sábado, 11 de maio de 2013

No Brasil, Maduro se reúne com Dilma, Lula, movimentos sociais e estudantes

 Foto: Valter Campanato/ABr

Na sua passagem pelo Brasil, nesta quinta (09), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro aproveitou a ocasião para encontrar não somente com a presidente Dilma, como também com o ex-presidente Lula, com líderes de movimentos sociais e estudantes.

Ao desembarcar em Brasília, Maduro se direcionou à sede da embaixada venezuelana, onde se reuniu com Dilma, e estreitaram laços entre os dois países em diversas áreas, como na segurança alimentar, como cooperação militar.

Após o encontro, Dilma destacou à imprensa que assim como foi com o presidente Hugo Chávez, o Brasil manterá uma relação de alto nível com o atual presidente e fez um resumo das parcerias já firmadas.

“Hoje reiteramos o compromisso com uma forte parceria, parceria estratégica entre nossos países. Decidimos aprofundar os projetos existentes de cooperação em áreas como alimentos, energia elétrica, energia de petróleo, agricultura, desenvolvimento social e habitação. Discutimos, ainda, novas possibilidades de cooperação, em matéria muito específica de abastecimento, segurança alimentar e também na garantia do suprimento energético”, explicou Dilma.

Já Maduro apontou o estreitamento entre as forças militares dos países, assim como a troca de experiências e treinamento conjunto, que “fortalecerá a indústria militar latino-americana”.

“Decidimos, em novas áreas de trabalho conjunto, ainda mais nossas forças armadas, desenvolver novos projetos de cooperação no plano da defesa e segurança das nossas fronteiras”, explicou o venezuelano.

Mesmo com a crise, no ano passado, o comércio entre os dois países alcançou o recorde histórico de US$ 6,05 bilhões. As exportações brasileiras de manufaturados para a Venezuela cresceram 30% em 2012, alcançando 65% da pauta exportadora. Hoje, o Brasil é o terceiro parceiro comercial da Venezuela, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Maduro com Lula
Além de se reunir com Dilma, Maduro também recebeu a visita do ex-presidente Lula e do presidente nacional do PT, Rui Falcão. Ao falar de Lula, Maduro definiu o líder brasileiro como “o pai de todos os que lutam pela igualdade e povos justiça social”.

“Vimos o presidente Lula e ele nos deu um banho de sabedoria. Uma hora nos dando conselho de sua experiência. Nós todos vemos o Lula como um pai. Vemos como um pai dos homens de esquerda, das mulheres de esquerda, dos homens e mulheres progressistas dessa América Latina”, afirmou o venezuelano.
 

Maduro com Movimentos sociais e Estudantes

Depois de reunir-se com líderes, Maduro participou de um encontro com movimentos sociais e com estudantes, na Universidade de Brasília. No evento, Maduro agradeceu o apoio deles à sua candidatura, e posou para fotos com a bandeira da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Fonte: UJS Nacional

Nenhum comentário:

Utilizadores Online