sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECH) no Brasil

Camila

Esta semana recebemos a visita de uma jovem de 23 anos que virou a síntese de uma geração de estudantes que batalham por uma educação gratuita e de qualidade, por um Chile mais justo e por um mundo melhor: Camila Vallejo.

Ela é a atual presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECH). Esbanja pulso firme ao responder perguntas para a imprensa sobre a problemática da educação em seu país e fala com convicção a respeito de uma grande unidade existente no Chile, quando explica o movimento da qual faz parte e que tem levado para as ruas, há mais de três meses, milhares de estudantes e trabalhadores.

Ver Camila e as manifestações da UNE e da UBES me fez lembrar dos meus anos de militância juvenil. Participar do movimento estudantil é uma experiência única e formadora. É um espaço de descobertas pessoais e políticas. Acontece em um momento da vida onde estamos construindo nossos valores. A experiência de um coletivo preocupado com grandes questões nos possibilita desenvolver um olhar para o mundo.

Ajudar a organizar um grande movimento é viver a construção da utopia. O desprendimento e a força da juventude modifica o estado das coisas. Quem teve a oportunidade de vivenciar mobilizações, sabe disso.

Camila é um símbolo, a liderança. Junto com ela milhares de jovens descobrem o mundo, a política e o sentido da luta pela transformação.

Nenhum comentário:

Utilizadores Online