sábado, 26 de abril de 2014

Veja a Programação 17º Congresso da UJS


Está disponível a programação do 17º Congresso da União da Juventude Socialista, que acontece entre 22 e 25 de maio na cidade de Brasília. As atividades serão abertas no dia 22 de Maio, quinta, com o Seminário Internacional. Após essa atividade seguiremos com a abertura e aprovação do regimento que acontece 15h.

O primeiro debate está marcado para 15:30h e será “Jornada de Lutas da Juventude: O Brasil que a Juventude Quer! (Eixo I – Juventude Protagonista do Desenvolvimento)”. Esse primeiro debate contará com a participação do presidente da UJS, André Tokarski, a presidenta da UNE, Virgínia Barros, com a presidenta da ANPG, Luana Bonone, com o representante do MST, Raul Amorim e contará também com Vitor Espinoza da CTB e Bárbara Melo, presidenta da UBES.

Ainda no dia 22 teremos a partir de 18h o debate “Chega Da Polícia Que Mata! ( Eixo III – Amar e Mudar as Coisas)” que contará com as participações, entre outras, do rapper Rappin Hood, do músico Criolo, da Secretária Adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, do presidente na Nação Hip-Hop, Beto Teoria e da Deputada Estadual do PC do B, Leci Brandão. Para fechar esse primeiro dia temos, 21h, a exibição do filme Osvaldão, 22h ainda acontece uma atividade cultural.

No segundo dia de Congresso da UJS, 23 de maio, sexta, teremos na parte da manhã as seguintes mesas: “Redes e Ruas: As Formas de Participação e Mobilização da Juventude (Eixo III – Amar e Mudar as Coisas)”, com Paulo Henrique Amorim, do blog Conversa Afiada, o presidente da EBC, Nelson Breve, representando o Centro de Estudos Barão de Itararé, Altamiro Borges, o professor da UFABC e membro do Conselho Gestor da Internet, Sérgio Amadeu e Pablo Capilé, Mídia Ninja / Casa Fora do Eixo.

No mesmo horário, 9h, acontece o debate “Drogas S/A – Uma Questão Econômica, Social e de Saúde Pública”, que terá a exibição do documentário “Drogas S/A”, (Eixo III – Amar e Mudar as Coisas). Dessa mesa participam Manuela D’ávila, Deputada Federal do PCdoB-RS, Oscar Gomez, Vice-Ministro da Educação do Uruguai e Jean Willys, Deputado Federal do PSOL-RJ.

Outros dois debates acontecem também na manhã do dia 23. Ambos começando 9h. Um deles é “Das Reformas de Base às Reformas Democráticas – A Construção de Um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento (Eixo I – Juventude Protagonista do Desenvolvimento)” que terá como destaques na mesa Luciana Santos, vice-presidenta do PCdoB e Deputada Federal pelo PCdoB-PE, Marcus Vinícius, presidente da OAB, Vagner Freitas, presidente da CUT, o Cardeal Raymundo Damasceno, presidente da CNBB e João Pedro Stédile, dirigente do MST. A outra mesa da manhã é a do debate “A Nova Luta Pelo Socialismo (Eixo II – A Crise Econômica Mundial, a Integração Latino- Americana e a Nova Luta Pelo Socialismo)” que contará com Renato Rabelo, Presidente do Partido Comunista do Brasil e com Karol Cariola, Deputada Federal no Chile pelo Partido Comunista do Chile.

Dando sequência na programação do 17º Congresso da UJS, as mesas da tarde do dia 23 de maio estão programadas para terem início 14h.

Nessa tarde acontecem os debates “Os Desafios da Luta Feminista no Século XXI – Amar e Emancipar as Mulheres (Eixo III – Amar e Mudar as Coisas)”, “Do Morro ao Asfalto – A Luta Por Cidades Mais Humanas (Eixo IV – O Brasil dos Nossos Sonhos Construído Pelas Nossas Mãos)”, “Por Uma Educação Emancipadora e Transformadora (Eixo I – Juventude Protagonista do Desenvolvimento)”, “A Nova Luta da Juventude e a Ampliação de Direitos (Eixo I – Juventude Protagonista do Desenvolvimento)”, essa última mesa contará com a particpação do Deputado Federal pelo PCdoB-SP, Gustavo Petta.

Dando sequência as mesas de debate da tarde do dia 23 teremos “A Copa do Mundo e o Caráter Social do Futebol para a Formação do Brasil (Eixo IV – O Brasil dos Nossos Sonhos Construído Pelas Nossas Mãos)” e a mesa “Trabalho Descente e Bem Remunerado Para a Juventude (Eixo I – Juventude Protagonista do Desenvolvimento)”. Um pouco mais tarde, 16h, acontece o “Debate das Frentes”, um profundo debate entre nossos dirigentes. As frentes envolvidas são o Movimento Secundarista, Movimento Universitário, Políticas Públicas, Igualdade Racial, Nação Hip-Hop, frente de Cultura, frente LGBT e também as frentes de Jovens Cientistas, de Esportes, de Jovens Trabalhadores e de Meio-Ambiente.

Fechando o dia 23, 20h, acontecem os “Grupos de Trabalho Sobre a Tese da UJS”.

Abrindo as atividades do dia 24, temos o aguardado Torneio Esportivo que começa 9h. Na parte da tarde, 14h, temos o “Ato de Solidariedade a Cuba e Venezuela com as delegações internacionais”, com participação dos Embaixadores de Cuba e da Venezuela. Logo depois, 15h, acontece o “Ato político – Amar e Mudar as Coisas para o Brasil Avançar”, com a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff e de diversos deputados e deputadas do PC do B, do presidente do PC do B, os senadores Inácio Arruda e Vanessa Grazziotin e diversas outras autoridades, como os ministros da Educação e da Casa Civil. O dia 24 será encerrado por um grande show.

No dia 25, 09h, acontece o ato “UJS 30 ANOS”, com a participação de diversos ex-presidentes da entidade e também do Ministro dos Esportes, e também ex-presidente da UJS, Aldo Rebelo.

A Plenária Final fecha o 17º Congresso da UJS e está marcada para o dia 25 com início 10:30h.

FONTE: UJS Nacional

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Saiba mais sobre o 2º Festival de Cultura da UJS – Amar e mudar as coisas

banner-2º-festival-cultura
Parte integrante do 17º Congresso da UJS – Amar e Mudar as Coisas, acontecerá o 2º Festival de Cultura realizado pela União da Juventude Socialista. A capital federal será palco desse encontro que acontecerá durante o mês de maio e que pretende criar um espaço para a arte jovem brasileira. As inscrições estarão abertas a partir de 08 de abril e vão até o dia 30 de abril. Para saber mais leia o edital, preencha a ficha de inscrição e participe.

Artistas, mídia livristas, frentes e coletivos culturais, esportistas e jovens cientistas, enfim, todas as pessoas e grupos que promovam a conexão do saber e do fazer cultural estão convidadas, mediante ficha de inscrição disponível no site da UJS, a comparecer entre os dias 22 a 25 de Maio para o encontro. Serão selecionados trabalhos artísticos em todas as áreas como; música, teatro, poesia, literatura, artes visuais, circo, cinema, oficinas autogestionadas, consciência ambiental entre outros.

Com espaço e programação própria durante a etapa nacional do Congresso da UJS o Festival reunirá um pouco da diversidade do que a juventude tem produzido, discutido e organizado. Outro objetivo do Festival é fortalecer as redes, coletivos e frentes gerando ações e bandeiras comuns amplificando assim nossas lutas.

As pautas e reivindicações entre as juventudes de todo o mundo, por mais que diversas e muitas vezes específicas para cada realidade vivida, vem demostrar que a cultura assume centralidade, como terreno da luta de idéias, para a construção de um mundo melhor e mais igualitário. O Festival visa ainda interagir em espaços públicos, como a rua, palco de lutas e idéias populares, como local privilegiado para trocas e apresentações culturais. Parte da programação será transmitida pelo site da UJS, para quem não estiver presente ao encontro.

Para participar do 2º Festival de Cultura da UJS – Amar e Mudar as Coisas não precisa necessariamente ser filiado e pode residir em todo o território nacional, uma vez que a UJS se encontra organizada em todos os estados brasileiros. Também não será observado como critério de eliminação a vinculação a qualquer tema ou estilo artístico específico. Não serão aceitos, no entanto conteúdo racista ou preconceituoso sob nenhuma hipótese.



União da Juventude Socialista – Direção Nacional

Coletivo de cultura Bota a Cara – UJS

Serviço:

O que é?
Festival de Cultura Amar e Mudar as Coisas

Quando?
22 a 25 de Maio de 2014, Brasília/DF

Como participar?
Leia edital completo em: http://ujs.org.br/?p=7452

Preencha a ficha de inscrição: http://ujs.org.br/?p=7451

terça-feira, 1 de abril de 2014

Homenagem aos que resistiram ao golpe e à ditadura militar

50-anos-de-golpe-ditadura-nunca-mais.svg_
No dia 2 de abril, quarta-feira, às 18 horas, o teatro da PUC-SP, incendiado durante o regime militar, será palco de uma das principais homenagens à personalidades que simbolizam a resistência ao Golpe de 1964, que completa 50 anos. O ator Sérgio Mamberti conduz as homenagens, com presença do poeta Thiago de Melo e do compositor Sérgio Ricardo e lideranças políticas e sociais.

Acesse a linha do tempo interativa “Ditadura, 50 Anos de Escuridão”

Os 50 anos do último golpe militar imposto ao Brasil serão lembrados em um território emblemático de luta de ideias, com homenagens aos que resistiram, das mais diversas formas, ao regime ditatorial. O Tuca, teatro da PUC-SP incendiado e invadido por militares, assume sua vocação conhecida de resistência política à ditadura, reunindo a militância das lutas sociais para homenagens a personalidades simbólicas da resistência e aos mártires que deram suas vidas pelo ideal democrático.

Às 18 horas, ocorre a inauguração do “Monumento ao Nunca Mais” nas dependências da PUC-SP, um dos 16 inaugurados ao longo do ano em diversas cidades brasileiras pelo Projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia, em parceria com o Instituto Alice. Os monumentos são como tótens situados em espaços simbólicos da resistência à ditadura.

A partir das 19 horas, ocorre o ato conduzido pelo ator Sérgio Mamberti, permeado por apresentações musicais do compositor Sérgio Ricardo, cantando sua canção Calabouço, em homenagem ao estudante paraense Edson Luís, assassinado durante confronto com policiais militares no restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro, em 1968. O coral Luther King, sob regência de Martinho Lutero, canta Viola Enluarada (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle), em homenagem a trabalhadores do campo e da cidade na luta contra a ditadura.

As homenagens prosseguem ao presidente da República João Goulart, representado pelo neto João Alexandre Goulart. Aos 88 anos, o poeta amazonense Thiago de Melo é lembrado por sua obra, como “Poesia comprometida com a minha e a tua vida”, de 1975, que provocou sua prisão e exílio. O poeta representará simbolicamente todos os artistas que produziram e enfrentaram a repressão. Haverá, ainda, homenagens aos estudantes e trabalhadores, assim como a mais de 400 mártires da resistência torturados e assassinados pela ditadura. Finalmente, Dom Paulo Evaristo Arns será lembrado pelos setores religiosos que cumpriram importante papel na defesa dos direitos humanos, a exemplo do rabino Sobel e do pastor presbiteriano Jaime Wright.

O Ato reafirma o compromisso pela luta pelo direito à memória e à verdade, tanto na busca pelo paradeiro dos corpos de presos pela ditadura, como pela defesa da punição aos torturadores, apoiando todo o trabalho extensivo da Comissão da Verdade, representada na ocasião pela Comissão da Verdade da PUC-SP, pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva e por Paulo Abrão, presidente da Comissão Nacionalde Anistia.

Lideranças nacionais do PT, PCdoB e PDT farão pronunciamentos, assim como lideranças sindicais e sociais. O Ato é realizado pela Fundação Perseu Abramo, a Fundação Maurício Grabois e a Fundação Leonel Brizola e Alberto Pasqualini, pelo PT e PCdoB, pela CUT e CTB, Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva, Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, pelo MST, UNE, UBES, Conam, UJS, UBM, ANPG e Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé. O evento tem o apoio do Conselho Federal da OAB, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo e da Comissão da Verdade da PUC-SP, sob a reitoria de Nadir Gouvêa Kfouri.

50 anos do golpe de 1964: Ato em Homenagem à Resistência e Luta pela Democracia

DATA: dia 2 de abril, quarta-feira.

PROGRAMAÇÃO: 18h, Inauguração do Monumento ao Nunca Mais (PUC-SP) e 19h, Ato em Homenagem à Resistência e Luta pela Democracia (Tuca)

LOCAL: Tuca/PUC-SP, Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo.
Utilizadores Online