terça-feira, 3 de junho de 2014

VEJA COMO FORAM OS CONGRESSOS MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL DA UJS


    O mês de maio foi marcado por uma série de Congressos da União da Juventude Socialista, onde muitos jovens abandonaram o conformismo e a inercia para debater sobre pautas que visam melhorias e respostas para nossa juventude e todos os cidadãos brasileiros. Aqui na cidade, o congresso ocorreu no dia 10/05 e contou com mais de 100 jovens de muitas escolas e universidades expondo seus pontos de vista sobre assuntos diversos e visando prioridades máximas para a cidade como a Criação de um Plano Municipal de Assistência Estudantil (para os universitários), mais espaços de lazer para a juventude e até mesmo a retomada da entidade estudantil de Petrópolis. O congresso municipal contou com a presença de Daniel Ilescu, presidente Estadual da UJS pelo Rio de Janeiro, também ex-presidente da UNE, que esse ano é candidato a deputado estadual pelo PCdoB. Foi eleito o jovem Wesley Diniz para a Presidência da UJS Petrópolis e os jovens Brenda Braga, Caio Morelli, Carol Chiavazzoli, Cristiane Monteiro, Felipe Zuculoto, Gabriela Noel, Jéssica, Jully Carvalho, Luiz Felipe (Hadesh), Lyvia Leite, Marcelo Moraes (Durango Kid), Matheus Teixeira, Nathan Gomes, Rafael Calami, Romário Portilho, Rosângela Osaka, Thayane Aline, Victor Hugo Amaral (Karuzo), Victória Guerra, Vitoria Bitencour, Yan França para a direção da UJS Petrópolis nos próximos 2 anos.

Direção da UJS Petrópolis Eleita


12º CONGRESSO ESTADUAL
    
    Também participamos do 12° Congresso Estadual da UJS no Rio de Janeiro que aconteceu nos dias 16 e 17 de maio na Universidade Estadual do Rio de Janeiro com muitas oficinas e debates sobre Saúde Pública, Jovens Mulheres, Cultura e tantos outros que concederam a UJS do Rio de Janeiro novas estimativas e compromissos daqui em diante. Daniel Iliescu foi eleito como presidente Estadual da UJS no Rio de Janeiro, além é claro de duas presenças fundamentais para entendermos as perspectivas do nosso Estado para o próximo período, Lindberg Farias senador pelo Partido dos Trabalhadores e candidato a governador do Rio. E da nossa deputada federal Jandira Feghali enumerando quais são os principais pontos a serem questionados no Rio de Janeiro e no Brasil.

17º CONGRESSO NACIONAL
    Já do dia 22 de maio, ao dia 25, foram reunidos em Brasília cerca de 3.000 jovens no 17° Congresso Nacional da UJS, que debateram temas importantes, como a luta pela educação de qualidade como prioridade máxima em nossa organização. Outros assuntos que ganharam ainda mais força na pauta da UJS foram o combate ao racismo e ao extermínio da juventude negra, a reforma política, a democratização da mídia, o combate ao machismo e à homofobia. Lutas fortes que foram evidenciadas em todo o congresso com diversas formas de protestos, como beijaços. 
Tivemos a honra de receber Dilma Rousseff no maior congresso da UJS da história, para ouvir nossas pautas e receber com toda força nosso apoio nas eleições de 2014 e mostrar que a juventude está sim preparada para participar das decisões políticas do nosso país, uma eleição que contará com muitos jovens conscientes dando pela primeira vez, uma contribuição enorme para o futuro do povo brasileiro: O voto. 

A desmilitarização da polícia militar é um dos debates que a UJS enfatiza por desrespeitar o direito da juventude que é a maior vitima da violência e do descaso social do sistema capitalista. Onde não se pode deixar que agendas que criminalizam a juventude como a tentativa no código civil de redução da maioridade penal sigam adiante. Por isso, somos a juventude que quer a desmilitarização da polícia já!
 E se Amar e Mudar a Política é essencial, defendemos a participação na Campanha do Plebiscito Popular pela realização de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva para debater essa profunda Reforma Política, junto do conjunto dos movimentos sociais e a alternância de gênero na lista de votação, para ampliar radicalmente a participação das mulheres na política. 
Além disso A juventude socialista aprovou o seu 17º Congresso a sua incorporação à campanha “Para expressar a liberdade!”, que busca coletar 1 milhão e meio de assinaturas para o projeto de Lei de Iniciativa Popular por uma mídia democrática. Já que hoje, não temos voz através dos meios de comunicação de massa onde deveríamos falar a realidade do país e do mundo. A mídia não fala por nós, não interage para uma sociedade mais igualitária e não atende as necessidades para alcançarmos as demandas da juventude. 


   Muitos foram os convidados nesse 17° Congresso, ex-presidentes da UJS, representantes de diversas entidades estudantis, a deputada federal Camila Vallejo líder do movimento estudantil no Chile. E agora o amazonense Renan Macaxeira, ex-diretor da UNE, que morou em Cuba e conheceu 28 países do mundo como representante da Organização Latino Americana e Caribenha dos Estudantes (OCLAE) é nosso novo Presidente da UJS. Ele evidencia bastante o quanto a juventude influencia para as decisões do país e o quanto é importante sermos ouvidos e respeitados.

Renan (de amarelo) Presidente Eleito

São 30 anos na luta e estamos prontos para tantos outros, e você? Quer nos ajudar a mudar as coisas? Filie-se a UJS e venha mudar com a gente! 

União da Juventude Socialista, há 30 anos Amando e Mudando as Coisas.


VEJA FOTOS DO CONGRESSO MUNICIPAL
Álbum no FACE

VEJA FOTOS DO CONGRESSO ESTADUAL

VEJA FOTOS DO CONGRESSO NACIONAL

Nenhum comentário:

Utilizadores Online