito de salvar a vida das pessoas e tambem citou a resposabilidade do poder publico municipal em não deixar que as contruções continue avançando em locais de risco sendo elas de pessoas ricas ou pobres e nesse caso que se de amparo a essas pessoas e ela fez tambem um breve balanço de seus 6 meses de mandato.

Sobre os desastres naturais ocorridos em janeiro, ela destacou a importância de se criar uma legislação capaz de permitir ações preventivas para os casos de desastres naturais com o intuito de salvar o patrimônio local e, principalmente, a vida das pessoas.
Utilizadores Online