quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

8ª Bienal da UNE: Similaridades entre Lampião e Gonzagão


Desde pequenos, os meninos de Araripe-PE viam em Virgulino Ferreira da Silva o grande herói do Sertão. Quando surgiu o boato de que o cangaceiro e seu bando passaria pela cidade, Luiz Gonzaga queria ser o primeiro a vê-lo. O encontro que nunca aconteceu, ficou no imaginário do artista que, ao ganhar fama, adotou o chapéu de couro semelhante ao usado por Lampião, difundindo assim a identidade nordestina no cenário nacional.

Com o tema “Lampião e Gonzagão – duas faces de um mesmo nordeste”, o Espaço Forrobodó recebeu para o debate a neta de Lampião e Maria Bonita, que hoje presidente a OSCIP Sociedade do Cangaço, Vera Ferreira. Também participou o colecionador e especialista da obra de Gonzagão, Paulo Vanderley Tomaz e o escritor e estudioso em Cangaço, Antônio Amaury Correde Araújo.

Tendo como origem as questões sociais e fundiárias do nordeste, o cangaço teve Lampião como principal homem. Luiz Gonzaga por sua vez, cantou o desenvolvimento, a esperança e a busca pela melhoria de vida no sertão. Os dois, de formas destintas, fizeram de suas vidas o caminho para um novo país.

A plateia composta por estudantes e professores universitários participou ativamente do debate, abordando questões curiosas e desconhecidas da vida dos nordestinos.

Estudar o cangaço e outras revoluções sociais como Canudos e Balaiada deveria ser uma prioridade dentro do cronograma educacional brasileiro na opinião de Vera. “Sabe-se muito pouco sobre o cangaço e as pessoas não procuram entender realmente este movimento, a essência do cangaço. Mocinho ou bandido? É muito mais do que isso. Ele mostrou para o Brasil que existia o Sertão, que existia o povo que estava esquecido, com ausência de autoridade, isso o cangaço fez o seu papel”, pontuou.

“O que se escreve de absurdos sobre Lampião é uma festa. Dizem que Lampião jogava criança para cima e parava na ponta do punhal. Isso nunca aconteceu. Querem denegri-lo em todos os sentidos falando sobre matanças e paternidade”, confirma o pesquisador Antônio Amaury.

Manter viva a trajetória de Luiz Gonzaga também é preocupação do colecionador Paulo Vanderley. Ex-morador de Exú, ele teve a oportunidade de conviver com Gonzagão, amigo de seu pai. Toda essa admiração resultou em um projeto de divulgação de sua vida e obra . O fã mantêm um portal na internet que funciona como um memorial virtual do célebre sanfoneiro. Visite aqui www.luizluagonzaga.com.br

Neste ano, a primeira grande homenagem para Luiz Gonzaga é a 8ª Bienal da UNE. “Não há paralelo de homenagens na música popular brasileira como as homenagens a Gonzaga. Só em 2012 foram centenas de trabalhos em diversos formatos. CD, mais de 18 livros lançados, documentários. É um fenômeno da nossa música”, afirmou Paulo.

Vera revelou que muito em breve será construído um museu em nome de seus avós. O objetivo é desmistificar e revelar as verdadeiras histórias, tanto de Lampião e Maria Bonita, quanto de seu bando.

” É uma areia movediça. Com informações desencontradas é muito difícil estudar o cangaço. Nosso objetivo é reunir em um só espaço o máximo de informações possíveis sobre o movimento. Esse será um trabalho muito importante para manter viva a história de meus avós”, garantiu.

Fonte: UNE

"Pré- Sal: Uma nova riqueza para um novo Brasil" é discutido no 2º ENG da UBES



O debate “Pré- Sal: Uma nova riqueza para um novo Brasil”, tema de uma das principais bandeiras nacionais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) deu início aos trabalhos do 2º Encontro Nacional de Grêmios da entidade na manhã do último sábado (19), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os cerca de mil e duzentos estudantes ocuparam o auditório Profº Newton da Silva Maia, colocando em pauta a função e importância do petróleo, assunto de destaque no movimento secundarista.

Na mesa estiveram presentes personalidades ligadas ao tema que tem mobilizado todo o país, principalmente a juventude que conquistou após muita pressão a sanção da Presidenta Dilma Roussef em novembro de 2012 ao aprovar o projeto de lei que destinará 100% dos royalties futuros e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação.

Ao lado da presidenta da UBES, Manuela Braga, esteve Fernando Siqueira, vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet); Natália Alves, da Coordenação Nacional da Juventude Rebelião, senador Inácio Arruda, autoria da emenda ao texto PLC 7/10 que criou o Fundo Social do Pré-Sal; Leopoldo Vieira, acessor especial da Secretaria Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e Isadora Faber, secundarista catarinense que mobilizou mudanças em sua escola com a página “Diário de Classe” do facebook. Na plateia, além de lideranças estudantis de todos os estado brasileiros, também estiveram estudantes da Argentina e do Console, representando o movimento secundarista chileno e a vice-presidenta da Unegro, Estela Maris.

O debate que abriu o segundo dia de atividades do 2º ENG reafirmou o posicionamento e engajamento da juventude quanto a emergência da pauta; segundo Fernando Siqueira que traçou um panorama geral do assunto, o Brasil sofre com a ameaça dos leilões de petróleo: “A curva da produção mundial aponta redução da produção de barris por dia, e sendo o Brasil autossuficiente, então para que leiloar?”, completou Siqueira apresentando todo processo ligado à extração e destinação em completo resgate histórico da riqueza natural.

O senador Inácio Arrruda relembrou o papel significativo do movimento estudantil para colocar em discussão os projetos do petróleo, fonte mais eficiente de energia existente, que segundo ele, vive um processo democrático positivo para os movimentos sociais: “O petróleo foi conquistado por forças nacionalistas onde os estudantes tiveram papel fundamental, este é o momento de impulsionarmos a nossa nação com projetos de desenvolvimento próprio e ousado, usando nossas riquezas naturais para garantir educação, saúde e piso salarial para os trabalhadores”, afirmou.

Para o Leopoldo Vieira, o 2º ENG da UBES reflete a importância do movimento secundarista que se mobiliza em defesa da bandeira de luta entorno do investimento das riquezas extraídas do petróleo: “Assegurar uma educação pública e universal é a opção política de fundo, os royalties são necessários para socializar o desenvolvimento e é esse sentimento que faz com que o estudante vá ao grêmio, serve para compreender a força do movimento e vá às ruas”, defendeu.

Petróleo, marca dos Secundaristas

A defesa do petróleo como importante riqueza natural do país e fonte de desenvolvimento tem suas raízes consolidadas desde 1953 quando conquistada a criação da Petrobrás em resultado de um forte movimento de nacionalização encabeçado pela UBES.

No 2º ENG, a mesma juventude que puxou o grito “O Petróleo é nosso”, hoje, após exatos 60 anos, retoma com a mesma efervescência a luta desta riqueza nacional pela garantia das reservas do país pelos 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal em um cenário em que a educação pública e de qualidade se apresenta como principal prioridade, reconhecendo os royalties petrolíferos como oportunidade única que marcará diretamente a qualidade de vida das gerações futuras.

Fonte: UBES

Nação Hip Hop Brasil celebra seu 8º aniversário


Nota de Celebração ao Aniversário de 08 Anos da Nação Hip Hop Brasil
Saudações Hip Hopper’s Manos e Minas da Nação Hip Hop!

A Nação Hip Hop Brasil está completando 08 anos de historia, com muita alegria e orgulho, hoje temos atuação e núcleos organizados em 12 Estados da Federação e Distrito Federal, além de amigos e parceiros da entidade por todo território Nacional. Por isso, com muita alegria e orgulho de fazer parte desta gloriosa entidade, quero aqui registrar um imenso agradecimento a todos que contribuíram de forma direta ou indireta para que numa batalha diária, mas com muito empenho e dedicação, fizessem com que nossa entidade chegasse a esta celebre data.

Somos os manos e minas que pelos guetos e vielas das periferias brasileiras, lutam para que nossa voz seja ouvida, e que o futuro de nossa juventude seja traçado a favor daqueles que por anos derramaram seu suor e sangue para construir a riqueza deste país continental.

Ainda temos um grande caminho a trilhar, e sabemos que a vitoria vira da luta, da sabedoria e do conhecimento que iremos adquirir e socializar, por isso, quero ver você curtir, compartilhar, comentar, baixar e reproduzir o canto destes manos e minas que irão ecoar e convocar nosso povo a viver, sorrir, se organizar e lutar, cada um a sua maneira seja através do Break, do Graffiti, do DJ ou MC, cada qual com suas armas e armaduras.

Vamos assumir o comando ZÉ! Com nossa ORDEM PRÓPRIA, se preciso for faremos um INQUÉRITO, pro povo não ser a FACE DA MORTE, e que D.e M.ais N.ada, nosso direito seja RENEGADO.

Só assim teremos 1 DI NOIZ na mesa de decisão, para nos afastar da MISÉRIA, faremos uma CONEXÃO do ALTO VERA CRUZ até HAVANA, iremos ecoar nossa voz PRO REBENTO DOS FALANTES, ai eu QUERO VER! Demorô! VEM KUM NOIZZ! Por que juntos, somos fortes! UMA SÓ NAÇÃO.
Salve Nação! Vida Longa ao Hip Hop!

Clik aqui e baixe o Cd comemorativo da Nação 10 Estados, 28 Artistas, 31 Musicas

Por: Beto Teoria, presidente nacional da Nação Hip Hop Brasil

Fonte: ujs.org.br

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

3º ATO CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM GARANTE CONQUISTAS PARA A POPULAÇÃO DE PETRÓPOLIS

Na tarde desta terça-feira dia 15 de janeiro a UJS realizou o 3º Ato Contra o Aumento da Passagem exigindo a redução da tarifa. a integração de 100% das linhas de transporte e a convocação de uma audiencia pública para debater o todo o sistema de transporte da cidade. 



O Ato teve início as 16 horas na Praça Dom Pedro e logo após seguiu em direção a Câmara Municipal de Vereadores. Uma comissão foi atendida pelo Vereadores que receberam o documento com as reivindicações da UJS que pedia para que a Câmara convocasse uma audiência pública para debater todo Transporte Público da Cidade além do pedido de revogação do ato que deu livres poderes ao executivo para aumentar a tarifa sem subordina-la a analise dos vereadores. Atendendo as reivindicações a Câmara marcará uma audiencia pública no início de fevereiro que discutira todos os problemas do transporte da cidade, que vão do aumento da passagem a falta de qualidade.


 Prosseguimos até a Prefeitura onde uma comissão também foi atendida pelo atual Prefeito, que recebeu o documento que pede que o mesmo revogue o decreto que estipulou o aumento da tarifa e o Prefeito se comprometeu em analisar a planilha de custos. 

Comissão recebida pelo Prefeito

Depois de 3 Atos e MUITA luta, a UJS mostra pra todos que vale a pena lutar pelos nossos direitos, e que apesar de toda e qualquer dificuldade, nada fará com que desistimos. Até porque uma batalha só é vencida pelos que tem coragem de lutar e não desistem. 

"Saudações a quem tem coragem"

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O decreto de calamidade tá ok ?

A decisão do prefeito da nossa cidade imperial (Rubens Bomtempo), de declarar em estado de calamidade a rede pública de saúde foi recebida com perplexidade pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Darze. Segunde ele, a medida reflete a crise pela qual a maioria dos municípios fluminenses estão passando.
“O que leva a uma situação de perplexidade entre nós da sociedade, e do sindicato dos médicos em particular, é esse discurso uniforme dos novos prefeitos de reconhecer a crise do setor de saúde em suas cidades. Se por um lado isso é positivo: um novo governo já assumindo reconhecendo uma situação de calamidade, por outro é preciso que esses discursos tenham como contrapartida ações governamentais que venham a transformar, de fato, a situação da rede de saúde, dando-lhe condições de atender bem a população”, disse.
Rubens Bomtempo tomou essa decisão após fazer uma vistoria no hospital Alcides Carneiro - o principal de Petrópolis. 
Mesmo reconhecendo a validade da decisão, que permite a compra de medicamentos e contração de serviços e pessoal sem os trâmites burocráticos de praxe e a realização de licitações, Darze manifestou preocupação com os rumos que a decisão do prefeito pode tomar. “Ao mesmo tempo em que o governante usa o decreto para agilizar a tomada de decisões, ele também pode usá-lo de maneira indevida, como fator gerador de improbidade administrativa, se os órgãos fiscalizadores não exercerem efetivamente o seu papel e, desta forma, evitar que desvios de conduta possam ocorrer”. Na avaliação do presidente do Sindicato dos Médicos, é preciso que os prefeitos que estão assumindo o Executivo de suas cidades, ao reconhecerem a existência do problemas, busquem soluções que efetivamente beneficiem a população. “O problema é que, na maioria das vezes, essas posições são muito mais marketing político do que propriamente uma decisão concreta de assumir o compromisso de solucionar o problema e encontrar uma saída responsável para o caos existente da rede pública de saúde”, declarou.

A pergunta é: será que a saúde vai melhorar de fato no governo que se segue ?

Curiosidade da semana

Obelisco, por onde andas ?  

Ontem, no fim da tarde, o nosso Obelisco foi danificado durante a retirada dos enfeites natalinos. A empresa que realizava a retirada, esbarrou com um equipamento na ponta do monumento (que é de pedra maciça) e caiu de uma altura de 20 metros, com essa queda foi aberto um buraco no chão, mas ainda bem, não feriu ninguém!!
Ops.



Boa noite jovens revolucionários!!

Prefeito denuncia sumiço de R$ 1, 2 milhão de contas de doações

"Em um dia marcado por protestos de moradores das áreas atingidas pelo temporal em janeiro de 2011, por conta da lentidão das ações do poder público para atender as vítimas da enxurrada, o prefeito Rubens Bomtempo denunciou o sumiço de R$ 1,2 milhão de contas bancárias abertas para recebimento de donativos. Segundo ele, em cinco dias - de 26 de dezembro de 2012 a 1º de janeiro desse ano - o saldo das contas SOS Doações caiu de pouco mais de R$ 1,2 milhão para apenas R$ 1 mil.
Bomtempo afirmou que, caso o dinheiro tenha sido utilizado para pagamento de fornecedores ou qualquer outro que não tenha relação com as vítimas da enxurrada, a questão será denunciada ao Ministério Público para que os responsáveis sejam punidos.
Bomtempo afirmou que, caso o dinheiro tenha sido utilizado para pagamento de fornecedores ou qualquer outro que não tenha relação com as vítimas da enxurrada, a questão será denunciada ao Ministério Público para que os responsáveis sejam punidos.
Durante reunião com moradores das áreas atingidas pelo temporal em 2011, no Centro de Cidadania, em Itaipava, o prefeito Rubens Bomtempo disse ser estranho que esse valor que saiu da conta tenha sido usado, em cinco dias, para atender vítimas da chuva de 2011, “já que todos reclamam que não receberam nada do governo Mustrangi”.
No portal transparência é possível verificar que as contas de Doações – Banco do Brasil, conta corrente 76.0005 (R$ 1.201.708,72), e Caixa Econômica Federal, conta corrente 90-8 (R$ 7.624,40) – tinham um saldo, em 26 de dezembro de 2012, de R$ 1.209.333,12. “Pedi ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica os extratos de movimentação dessas contas para verificar onde e quem recebeu este dinheiro que, afinal, foi doado para as vítimas. Se constatarmos que foi usado para pagar fornecedores, no final do governo passado, o que é um absurdo, vamos denunciar”, afirmou o prefeito."

Tribuna de Petrópolis

sábado, 12 de janeiro de 2013

O fim da intervenção dos ônibus em Petrópolis

"O prefeito Rubens Bomtempo determinou o fim da intervenção nas empresas de ônibus Petrópolis, Autobus e Viação Esperança e convocou os interventores a apresentem o relatório final sobre o processo iniciado em 2010, através da publicação de 3 decretos.
O Prefeito também publicou decreto, revogando o decreto nº 1067/12, da administração passada, editado faltando apenas três dias para o final do mandato, e que previa, de forma irregular e extemporânea, prestação de contas às empresas que foram atingidas pela intervenção no serviço de transporte público municipal.
Segundo o procurador geral do município, Marcus São Thiago, com os quatro decretos publicados pelo prefeito Rubens Bomtempo, o caminho da transparência foi retomado, e, ao mesmo tempo, foi criada uma Comissão Extraordinária, com integrantes do governo, para apurar indícios de irregularidades nos processos de intervenção e na licitação para contratação das novas empresas de transporte público, realizadas pela administração passada.
O Procurador do Município explica que é fundamental que os interventores nomeados em 2010, elaborem um relatório final e apresentem à Comissão, que terá um prazo de 30 dias para fazer a análise de todos os procedimentos administrativos tomados pela administração passada, em relação às intervenções realizadas. “A população espera muito do nosso governo e precisa ser atendida de forma eficaz”, diz Marcus São Thiago, lembrando que o prefeito Rubens Bomtempo extinguiu a intervenção porque acredita que os motivos que a ensejaram já não se fazem mais presentes há algum tempo, gerando grandes danos ao erário público.
Os ônibus das ex-permissionárias não foram devolvidos e ficaram abandonados numa área alugada com essa finalidade, causando uma despesa desnecessária no valor de R$ 12 mil mensais. “Mas a grande questão é que tiveram prazo de seis meses para concluir o procedimento de intervenção e simplesmente o ignoraram. Esses veículos poderiam ter sido devolvidos em junho, mas deixaram a tarefa para a nova administração concluir o processo de intervenção. Agora, além de todos os problemas que herdamos, ainda teremos que nos debruçar sobre mais esse assunto e concluir a intervenção, porque simplesmente não fizeram o trabalho deles”, disse Gilmar de Oliveira, presidente da CPTrans."

Texto retirado da Tribuna de Petrópolis

Boa noite, jovens revolucionários!!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Educação em Petrópolis tem carência de 400 profissionais

Alguém aí acredita que faltam 400 profissionais na rede pública de educação na nossa cidade ? Mas acredite se quiser, faltam 400 profissionais na rede pública de educação em Petrópolis :o E não faltam só professores, faltam educadores, merendeiras, inspetores, zeladores e auxiliares.
Apesar de ter acontecido um concurso público em 2012, a lista dos aprovados não seria suficiente pra repor a carência da rede.
Rose Silveira, a presidenta do Sindicato dos Professores de Petrópolis (SEPE), fez a seguinte afirmação: “Na última quarta-feira, nos reunimos com a secretária de Educação, Mônica Vieira Freitas, que é da categoria e entende nossas necessidades, que se mostrou disposta a encontrar uma solução de urgência. Hoje, mesmo com a convocação dos concursados, ainda teríamos carências, ainda faltariam profissionais. Por isso, vamos nos reunir com o prefeito nos próximos dias para tentar encontrar uma solução, já que o início das aulas está previsto para o dia 18 de fevereiro”.
Os contratos de profissionais temporários na Educação, que representariam cerca de 15% do quadro municipal do setor, expiraram no final de 2012 e não foram renovados, já que um concurso foi realizado e profissionais precisam ser contratados. Rose explica que o problema é que esses profissionais ainda não tomaram posse do cargo e que a contratação de novos temporários está legalmente inviabilizada. “Por causa do concurso, não é possível convocar temporários. Pelo menos não antes que os aprovados sejam convocados”.
No concurso realizado no ano passado foram abertas 1.219 vagas, somente para a área de Educação, das quais 150 para professor da educação infantil; 260 para a educação básica (anos iniciais do ensino fundamental) e 178 para os professores de português (12), matemática (20), química (2), espanhol (4), física (2), biologia (2) geografia (15), ciências (10), artes (20), língua inglesa (3), história (10), educação física (38) e ensino religioso (40). Além de vagas para cozinheiro (97), auxiliar de secretaria (11), auxiliar de serviços gerais (180), educador de educação infantil (250), inspetor de disciplina (35), secretário escolar (40) e zelador (18). Dessas vagas disponíveis nem todas foram preenchidas por aprovados, por falta de desempenho satisfatório dos candidatos no concurso. Para a vaga de educador infantil, por exemplo, das 250 vagas oferecidas, apenas 100 aprovados poderão preenchê-las.

Boa noite jovens revolucionários!!

Dados tirados do seguinte site:

http://www.tribunadepetropolis.imprensa.ws/2012/index.php?option=com_content&view=article&id=43993&catid=83

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Veja a Programação da 8ª Bienal da UNE


Completando 14 anos de experimentação e integração da juventude brasileira, a Bienal da UNE é o maior encontro cultural estudantil do país, revelando e mapeando a produção artística e científica existente dentro das universidades e escolas de norte a sul.

A Bienal passou por Salvador (1999 e 2009), Rio de Janeiro (2001, 2007 e 2011), Recife/Olinda (2003) e São Paulo (2005). Participaram Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Aleida Guevara (filha de Che Guevara), Ariano Suassuna, Augusto Boal, Ziraldo, Jorge Mautner, Alberto da Costa e Silva, Mino Carta, Serginho Groisman, Abdias do Nascimento, Aziz Ab’Saber, Zózimo Bulbul, Ondjaki, Jards Macalé, Alceu Valença, Marcelo D2, Martinho da Vila, Fred Zero Quatro, Racionais MCs, Beth Carvalho, Chico César, Lenine, O Rappa, Tom Zé, Mr. Catra e Naná Vasconcelos.

Neste ano, sob o tema “A volta da Asa Branca”, a Bienal dos estudantes reunirá dez mil jovens de todo o Brasil entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2013 nas cidades de Recife e Olinda. Entre as atividades estão aulas-espetáculo, grandes shows, debates, mostras estudantis e convidadas, ciência, tecnologia, esporte e “culturata”.

TEMA:
A VOLTA DA ASA BRANCA


A 8ª Bienal da UNE, ao eleger a região nordeste como palco e inspiração de suas investigações, espera destacar, para além de uma localidade geográfica e suas particularidades, sua função como origem, destino ou passagem da identidade brasileira. O sertão nordestino – imortalizado pela música de Luiz Gonzaga – é portanto um misto de lar e trânsito, uma espécie de estrada magna da formação nacional, enriquecida pelas histórias do povo retirante que um dia desceu a terra ardendo e hoje pavimenta, com luta suor e criatividade, um país feito também por caminhos de volta.
 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA


22 DE JANEIRO DE 2013 – TERÇA-FEIRA

› 8h às 19h: Recepção e credenciamento dos participantes

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda

› 19h às 19h30: Solenidade de abertura

Local: Praça do Marco Zero – Recife

› 19h30 às 21h: Espetáculo de abertura

Local: Praça do Marco Zero – Recife

› 21h às 23h: Atividade cultural

Local: Praça do Marco Zero – Recife


23 DE JANEIRO DE 2013 – QUARTA-FEIRA

› 8h às 10h: Prática esportiva

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda

› 9h às 19h: Atividade do Lado Comunidade

› 10h às 12h: Oficinas e minicursos

Local: FOCCA – Faculdade de Olinda

› 10h às 12h: Mostra selecionada de ciência e tecnologia

Local: FOCCA – Faculdade de Olinda

› 10h às 12h: Mostra selecionada de projetos de extensão

Local: FOCCA – Faculdade de Olinda

› 10h às 12h: Seminário de esporte

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda

› 12h00 às 14h00: Fuá na Casa de Cabral

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda

› 14h00 às 16h00: Encontro cultural

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda

› 14h às 18h: Atividades esportivas na Arena Radical, futebol de 7 e korfebol

Local: Espaço esportivo ao lado da Praça do Carmo de Olinda

› 14h às 15h: Mostra selecionada de audiovisual

Local: Espaço cena pernambucana – Biblioteca Municipal de Olinda

› 15h às 17h: Mostra convidada de audiovisual

Local: Espaço cena pernambucana – Biblioteca Municipal de Olinda

› 16h às 18h: Ciclo de debates

Local: FOCCA – Faculdade de Olinda

› 16h às 20h: Mostra selecionada de música

Local: Espaço Jackson do Pandeiro – Clube Atlântico
 
› 16h às 18h: Mostra selecionada de artes cênicas

Local: Espaço Ariano Suassuna – Alto da Igreja do Carmo
 
› 17h às 18h: Mostra selecionada de audiovisual

Local: Espaço cena pernambucana – Biblioteca Municipal de Olinda
 
› 17h às 20h: Atividades de rap e repente na Arena Radical

Local: Espaço esportivo ao lado da Praça do Carmo de Olinda
 
› 18h às 20h: Mostra convidada de audiovisual

Local: Espaço cena pernambucana – Biblioteca Municipal de Olinda
 
› 18h às 20h: Mostra convidada de artes cênicas

Local: Espaço Ariano Suassuna – Alto da Igreja do Carmo
 
› 18h às 20h: Lançamento de livro

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda
 
› 22h às 02h: Atividade cultural

Local: Praça do Marco Zero – Recife


24 DE JANEIRO DE 2013 – QUINTA-FEIRA

› 8h às 10h: Prática esportiva

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda
 
› 9h às 19h: Atividade do Lado Comunidade
 
› 10h às 12h: Oficinas e mini cursos

Local: FOCCA – Faculdade de Olinda

10h às 12h: Mostra selecionada de ciência e tecnologia

Local: FOCCA – Faculdade de Olinda
 
› 10h às 12h: Mostra selecionada de projetos de extensão

Local: FOCCA – Faculdade de Olinda
 
› 10h às 12h: Seminário de esporte

Tema: Desporto educacional

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda
 
› 12h às 13h: Fuá na Casa de Cabral

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda

› 13h às 14h: Encontro cultural

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda até o Alto da Sé
 
› 14h às 16h: Aula espetáculo

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda até o Alto da Sé

› 16h às 18h: Atividades esportivas na Arena Radical, futebol de 7 e corfebol

Local: Espaço esportivo ao lado da Praça do Carmo de Olinda
 
› 16h às 18h: Mostra convidada de audiovisual

Local: Espaço cena pernambucana – Biblioteca Municipal de Olinda

› 16h às 20h: Mostra selecionada de música

Local: Espaço Jackson do Pandeiro – Clube Atlântico

› 16h às 18h: Mostra selecionada de artes cênicas

Local: Espaço Ariano Suassuna – Alto da Igreja do Carmo
 
› 17h às 20h: Atividades de rap e repente na Arena Radical

Local: Espaço esportivo ao lado da Praça do Carmo de Olinda
 
› 18h às 19h: Mostra convidada de audiovisual

Local: Espaço cena pernambucana – Biblioteca Municipal de Olinda
 
› 18h às 20h: Mostra convidada de artes cênicas

Local: Espaço Ariano Suassuna – Alto da Igreja do Carmo
 
› 18h às 20h: Lançamento de livro

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda
 
› 19h às 20h: Mostra convidada de audiovisual

Local: Espaço cena pernambucana – Biblioteca Municipal de Olinda
 
› 22h às 02h: Atividade cultural

Local: Praça do Marco Zero – Recife


25 DE JANEIRO DE 2013 – SEXTA-FEIRA

› 8h às 10h: Prática esportiva

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda

› 9h às 19h: Atividade do Lado Comunidade
 
› 8h às 10h: Prática esportiva

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda
 
› 10h às 12h: Oficinas e mini cursos

Local: FOCCA – Faculdade de Olinda
 
› 10h às 12h: Mostra selecionada de ciência e tecnologia

Local: FOCCA – Faculdade de Olinda
 
› 10h às 12h: Mostra selecionada de projetos de extensão

Local: FOCCA – Faculdade de Olinda
 
› 10h às 12h: Seminário de esporte

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda
 
› 12h00 às 13h00: Fuá na Casa de Cabral

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda
 
› 13h00 às 14h00: Encontro com J.Borges

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda
 
› 14h às 18h: Atividades esportivas na Arena Radical, futebol de 7 e korfebol

Local: Espaço esportivo ao lado da Praça do Carmo de Olinda e praia
 
› 14h às 15h: Mostra selecionada de audiovisual

Local: Espaço cena pernambucana – Biblioteca Municipal de Olinda
 
› 15h às 17h: Mostra convidada de audiovisual

Local: Espaço cena pernambucana – Biblioteca Municipal de Olinda
 
› 16h às 18h: Ciclo de debates

Local: FOCCA – Faculdade de Olinda
 
› 16h às 18h: Mostra selecionada de música

Local: Espaço Jackson do Pandeiro – Clube Atlântico
 
› 16h às 18h: Mostra selecionada de artes cênicas

Local: Espaço Ariano Suassuna – Alto da Igreja do Carmo
 
› 17h às 18h: Mostra selecionada de audiovisual

Local: Espaço cena pernambucana – Biblioteca Municipal de Olinda
 
› 17h às 20h: Atividades de rap e repente na Arena Radical

Local: Espaço esportivo ao lado da Praça do Carmo de Olinda

› 18h às 20h: Mostra convidada de audiovisual

Local: Espaço cena pernambucana – Biblioteca Municipal de Olinda
 
› 18h às 20h: Mostra convidada de artes cênicas

Local: Espaço Ariano Suassuna – Alto da Igreja do Carmo
 
› 18h às 20h: Sarau da mostra convidada de literatura

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda
 
› 22h às 02h: Atividade cultural

Local: Marco Zero – Recife


26 DE JANEIRO DE 2013 – SÁBADO

› 8h às 9h: Prática esportiva

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda
 
› 10h às 11h: Bate papo infantil

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda
 
› 11h às 12h: Espetáculo da 1ª Bienalzinha

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda
 
› 12h às 14h: Concentração da Culturata da 8ª Bienal da UNE

Local: Espaço Forrobodó – Praça do Carmo de Olinda
 
› 14h às 18h: Culturata

Local: Ladeiras de Olinda


27 DE JANEIRO DE 2013 – DOMINGO

8h às 18h: Partida das delegações

* 10h às 20h – Telecentro

* 10h às 20h – Mostra convidada de artes visuais

* 10h às 20h – Mostra convidada de ciência e tecnologia

* 10h às 20h – Mostra convidada de projetos de extensão

* 10h às 20h – Mostra convidada de literatura

* 10h às 20h – Espaço CUCA

Site da Bineal: http://www.bienaldaune.org.br

Quer participar da 8ª Bienal da UNE? Entre em contato através do e-mail ujspetropolis@hotmail.com e saiba como participar!
Utilizadores Online