terça-feira, 4 de junho de 2013

Bloco na Rua e mais de dez mil estudantes ocupam as ruas de Goiânia



Na tarde desta sexta (31), Goiânia foi palco de um momento que ficará marcado na sua história. A cidade foi ocupada por uma passeata pacífica e organizada do movimento estudantil, cumprindo mais um evento da agenda do 53º Congresso da UNE, que começou no dia 29 e vai até dia 02 de junho, quando ocorre a votação da nova diretoria da entidade e também são definidos os novos rumos que os estudantes trilharão nos próximos dois anos.

Por hoje, os estudantes realizaram o ato fortalecendo os investimentos na educação, que compreende como principal bandeira, os 10% do PIB no setor. O Bloco na Rua, que defende não apenas essa, como também os 100% dos royalties e os 50% do fundo social do pré-sal no setor, se fez presente na passeata.

A passeata percorreu as ruas do Centro de Goiânia, que foram tomadas pelos trios e pelos estudantes, que ao todo, somaram mais de dez mil.

A quem esteve por ali pode ver que a bancada do Bloco era a maior de todos os demais, não por acaso, pois o Movimento foi o único a conseguir trazer delegados de canto a canto do país, isso mesmo! Universidades do Acre até o Rio Grande do Sul estão sendo representadas pelos delegados que foram eleitos, para participar e decidir o futuro da educação brasileira.

Além do número expressivo de delegados do Bloco, ainda contamos com a presença da representante do movimento à presidência da UNE, a estudante de Letras Virgínia Barros, que emocionada, agradecia o apoio dos estudantes e expressou sua bravura desde já ao defender a UNE.

“A UNE está prestes a completar 76 anos, e ela continua jovem. Ela é jovem porque ela é feita por nós, estudantes, que de geração em geração continuamos combativos, em defesa da educação de qualidade, do nosso país. Foi com essa combatividade que lutamos contra o nazismo, que fomos cobrar que o Petróleo é Nosso, que pintamos a cara, e derrubamos o Presidente Collorido. Foi com essa garra renovada que lavamos o Banco Central para pedir a redução dos Juros e ocupamos Brasília, pedindo pelos 10% do PIB na educação. Agora nossa luta continua, e cada vez estará mais forte, e isso se dá através desta união de todos nós”, esbravejou Vic.

A jovem foi saudada por todo o Bloco na Rua, que através de palavras de ordem e canções, entoavam o nome da nova líder, como a candidata mais preparada para ocupar a cadeira da UNE e brigar pelos direitos dos estudantes.

Além do glomerado de estudantes do Bloco, a passeata contou ainda com muitos outros movimentos estudantis, que assim como o Bloco, defendiam suas propostas. Segundo a polícia militar, a expectativa era que mais de 10 mil pessoas realizaram o percusso.

Fonte: UJS

Nenhum comentário:

Utilizadores Online