quarta-feira, 24 de julho de 2013

UJS realiza curso de formação e plenária nacional com 380 militantes


Aula inaugural com Renato Rabelo

No embalo das manifestações de junho a União da Juventude Socialista reuniu na ultima semana, de 15 a 21 de julho, na cidade de Juquitiba, 380 militantes de todo o Brasil.

Curso nacional de formação

Entre os dias 15 e 19 de Julho ocorreu o curso de formação da UJS. Divididos em 4 turmas, três turmas de nível 2 e uma turma de nível 3, o curso teve inicio com uma aula do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, sobre a realidade política brasileira. Para Rabelo, as manifestações de junho foram muito importantes para criar uma nova correlação de forças que a presidenta Dilma não tem no congresso nacional, e que a mesma deve aproveitar esta correlação favorável para impulsionar a realização das reformas estruturais, como a reforma política e a dos meios de comunicação.

O curso buscou discutir à luz da atual realidade a teoria marxista-leninista, divididos em quatro temas, filosofia, Estado/Classes, Socialismo e Identidade Nacional, os alunos puderam debater todos os conceitos, bem como o papel da UJS na luta pelo socialismo.

Passados os dez anos do governo Lula/Dilma, o Brasil se transformou positivamente, entretanto, ha muito para ser feito, as transformações agora devem ter mais profundidade e isto não correrá de maneira pacífica, para o diretor de formação da UJS, Edilson Cavalcante, “muitos interesses que até então estavam sendo conciliados, como a especulação financeira e a manipulação dos meios de comunicação, terão de ser enfrentados”, por isso, para o dirigente, realizar um curso de formação, com quase 400 militantes de todo o país é tão importante, “precisamos nos preparar para as próximas batalhas”, concluiu o diretor de formação da UJS.

Plenária nacional aponta novos desafios

Em seguida ao curso de formação, teve inicio a plenária da UJS, instância deliberativa mais importante depois do congresso dos jovens socialistas.

Leia as resoluções aprovadas:

Carta Dinah

I Encontro de Jovens Feministas da UJS

Contra o estatuto nascituro e cura gay

Democratização da mídia

Não há contradição, quero Copa, Saúde e Educação

Memoria verdade e justiça

Moção contra o machismo

Moção de apoio aos militantes da UJS Capixaba

Novos desafios foram lançados para manter a juventude mobilizada por transformações mais profundas na sociedade. Dos objetivos aprovados na plenária nacional, quatro se destacam com muita força, a luta pela democratização da mídia, a luta pela memória e verdade sobre os crimes da ditadura militar, a desmilitarização da policia militar, a luta das mulheres e a nova campanha de filiação.

Não nascemos para o silêncio

A luta pela liberdade de expressão ganha força no Brasil, as recentes denúncias de sonegação de impostos por parte da Rede Globo de televisão e, a grotesca manipulação de todos os meios de comunicação nas recentes manifestações de junho, reoxigenam esta luta e lhe dão novo impulso de massas, por isso, a UJS lançou a campanha “Não nascemos para o silêncio”, que pretende recolher 100 mil assinaturas para o PlipCom (Projeto de lei de iniciativa popular de mídia democrática), e desta maneira impulsionar a luta pela democratização dos meios de comunicação.

Aula: Os sonhos não envelhecem, o Socialismo vive

Memória e desmilitarização das polícias militares

A luta pela memória e verdade é mais um desafio dos jovens socialistas. Só resgatando a memória e punindo os torturadores que vamos fechar ferida aberta em nossa sociedade e torna-la mais democrática. Por isso, convocaram atos pela troca de nomes de ruas, praças e viadutos em memória dos militares para nomes de guerrilheiros e militantes mortos na ditadura.

Outro desafio a ser superado é o modelo de policia militar que remonta a repressão e violência do período sombrio da ditadura militar e que tem como alvo cotidiano o extermínio de jovens negros e pobres das periferias. A UJS lança campanha pela desmilitarização das policias militares.

Jovens feministas

As mulheres representam 50% da população brasileira, do eleitorado e da PEA (população economicamente ativa), no entanto essa proporção não se reflete nos espaços de poder. Só esta desigualdade pode justificar as recentes aberrações que tentam nos impor uma parcela do congresso nacional brasileiro, como o estatuto do nascituro entre outros. Por isso, a UJS vai realizar na primeira quinzena de dezembro I encontra nacional de jovens feministas, para relançar um novo tempo na luta feministas da juventude brasileira.

Quer mudar o Brasil? Não fique só na vontade. Filie-se a UJS

Por fim, a campanha “Quer mudar o Brasil? Não fique só na vontade. Filie-se a UJS!”, pretende filiar 30 mil jovens até o dia 22 de setembro, data em que a UJS comemora seus 29 anos e iniciará as comemorações rumo aos 30 anos da entidade, completados em 2014.

Para André Tokarski, presidente nacional da UJS, “um novo ciclo de mobilizações foi inaugurado no Brasil, e as forças organizadas devem apresentar as saídas necessárias, saídas que modifiquem profundamente as estruturas arcaicas do Estado brasileiro”, para que isso ocorra, “é preciso manter-se mobilizado, não pode haver descanso, a juventude quer mais e cabe a união da juventude socialista catalisar este sentimento apresentando o socialismo como a única alternativa para a juventude” concluiu Tokarski.

UJS

Nenhum comentário:

Utilizadores Online