sexta-feira, 21 de junho de 2013

Não é só por 15 centavos!


Não é só por 15 centavos!

O Brasil inteiro tem se mobilizado contra o aumento das tarifas do transporte público nos últimos tempos. Ato após ato, mesmo com forte repressão policial à maioria pacífica de manifestantes, a juventude, os trabalhadores e trabalhadoras de nosso país têm comparecido às ruas do Brasil inteiro.

Nessa luta em que a juventude, o movimento estudantil e a classe trabalhadora são protagonistas, cabe às manifestações o compromisso não só com a mobilização, mas também com a garantia de avanços concretos para a sociedade; o aprofundamento do debate, mostrando que o problema dos recorrentes aumentos e da forte repressão que o movimento social sofre tem raízes muito mais profundas.


Pelo direito de lutar!

O direito à manifestação, uma garantia constitucional, tem que ser garantido também pelo Estado. A violência cometida contra estudantes, trabalhadores e repórteres não reflete o mínimo vivenciado diariamente por aqueles que são colocados à margem da sociedade.

Defendemos uma atuação e formação policial atenta aos Direitos Humanos e ao direito de manifestação. Defendemos também a DESMILITARIZAÇÃO das polícias.


Pelo transporte público e acessível a todos !

Um dos maiores custos na vida de cada trabalhador ou estudante é o transporte. Temos visto nos últimos anos, recorrentes e injustificáveis aumentos em suas tarifas. Ao mesmo tempo, a melhora da qualidade não acompanhou o aumento dos preços. Tampouco o salário dos motoristas e trocadores acompanhou o aumento no lucro das concessionárias de transporte de Petrópolis. Isso porque a realidade que vivemos hoje é a de um transporte público mais compromissado com o lucro de seus empresários, do que com o direito de ir e vir da população.

Indo além, assistimos com cada vez maior frequência motoristas acumulando a dupla função de dirigir o veículo e dar o troco, em clara tentativa de maximizar os lucros das empresas de ônibus em detrimento da segurança de passageiros e pedestres. Por isso, exigimos o fim da dupla função.

Defendemos a imediata revogação do aumento e a revisão dos contratos de concessão às empresas de transporte - há claros descumprimentos no contrato, principalmente no que toca à qualidade do serviço. Defendemos também um transporte, em que a lógica do lucro não se contraponha ao direito de mobilidade!


Por uma mídia ao lado do povo!

Além de enfrentar a repressão policial, quem se mobiliza sempre se depara com a cobertura parcial da mídia, que criminaliza qualquer manifestação. Anunciados sempre como vândalos e badernistas sem causa pelos jornalões, TV e internet, as legítimas causas dos protestos sempre se perdem em função da demonização d@s manifestantes.

Não é segredo para ninguém que a grande mídia do Brasil está na mão de pequenos grupos econômicos – 7 famílias em nosso país – que têm pouco compromisso com a mudança da realidade. Esse oligopólio foi construído de mãos dadas com a Ditadura Militar e hoje, além de criminalizar a luta do povo, veda o direito à comunicação.

Por isso, defendemos e assinamos o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Social que visa criar uma nova regulamentação da mídia, acabando com o oligopólio e dando voz à população e aos movimentos sociais. É preciso dar incentivos à mídia independente e questionar as frequências de TV e rádio – concessões públicas – estarem atualmente na mão de tão poucos.


Por uma  educação de qualidade!

Apesar do grande avanço da educação no nível superior não podemos comemorar da mesma forma nos níveis iniciais de ensino, hoje temos uma escola que não atende as expectativas dos estudantes, uma escola que permanece no mesmo modelo do século passado, que não evoluiu, que é "quadrada".

Por isso defendemos mais investimentos em educação e queremos IMEDIATAMENTE 10% do PIB para educação pública, eleições diretas para diretores nas escolas,  a implementação imediata de um programa municipal de assistência estudantil tanto para os bolsistas das universidades privadas locais quanto para os que estudam nas públicas da capital e queremos a criação de uma Universidade Pública em Petrópolis.


Pelo incentivo a cultura e espaços para a juventude!

O direito de acesso a cultura é legítimo de todo cidadão, inclusive a juventude. No entanto, nossa realidade é outra. Estamos sofrendo e os jovens que estão nas ruas promovendo cultura são duramente oprimidos. Por isso defendemos a criação do Corredor Cultural, defendemos a criação imediata do Parque de Juventude e defendemos a legitimidade do movimento Roda Cultural do CDC  da Nação Hip Hop. Não admitimos de forma nenhuma a conotação negativa que os movimentos culturais juvenis tem sofrido! Os jovens precisam e devem estar engajados no âmbito cultural, seja ele, no movimento hiphop, no teatro, na dança, etc.


Pela política a serviço do povo!

Os aumentos das passagens só se dão porque a classe política desse país sofre com grande pressão dos empresários dos transportes e autorizam os aumentos. Para muito além de pedir a exoneração de político X ou Y, é preciso analisar profundamente nosso sistema político e eleitoral que favorece a corrupção.

Hoje, as campanhas eleitorais dos partidos recebem quantias exorbitantes de dinheiro privado, inclusive dos empresários dos transportes. Após investir na campanha (de forma legal, vale ressaltar), o empresário cobra do político eleito favores - entre eles o aumento abusivo das tarifas, favorecimento nos contratos de concessão e omissão na fiscalização.

Por isso, defendemos e assinamos o Projeto de Lei de Iniciativa Popular Sobre a Reforma Política. Esse projeto visa a criação de um financiamento EXCLUSIVAMENTE público de campanha, para reduzir a promiscuidade entre poder público e privado, tornando a disputa partidária estritamente ideológica e acabando com financiamento privado, principal fonte da corrupção desse país.

União da Juventude Socilaista - PETRÓPOLIS

Nenhum comentário:

Utilizadores Online