terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

UJS protesta na chegada de #YoaniMercenaria

 
Na manhã de ontem (18/02), militantes da União da Juventude Socialista organizaram uma manifestação no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, em protesto a presença da blogueira cubana Yoani Sanches, que desembarcou por volta das 8h50.

Com cartazes e faixas que se podia ler: “Blogueira Mercenária, Yoani Sanchez é financiada pela CIA”, “Mídia golpista é o apoio da blogueira traíra”, “personalidade falsificada, fabricada pelos Estados Unidos e seus aliados”, “Abaixo o bloqueio dos EUA a Cuba. Yoani Sánchez é persona non grata na Bahia” os militantes expressaram a indignação com a presença da cubana no Brasil.

Ao tomar conhecimento do ato que os socialistas estavam realizando, a blogueira desembarcou por uma saída lateral do aeroporto, para assim, evitar confrontá-los, e seguiu de carro para Feira de Santana, onde participará de eventos, entre eles, o lançamento do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, do cineasta Dado Galvão, e no qual a blogueira é uma das protagonistas.

No documentário, assim como faz no seu blog, nos artigos e discursos que realiza, Yoani levanta queixas, críticas e denúncias ao governo de Fidel e Raul Castro, em Cuba. Essa postura anti-catrista é que fez as mídias darem notoriedade a ela, e consagrá-la como uma grande defensora da liberdade de expressão.

Contudo, os cartazes dos militantes da UJS apontam para a falsa imagem que Yoani conseguiu construir com a ajuda dos meios de comunicação. Alegando ter dificuldades financeiras, na verdade ela recebe US$ 6 mil por ser diretora regional da Associação Interamericana de Prensa (SIP), US$ 6 mil do jornal El Pais (no qual é correspondente), suas premiações pela defesa da “liberdade de expressão” já lhe renderam uma arrecadação de 250 mil euros e recebe salário por ser representante do “escritório de interesses” dos EUA em Havana.

#YoaniMercenaria nas redes

Além desse ato, os militantes da UJS também se expressarão nas redes sociais, usando a tag#YoaniMercenaria para fazer com que os brasileiros também passem a ter conhecimento sobre a verdadeira identidade da blogueira, tão cultuada pela mídia brasileira, além de fortalecer a solidariedade com Cuba e osirmãos Castro.

Nenhum comentário:

Utilizadores Online