domingo, 17 de novembro de 2013

#VemPraRua lança Barbara Melo candidata à presidência da UBES

Barbara Melo, candidata à presidência da UBES


A União da Juventude Socialista reúne sua direção nacional no dia 13 de novembro para fazer atualização política, debater a reta final da campanha do congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e reafirmar os desafios colocados até o fim de 2013.

A juventude brasileira, como no mundo inteiro, permanece em luta por mais direitos, mas principalmente mobilizadas contra o modelo de sociedade consumista a que somos submetidos pelo capitalismo.

Os desdobramentos das pressões das ruas de junho já estão em curso. A UJS teve um papel decisivo nas vitórias recentes como a aprovação de 75% dos royalties para a educação, 25% para a saúde e 50% do fundo do Pré –sal para a educação pública, além da histórica aprovação do estatuto da juventude. Isso significa que podemos acreditar que é possível construir uma revolução na educação brasileira no próximo período. Nosso projeto de construir uma profunda reforma do ensino médio e universitária deverá, pelas mãos da juventude, virar realidade.

Outra vitória importante – comemorada pela UJS nos aeroportos do país inteiro – foi a chegada de centenas de médicos Cubanos e de várias outras nacionalidades, para fortalecer a saúde pública nos lugares mais carentes do país.

Estamos presentes na disputa pela aprovação do Marco Civil da Internet, que regula e amplia o controle social sobre o mundo cibernético, e seguiremos mobilizados até a conquista final.

O Congresso da UBES será o maior espaço de organização e encontro da juventude brasileira após as mobilizações de junho. Agora, a UJS está chamada a concluir com êxito a campanha de mobilização rumo ao Congresso da UBES. As entidades estudantis cumprem papel decisivo no avanço da pauta política mudancista. Uma UBES mais forte é absolutamente necessária para a realização das Reformas Democráticas, que podem nos alçar a um novo patamar de desenvolvimento econômico e social.

Em 2014, lembraremos os 50 anos do Golpe Militar no Brasil. Esse precisa ser o marco na consolidação da democracia brasileira, que ainda tem entraves severos a serem superados. A Polícia militarizada, junto com o tráfico, está entre os principais agentes de extermínio da juventude negra no Brasil. Ela é herança da ditadura, na medida em que a força policial, naquele momento foi responsável pelo extermínio de centenas de jovens que ousaram combatê-la através da atuação política e que hoje reprime os movimentos sociais e as manifestações democráticas.

Desmilitarizar a Polícia e revisar a Lei da Anistia terá centralidade na agenda da UJS e do movimento estudantil brasileiro.

O congresso da UBES será um grande espaço de construção da Jornada de Lutas da Juventude, apresentando diversas bandeiras de lutas com clareza para a sociedade, canalizando a força do povo nas ruas pelo Passe Livre e as Reformas profundas e democráticas.

É com este espírito combativo que nós da União da Juventude Socialista e o movimento Vem Pra Rua apresentamos o nome da estudante da Escola Técnica Oscar Tenório, Barbara Melo, candidata a presidência da UBES. Forjada no forno mais quente da luta política brasileira na atualidade, a cidade do Rio de Janeiro, Barbara preside a Associação Municipal de Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (AMES-Rio), e poderá – junto com os milhões de estudantes – empreender um movimento radical que transforme profundamente a realidade da escola brasileira!

Para além do desafio que é o congresso da UBES, teremos mais duas grandes batalhas neste semestre, o 18º festival Mundial de Juventude e Estudantes e o I Encontro de Jovens Feministas da UJS.

O Festival Mundial das Juventudes Democráticas – FMJD, que ocorrerá de 7 a 13 de dezembro, é o maior palco da juventude em todo o mundo da luta anti-imperialista. Precisamos organizar uma grande delegação brasileira rumo ao Equador.

Por fim, reafirmamos a mobilização do I Encontro de Jovens Feministas da UJS e convocamos toda nossa militância a construir esse debate na nossa organização. O machismo tem raízes culturais tão profundas na sociedade brasileira, que se reproduz mesmo em espaços mais avançados como nas nossas fileiras. Ampliar a compreensão coletiva, de homens e mulheres da UJS, de que construir o socialismo é acabar com a exploração do homem pelo homem, mas também romper com as amarras que tiram a autonomia das mulheres decidir sobre suas vidas, que as subestima na relação trabalhista e as privam dos espaços públicos.

Estão renovados os desafios que encerrarão nosso longo ano de 2013. Vamos com muito ânimo, unidade e sangue quente construir o Brasil dos nossos sonhos!

Direção Nacional, 13 de Novembro de 2013

Nenhum comentário:

Utilizadores Online