quinta-feira, 14 de junho de 2012

A música invade as ruas de Petrópolis na 4ª edição do 'Solstício do Som'



Ele começou tímido, no verão de 2010/2011, mas em sua quarta edição, o Solstício do Som se fortalece como um evento independente, e de sucesso, diga-se de passagem, no cenário petropolitano. Hoje, começa mais uma edição, inverno 2012, do evento que leva ao público o que a cidade tem de melhor, cultura, com uma programação extensa e variada, que levará diversas manifestações artísticas ao alcance do público, sem qualquer custo, durante sete dias. O palco escolhido, para esta edição, foi a Praça da Liberdade e o encerramento, como sempre, acontece na Praça da Inconfidência, marco do início do evento.

Uma ideia de João Verleun e da cantora Bárbara Ribeiro inspirada no evento parisiense, o Solstício do Som imperial, digamos assim, foi realizado pela primeira vez no verão brasileiro de 2011, em a-penas um dia de evento, e marca o início das estações – verão, como o original, e inverno, pela cidade ser culturamente mais conhecida e atrativa nesse período. Nas duas primeiras edições – verão e inverno 2011 – o Solstício reuniu diversas atrações em um único dia de apresentações. Mas desde a terceira edição foi preciso montar uma programação mais extensa e com mais dias, devido a procura dos próprios artistas em participar. “Era muito pouco tempo para muitas bandas que queriam se apresentar”, explica Bárbara.

Por conta disso, os organizadores decidiram estender o evento com mais dias de atrações, encerrando a grande festa da música na data que marca o início da estação - esse ano o inverno inicia, de fato, no dia 20. “Vimos que tínhamos um volume muito grande de bandas que queriam mostrar o seu trabalho”, comenta João, que também lembra que um dos objetivos do evento é dar espaço para esses artistas. “Nós primamos por artistas que tenham músicas autorais que queiram apresentar seu trabalho”, completa Bárbara, que destaca a importância do trabalho autoral. “O que faz o diferencial do artista hoje em dia é ele ter sua própria criação”, diz.

Na programação deste ano, o público poderá conferir diversas bandas e grupos locais dos mais variados estilos – do samba ao rock, passando por forró, pop e blues. “Fizemos um calendário mais temático, na verdade com uma certa coerência musical. Tem o dia mais rock, outro pop, enfim, contemplamos todos os gêneros, sem restrição”, garante João. Durante todos os dias, entre um show e outro, os organizadores reservaram meia hora para quem quiser se manifestar culturalmente, seja declamando poesia, cantando, dançando, enfim, um espaço para quem quiser mostrar o que sabe fazer. “Amadores ou profissionais, a gente quer que as pessoas vão para as ruas e que se manifestem culturalmente. Pedimos que, se possível, nos avisem onde estarão até para colocarmos na programação do evento nas mídias sociais”, comenta Bárbara.

Nesta quarta edição, os organizadores fazem um balanço dos últimos eventos que a cada ano agrega mais artistas querendo participar e público interessado em fazer parte dessa festa. “No primeiro ano, no evento que criamos no facebook, de 100 a 200 pessoas confirmaram. Nesse mais de 600 pessoas já confirmaram que estarão lá, sem contar os que não confirmaram e vão, e ainda aqueles que passam na hora e param para ver”, diz Bárbara. O resultado é mostrar que a cidade pode sim fazer todo tipo de evento. “É o famoso combate do 'petropessimismo'. Provamos que a gente pode fazer alguma coisa nessa cidade”, afirma João e Bárbara completa: “O Solstício traz a possibilidade”.

Quem quiser participar, seja no palco ou na plateia, o  Solstício do Som 4 Inverno 2012 acontece de hoje a 19 de junho na Praça da Liberdade e no dia 20, quando acontece o encerramento, chega a Praça da Inconfidência

PROGRAMAÇÃO - Praça da Liberdade

14 de junho / Quinta-feira

18:00 = Backlight
19:30 = Pulse
21:00 = Banda Fábrica

15 de junho / Sexta-feira

18:00 = Bernardo Passos
19:15 = Trio Dona Flô
20:30 = Tribo de Gonzaga
+ D'NA - Academia de Dança

16 de junho / Sábado

16:00 = Upside Down
17:15 = Controle
18:30 = Carols
19:45 = Electric Goat Combo
21:00 = Maurício Lago

17 de junho / Domingo

14:00 = Taruíra
16:00 = Trio Dubrá
17:15 = Toni Brissom
18:30 = Batuque de Viola
19:45 = Sob Efeito
21:00 = Daniel Ilê
+ Curta metragens Cinema360°
+ Confraria da Poesia Informal

18 de junho / Segunda-feira

17:00 = Câimbra
18:20 = Serra Velha Quarteto
19:40 = Jassambô
21:00 = Onibluesband
+ Curta metragens Cinema360°

19 de junho / Terça-feira
17:00 = Fog Session
18:20 = Memphis Belle
19:40 = Voodoo Soup
21:00 = Gus Monsanto e Banda


20 de junho / Quarta-feira
Artistas fazendo intervenções por toda a cidade durante o dia.

17:00 - Bloco Finin d'Tu na Praça Dom Pedro - Cortejo até a Praça da Inconfidência.
18:00 - (PRAÇA DA INCONFIDÊNCIA)
- Gotam c.r.u.

Encerramento - Jam Session

Nenhum comentário:

Utilizadores Online