terça-feira, 28 de junho de 2011

Igor Mayworm é eleito presidente da UEE-RJ


O estudante de História Igor Mayworm, da UJS, foi eleito no dia 26 para a presidência da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ). O 16º congresso da entidade começou no dia 23, em Volta Redonda, e reuniu cerca de 500 universitários.

A chapa Movimento Estudantil Unificado para Desenvolver o Rio de Janeiro, que reuniu UJS, CNB, DS, Mudança, PDT e PSB, recebeu 238 votos. Outras três chapas foram apresentadas: Levante, vamos à luta, do PSOL, que teve 19 votos; UEE para lutar, do PCR e Refazendo, com 17 votos; e a quarta – Chapa de Aço – não teve nenhum voto.

Para Flávia Calé, que deixou a presidência da UEE-RJ, “o congresso foi vitorioso pela qualidade dos debates, pelo êxito na infra-estrutura montada para receber os estudantes e, principalmente, por contar com diversas forças políticas que atuam no movimento estudantil”. Segundo Flávia, isso fortalece a entidade e mostra sua amplitude, elevando o papel da UEE-RJ e sua atuação entre os estudantes universitários.

Segundo o novo presidente, Igor Mayworm, o grande congresso coroou uma gestão vitoriosa, que conquistou a meia-passagem para os universitários bolsistas do ProUni e do sistema de cotas das universidades públicas na cidade do Rio e a reserva da vagas na UFRJ.

“Os estudantes viram que quando a gente se organiza e luta é possível conquistar e é isso que faremos nesta nova gestão”, declara Igor, que pretende buscar a aprovação da meia passagem em todo o Estado do Rio: “O alto valor das passagens é o grande empecilho para a continuidade do estudante na universidade, principalmente para os que moram no Interior e outras regiões”.

Segundo Mayworm, “o objetivo também é fazer com que as universidades públicas do Rio de Janeiro também cresçam e se interiorizem. Para isso, diz que é fundamental a aplicação de 6% do orçamento para as universidades estaduais – UERJ, UENF e UEZO – como determina a Constituição estadual, mas seguidamente desrespeitada pelos governos”.

“No próximo biênio, teremos também os desafios de realizar o primeiro encontro de Cotistas e Prounistas e a III Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UEE-RJ. Para aprovar toda essa pauta e preparar a nossa entidade, vamos realizar já na volta do congresso da UNE um encontro com toda a direção da UEE, convocando ainda os DCEs e DAs para que também opinem e tragam sua contribuição. Sem dúvida, dessa forma, vamos fazer uma UEE ainda mais forte e garantir mais conquistas para os estudantes do Rio de Janeiro”, finaliza Mayworm.

Nenhum comentário:

Utilizadores Online