sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Seminário: desmilitarização e rolezinhos serão pautas durante os debates

11jan2014---usuarios-do-facebook-marcaram-um-rolezinho-no-shopping-itaquera-na-tarde-deste-sabado-11-o-shopping-reforcou-a-seguranca-e-pediu-apoio-a-policia-militar-lojas-
A União da Juventude Socialista organiza seu Seminário Preparatório para o 17° Congresso da entidade. O evento contará com fortes debates e grandes presenças. Entre essas, duas valem destaque, devido às várias notícias sobre violência contra a juventude da periferia que acompanhamos periodicamente. São elas: “Genocídio da Juventude e Desmilitarização da Polícia” e também, “Do Aumento das Passagens ao ‘Rolezinho’: a luta por cidades mais humanas”.

A polícia militar brasileira segue um modelo anacrônico de segurança pública que favorece abordagens violentas com desrespeito aos direitos básicos do cidadão, é preciso exigir medidas concretas contra a repressão e as ações desproporcionais dessa classe contra a população, em especial, contra os jovens e a periferia.

Os “rolezinhos” que invadiram as redes sociais nos últimos dias apontam a necessidade da discussão sobre o preconceito social que nega o acesso aos jovens da periferia e quando esse jovem ocupa esses espaços( no caso, os shoppings), ele é reprimido, na grande maioria das vezes, de forma violenta. Fato que aconteceu com Vinicius Andrade, um dos astros do “rolezinho” que ostenta o número de 85 mil seguidores em sua página do Facebook.

“Quando organizamos o ‘rolezinho’ no Shopping Itaquera os ‘coxas’ não respeitaram nem as meninas que foram até lá. Violência foi pouco. Tapa na cara, cassetetes e xingamentos. Quem passava tomava e ouvia: vai sua piranha”, conta.

Atuação semelhante a que vimos nas manifestações que ganharam as ruas do país desde junho, que contaram com os episódios de violência e repressão na ação da Polícia Militar. Não dá mais para admitir uma polícia que carrega consigo o DNA da ditadura.

O assassinato covarde e gratuito do jovem secundarista, Douglas Rodrigues, pela Polícia Militar do Governo de São Paulo; o desaparecimento do pedreiro carioca Amarildo de Souza em julho do ano passado; a violência policial contra professores na Câmara dos Vereadores do Rio; mais de 600 mortos em maio de 2006 em uma série de ataques na Baixada Santista; 111 presos assassinados durante o Massacre do Carandiru.

Sem a desmilitarização, não é possível iniciar a construção de uma nova cultura policial conformada às exigências do Estado Democrático de Direito. A estrutura desta instituição não possui condições, pela sua própria formação e filosofia, de enfrentar situações dentro de parâmetros democráticos.

Formação das mesas:
Genocídio da Juventude e Desmilitarização da Polícia
Douglas Belchior (professor e ativista social, militante do Movimento Negro, Movimento de cursinhos comunitários)
Coronel Adilson Paes (estudioso do tema da violência policial)

Do Aumento das Passagens ao ‘Rolezinho’: a luta por cidades mais humanas
Nádia Campeão (vice-prefeita de São Paulo)
Netinho (Secretaria de Promoção de Igualdade Racial)
Vinicius (um dos protagonistas do ‘rolezinho’)

Endereço:
Rua Apeninos, 267 – auditório. Vai lá! Se não puder ir, não tem problema, todo o seminário será transmitido ao vivo via internet.

Acompanhe!

Por Natalia Padalko

Nenhum comentário:

Utilizadores Online