quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mesmo sem a participação da APE estudantes Petropolitanos participam do 13 CONEB da UNE junto a UJS Petropolis


Com o fim do encontro de entidades de base, estudantes prometem muita pressão sobre o governo pelo aprofundamento das mudanças.

Mesmo sem a participação da APE (Assocoação Petropolitana de Estudantes) estudantes petropolitanos com a ajuda da UJS Petropolis juntaram se a cerca de 5 mil estudantes de todo o país estiveram reunidos nos últimos dias no Rio de Janeiro na 13ª edição do Conselho Nacional de Entidades de Base da União Nacional dos Estudantes (CONEB) da UNE. Apoiado no tema “Nas ruas de hoje o Brasil de amanhã”, o evento teve seu encerramento marcado por um ato que convocou grandes mobilizações para o mês de março. Na plenária que definiu o posicionamento da entidade durante o primeiro período de governo Dilma, ficaram estabelecidas como principais reivindicações a destinação de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação nos da UJS Petropolis esperamos que a APE reassuma sua postura de lutas e participe destas mobilizações,conclamada pela entidade de maior representatividade dos estudantes(UNE).

Segundo o presidente da UNE, Augusto Chagas, os estudantes irão iniciar uma intensa campanha para que essas bandeiras de luta sejam absorvidas pelo novo Plano Nacional de Educação. O cenário se esboça de maneira favorável, já que a juventude conta com o apoio de entidades como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Reforçam esse time os parlamentares Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), Fátima Bezerra (PT-RN), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Protógenes de Queiroz (PCdoB-SP), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Fátima Cleide (PT-RO) e Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Apesar dos holofotes direcionados majoritariamente à destinação de verbas para a Educação, o CONEB contou com outros enfoques importantes. A ampliação do acesso ao ensino público superior, a regulamentação da assistência estudantil e do ensino privado, as políticas afirmativas, a luta contra o racismo, a sustentabilidade e a questão agrária também permearam os debates. Vale destacar ainda a participação dos membros do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) – entre eles o presidente nacional da UJS, André Tokarski -, que trataram da realização da 2ª Conferência Nacional de Juventude, prevista para o segundo semestre de 2011

Nenhum comentário:

Utilizadores Online