domingo, 15 de maio de 2016

VEM LUTAR MENINA!

Por Catharina Guimarães (Presidenta do Grêmio Estudantil do Liceu)

O movimento feminino, apesar da crescente mobilização dos últimos tempos, não começou ontem. Desde que o mundo é mundo as mulheres anseiam pela liberdade e igualdade. E essa luta necessária na construção de um novo mundo, cada vez vem ganhando mais força e consequência. A partir do momento em que as mulheres começaram a se organizar, algumas conquistas para o movimento feminista foram possíveis! No entanto, não nos basta! Para nós, a luta por um mundo livre do machismo faz-se mais atual do que nunca!

Quando a mulher exige seus direitos, ela é considerada uma ameaça a nossa sociedade conservadora e naturalmente machista. Mas, na verdade, a essência da nossa luta é justamente por um mundo melhor. Lutamos por uma sociedade justa, onde a mulher tenha os mesmos direitos dos homens, onde seja vista como igual e não como um ser inferior. Não compactuamos com a perpetuação da imagem de "sexo frágil"! A mulher que luta, incomoda. Isso acontece porque, dentro do sistema capitalista, não existe espaço para nossa voz. Fomos ensinadas desde sempre a abaixar a cabeça e aceitar o "status quo".

Estamos passando por uma grave crise econômica-política no mundo, causada por esse mesmo sistema capitalista que produz todos os tipos de opressões e injustiças sociais. E é nesse momento que, entre outras contradições, fica mais evidente a presença do machismo em nossa sociedade e no Brasil. Para muitos, lugar de mulher é na cozinha e não sendo presidenta de um país! Nós, achamos ao contrário, e defendemos que lugar de mulher é onde ela quiser. Somos muitas!

O machismo mata, o movimento feminino liberta. Se não lutarmos por nós mesmas, quem mais lutará?

PARTICIPE DO 8º CONGRESSO MUNICIPAL DA UJS PETRÓPOLIS

DIA: 21/05 (Sábado) a partir das 13:00 horas
Local: Escola Municipal Professora Maria Campos (ANTIGO LICEU CAMPUS 2)
VEJA O EVENTO NO FACEBOOK: www.facebook.com/events/496775677175854/

Nenhum comentário:

Utilizadores Online