quinta-feira, 28 de junho de 2012

Inscrições para o Prouni do 2º semestre estão abertas



Estão abertas a partir desta quinta-feira, 28, as inscrições de candidatos a bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) do governo federal. O período se estenderá até segunda-feira, 2 de julho. A oferta para este segundo semestre é de 90.311 bolsas — 52.487 integrais e 37.824 parciais (50% da mensalidade). As inscrições devem ser feitas pela internet, no site oficial do programa.

Entenda: o que é Prouni 
No processo do Prouni haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao se inscrever, o estudante pode fazer até duas opções de curso e de instituição. A primeira chamada será divulgada em 5 de julho e o candidato tem até o próximo dia 13 para comparecer à instituição de ensino em que vai estudar para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 20 de julho, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 26.

Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem pedir inclusão na lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. O período para manifestação de interesse na lista irá de 2 a 4 de agosto próximo. Ao fim desse prazo, a partir do dia 7 de agosto, serão feitas as convocações dos integrantes.
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa.

Além de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas e nota na redação que não seja zero, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.
Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br

Pronatec Aquidauana: inscrições abertas para cursos de qualificação


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está com as inscrições abertas com 2.958 vagas para estudantes da Rede Estadual de Ensino de 15 municípios, com apoio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Os interessados podem realizar suas inscrições pelo site www.pronatecms.com.br até às 18 horas do dia 1º de julho, no curso qualificação Profissional Técnica de nível médio. As vagas são destinadas a estudantes matriculados no 1º e 2º ano do ensino médio, ou na 1º fase do ensino médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos das escolas públicas estaduais. 

O Ensino Técnico será oferecido no Senai, Senac e escolas estaduais, nas cidades de: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dourados, Ivinhema, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas. 

O Pronatec tem como objetivo proporcionar capacitação profissional, de acordo com os projetos dos cursos técnicos aprovados pelo Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. 

Além das inscrições, o edital com mais informações poderá ser acessado pelo endereço eletrônico www.pronatecms.com.br

Fonte: www.aquidauananews.com

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ato Simbólico de Lavagem das escadarias da Câmara contra a Corrupção


Mais uma vez a União da Juventude Socialista (UJS) Petrópolis sai as ruas e assumindo o papel de vanguarda na luta em defesa dos Jovens, dos Trabalhadores, das Mulheres e de toda a população petropolitana. 

Na tarde do dia 12 (Terça-Feira) ao fim da sessão legislativa os vereadores foram surpreendidos, quando os jovens da UJS Petrópolis chegaram com palavras de ordem, cartazes, bandeiras e rostos pintados, para realizar um Ato Simbólico de Lavagem das Escadarias da Câmara de Vereadores da nossa cidade que está a cada dia mais distante do povo e que encontra-se envolvida em diversas denuncias de corrupção cuja qual pedimos a apuração das irregularidades.


“A UJS tem um histórico de luta política na cidade e na Câmara já promoveu diversas manifestações, sempre defendendo questões ligadas à juventude, independente do governo. Thiago França disse que a partir de agora a UJS irá promover manifestações com o objetivo de chamar a atenção da população para que vote em candidatos considerados ficha limpa e comprometidos com o desenvolvimento da cidade. “ 

Fotos do Ato:









A música invade as ruas de Petrópolis na 4ª edição do 'Solstício do Som'



Ele começou tímido, no verão de 2010/2011, mas em sua quarta edição, o Solstício do Som se fortalece como um evento independente, e de sucesso, diga-se de passagem, no cenário petropolitano. Hoje, começa mais uma edição, inverno 2012, do evento que leva ao público o que a cidade tem de melhor, cultura, com uma programação extensa e variada, que levará diversas manifestações artísticas ao alcance do público, sem qualquer custo, durante sete dias. O palco escolhido, para esta edição, foi a Praça da Liberdade e o encerramento, como sempre, acontece na Praça da Inconfidência, marco do início do evento.

Uma ideia de João Verleun e da cantora Bárbara Ribeiro inspirada no evento parisiense, o Solstício do Som imperial, digamos assim, foi realizado pela primeira vez no verão brasileiro de 2011, em a-penas um dia de evento, e marca o início das estações – verão, como o original, e inverno, pela cidade ser culturamente mais conhecida e atrativa nesse período. Nas duas primeiras edições – verão e inverno 2011 – o Solstício reuniu diversas atrações em um único dia de apresentações. Mas desde a terceira edição foi preciso montar uma programação mais extensa e com mais dias, devido a procura dos próprios artistas em participar. “Era muito pouco tempo para muitas bandas que queriam se apresentar”, explica Bárbara.

Por conta disso, os organizadores decidiram estender o evento com mais dias de atrações, encerrando a grande festa da música na data que marca o início da estação - esse ano o inverno inicia, de fato, no dia 20. “Vimos que tínhamos um volume muito grande de bandas que queriam mostrar o seu trabalho”, comenta João, que também lembra que um dos objetivos do evento é dar espaço para esses artistas. “Nós primamos por artistas que tenham músicas autorais que queiram apresentar seu trabalho”, completa Bárbara, que destaca a importância do trabalho autoral. “O que faz o diferencial do artista hoje em dia é ele ter sua própria criação”, diz.

Na programação deste ano, o público poderá conferir diversas bandas e grupos locais dos mais variados estilos – do samba ao rock, passando por forró, pop e blues. “Fizemos um calendário mais temático, na verdade com uma certa coerência musical. Tem o dia mais rock, outro pop, enfim, contemplamos todos os gêneros, sem restrição”, garante João. Durante todos os dias, entre um show e outro, os organizadores reservaram meia hora para quem quiser se manifestar culturalmente, seja declamando poesia, cantando, dançando, enfim, um espaço para quem quiser mostrar o que sabe fazer. “Amadores ou profissionais, a gente quer que as pessoas vão para as ruas e que se manifestem culturalmente. Pedimos que, se possível, nos avisem onde estarão até para colocarmos na programação do evento nas mídias sociais”, comenta Bárbara.

Nesta quarta edição, os organizadores fazem um balanço dos últimos eventos que a cada ano agrega mais artistas querendo participar e público interessado em fazer parte dessa festa. “No primeiro ano, no evento que criamos no facebook, de 100 a 200 pessoas confirmaram. Nesse mais de 600 pessoas já confirmaram que estarão lá, sem contar os que não confirmaram e vão, e ainda aqueles que passam na hora e param para ver”, diz Bárbara. O resultado é mostrar que a cidade pode sim fazer todo tipo de evento. “É o famoso combate do 'petropessimismo'. Provamos que a gente pode fazer alguma coisa nessa cidade”, afirma João e Bárbara completa: “O Solstício traz a possibilidade”.

Quem quiser participar, seja no palco ou na plateia, o  Solstício do Som 4 Inverno 2012 acontece de hoje a 19 de junho na Praça da Liberdade e no dia 20, quando acontece o encerramento, chega a Praça da Inconfidência

PROGRAMAÇÃO - Praça da Liberdade

14 de junho / Quinta-feira

18:00 = Backlight
19:30 = Pulse
21:00 = Banda Fábrica

15 de junho / Sexta-feira

18:00 = Bernardo Passos
19:15 = Trio Dona Flô
20:30 = Tribo de Gonzaga
+ D'NA - Academia de Dança

16 de junho / Sábado

16:00 = Upside Down
17:15 = Controle
18:30 = Carols
19:45 = Electric Goat Combo
21:00 = Maurício Lago

17 de junho / Domingo

14:00 = Taruíra
16:00 = Trio Dubrá
17:15 = Toni Brissom
18:30 = Batuque de Viola
19:45 = Sob Efeito
21:00 = Daniel Ilê
+ Curta metragens Cinema360°
+ Confraria da Poesia Informal

18 de junho / Segunda-feira

17:00 = Câimbra
18:20 = Serra Velha Quarteto
19:40 = Jassambô
21:00 = Onibluesband
+ Curta metragens Cinema360°

19 de junho / Terça-feira
17:00 = Fog Session
18:20 = Memphis Belle
19:40 = Voodoo Soup
21:00 = Gus Monsanto e Banda


20 de junho / Quarta-feira
Artistas fazendo intervenções por toda a cidade durante o dia.

17:00 - Bloco Finin d'Tu na Praça Dom Pedro - Cortejo até a Praça da Inconfidência.
18:00 - (PRAÇA DA INCONFIDÊNCIA)
- Gotam c.r.u.

Encerramento - Jam Session

Festival de Inverno de Petrópolis chega a 12ª edição

A ópera Così Fan Tutte, o balé Don Quixote, o sexteto argentino Escalandrum com o show Piazzola Plays Piazzolla, liderado pelo baterista Daniel "Pipi" Piazzolla, neto do grande Astor Piazzolla, e a peça infantil Barbeiro de Ervilha são algumas das atrações que acontecerão em espaços culturais da cidade serrana.


A 12º edição do Festival de Inverno de Petrópolis começa oficialmente, este ano, no dia 6 de julho e vai até o dia 15 de julho com programação imperdível.


A Dell’Arte Soluções Culturais – pioneira na implantação de eventos deste porte no Estado do Rio de Janeiro – a Stretto Eventos e Serviços Artísticos e a Sociedade Artística Villa-Lobos - levarão para a região grandes expoentes brasileiros e estrangeiros da música clássica e barroca, ópera, jazz, mpb, corais, teatro, palestras, programação infantil, cinema, balé, além de jovens e promissores talentos, com ênfase na música clássica.


A presidente da Dell’Arte, Myrian Dauelsberg orgulha-se do festival e diz se sentir "muito honrada por ter recebido este ano o Prêmio Maestro Guerra Peixe, em Petrópolis, por Notório Reconhecimento". E acrescenta: "Mais do que nunca tenho o compromisso e, consequentemente, a responsabilidade de apresentar um festival de qualidade, o que a Dell'Arte vem fazendo questão de por em prática durante todos esses anos".


Mantendo a tradição, a Abertura de Gala acontecerá na Catedral São Pedro de Alcântara, no dia 6 de julho, às 20h, com a apresentação inédita do jovem premiado organista alemão Christian Shimitt que será acompanhado pelo Coral dos Canarinhos de Petrópolis, em participação especial. Shimitt é atualmente o organista oficial da capela de Freiburg, na Alemanha. O Coral dos Canarinhos de Petrópolis, com quase 70 anos de existência, terá regência do maestro Marco Aurélio Lischt, ex-canarinho e a frente do grupo há mais de dez anos.


Durante o evento, que será realizado em locais diferentes de Petrópolis, o público terá a aportunidade de assistir a dezenas de apresentações musicais e artísticas, a exemplo de Jorge Aragão, no dia 6 de julho; do balé Don Quixote, de Miguel de Cervantes, com a Cia Brasileira de Ballet, adaptado por Jorge Teixera com coreografia de Márius Petipá, trazendo algumas das cenas mais vibrantes e envolventes do 1º e 3º ato do balé completo, no dia 7 de julho; da peça infanto-juvenil sucesso de público e críticas, Barbeiro de Ervilha, com direção de Daniel Herz e adaptação de Vanessa Dantas, uma comédia musical, adaptada da ópera cômica italiana “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioacchino Rossini com libreto de Cesare Sterbini, no dia 8 de julho; da Música Barroca com o conjunto Quadro Antiquo no dia 11 de julho; no dia 13 de julho do sexteto argentino Escalandrum, liderado pelo baterista Daniel Piazzolla, neto do grande Astor Piazzolla, que apresenta-se em comemoração ao ano Piazzola, e da importantíssima ópera bufa Così Fan Tutte, de Wolfgang Amadeus Mozart, no dia 14 de julho, com orquestra tocando no fosso do Theatro D. Pedro, um espetáculo que contará com a participação de 12 solistas, coro e orquestra sinfônica da UFRJ.


Outras atrações que valem a pena ser conferidas são as que acontecerão no Palácio de Cristal: o Cristal Jazz, como o próprio nome diz, trará o melhor do jazz, como a cantora carioca Taryn, em um Tributo às Divas do Jazz, com o show intitulado Negro Blue, dia 11 de julho. Suas interpretações vigorosas vão desde o jazz, blues, soul, até o rock´n roll e a MPB. Outro show imperdível é o da cantora holandesa Martie Rikhof com Marco Amorim Trio, dia 13 de julho.


Os concertos à Luz de Velas, que acontecerão na Sala da Batalha no Museu Imperial, sempre às 18h, também estão na programação. No dia 7 julho, entram em cena o pianista Sérgio Monteiro e a violonista Gabriela Queiroz. Sérgio foi convidado para tocar na abertura do Festival Martha Argerich com a Filarmônica de Buenos Aires conduzida por Charles Dutoit, onde foi ovacionado durante 20 minutos no Teatro Colón. No dia 13 é a vez dos impressionantes Nicolas Koeckert, no violino (Brasil-Alemanha) e Kristina Miller, no piano (Rússia). Alemão-brasileiro, Nicolas, desde setembro de 2011 é professor de violino do Konservatorium Wien Privatuniversität na Áustria. Kristina ganhou vários prêmios e venceu concursos, incluindo o Concurso Internacional de piano de Berlim e da competição Internacional St. Petersburg. No Dia 14 o fenômeno da web John Blanch Trio, liderado pelo pianista John Blanch, entra em cena. Blanch terminou seu primeiro ano no Conservatório de Paris com altas honras de um júri unânime.


Para quem curte novos sons e tem curiosidade em saber que bandas despontam no atual cenário musical, a dica é ir até o Theatro D. Pedro e assistir - ao lado de fora - os espetáculos em sua escadaria. Os shows prometem fazer o público dançar e se esquentar nas noites frias do inverno de Petrópolis. No dia 7 de julho, quem inaugura os degraus no festival deste ano é o grupo JPG - liderado pelo vocalista e guitarrista João Ramalho, filho de dois grandes da música brasileira, o cantor e compositor Zé Ramalho e Amelinha. As músicas são executadas por apenas dois violões e um instrumento percussivo ímpar, chamado cajón. No dia seguinte, 8 de julho, o quinteto carioca Nova Lapa Jazz pretende democratizar o jazz na rua. No dia 13 de julho, a genial Orquestra Voadora, que ganhou vida a partir do encontro de músicos do carnaval de rua do Rio, vai combinar ritmos, estilos e timbres, numa músicalidade espontânea e vibrante, tocando os tradicionais sambas e marchinhas. Dia 14 de julho, a Orquestra Afrobeat Abayomi, da Nigéria significa encontro feliz, promete que fará juz ao próprio nome.


Outras atrações importantes do festival são as palestras e os filmes. Os amantes de Shakespeare terão a oportunidade de assistir, no Auditório do Museu Imperial, dia 7 de julho os comentários do especialista Mário Willmersdorf Jr. sobre a obra Romeu e Julieta. No Centro de Cultura Raul de Leoni, dia 15 de julho, o destaque vai para a comédia musical Os Guarda-Chuvas do Amor (Les parapluies de Cherbourg), dirigido por Jacques Demy e estrelado por Catherine Deneuve e Nino Castelnuovo.


Os aficionados pelo jazz (dentro de um ambiente mais intimista) e pelas românticas canções francesas têm encontro marcado dias 7 e 9 de julho, no Restaurante Igualite. Dia 7, entra em cena o trompetista alemão Uli Beckerhoff e convidados tocando jazz. Dia 9, Mariano Trio apresentará o show “Blues and Some news”.


Entre os principais palcos do 12º Festival Internacional de Inverno de Petrópolis, destacam-se: Abertura na Catedral de São Pedro de Alcântara ; show no Clube Petropolitano ; Concertos ao Meio-Dia e a Luz de Velas na Sala da Batalha no Museu Imperial; Theatro D. Pedro e shows em sua escadaria; palestras sobre música clássica com especialistas no Museu Imperial; série Cristal Jazz no Palácio de Cristal; Chás Musicais e happy hours no Hotel Solar do Império,filmes no Centro de Cultura Raul de Leoni, além do já consagrado Festival vai a Praça na Praça da Liberdade.


O Festival de Inverno da Dell’Arte tornou-se uma tradição em Petrópolis, com repercussão no Brasil e na América do Sul. Além de mobilizar a população local e as redondezas, gera um grande movimento de turistas que normalmente lotam hotéis, pousadas e restaurantes durante todo o período do festival.


Os ingressos são todos a preços populares, mas muitos espetáculos têm entrada franca mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais dos eventos e boa parte deles é destinada aos jovens, proporcionando-os acesso às variadas formas de manifestação das artes.


Fonte: Tribuna de Petrópolis - www.e-tribuna.com.br

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Congresso da UJS define prioridades e reelege André Tokarski



Terminou ontem, domingo (10) o 16º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista (UJS). A última atividade foi a votação para eleger a diretoria da entidade, na qual foi reeleito o presidente André Tokasrki.

André Tokarski foi reeleito para mais um mandato como presidente
André é filiado à entidade desde os seus 13 anos e ficará por mais dois anos na presidencia. Em entrevista ao Vermelho ele avaliou que o Congresso foi extremamente vitorioso. “Reunimos mais de 100 mil militantes durante o processo de base e trouxemos para o Rio na plenária final 1100 delegados e 1700 participantes, que representaram todos os estados brasileiros”.

O jovem conta que além da grande participação, o Congresso chamou atenção também pelo caráter inovador, pois não ficou só nos debates políticos, foi realizado o 1º Festival de Cultura da UJS. Mas a parte política não ficou por menos, reunindo os temas e personalidades que analisaram o atual momento por que passa o Brasil e o mundo.


Desafios

Sobre os próximos desafios, Tokarski aponta como principal batalha a participação dos jovens socialistas nas eleições deste ano. “A UJS foi protagonista na conquista do direito de voto aos 16 anos e agora nosso desafio é fazer com os jovens sejam também votados”.

André lembra que mais de 100 militantes são candidatos no Brasil inteiro e a UJS pode ter a primeira prefeita de capital, a deputada federal Manuela D’Ávila, que pode se eleger em Porto Alegre.

Quanto ao resultado dos debates do Congresso da UJS, André aponta duas prioridades que serão enfrentadas pelos jovens no próximo período. “Analisamos que para o Brasil avançar ainda mais, é preciso vencer dois entraves: a oligarquia do setor financeiro e a oligarquia da velha mídia”.

Direitos da juventude

Além desta luta estratégica, o dirigente socialista explica que algumas pautas também vão entrar na ordem do dia dos jovens. “Vamos intensificar nossa luta por conquistas efetivas de direitos. Nesse sentido, é prioridade aprovar o Estatuto da Juventude, que está no Senado, garantir no Plano Nacional de Educação o investimento de 10% do PIB para o setor educacional e os 50% do fundo do Pré-sal também na educação”.

Por último, André diz que foi objeto de discussão no Congresso a violência crescente que tomou conta da juventude. Vamos realizar uma campanha contra a violência juvenil, que se tornou um problema crônico. Segundo dados do Ministério da Justiça, 90% das mortes por causa violenta ocorrem com jovens entre 15 e 29 anos”.

Prestígio

O Congresso da UJS mostrou o prestígio alcançado pela entidade. O ato político no sábado (9) reuniu personalidades da política e do movimento estudantil. Os jovens ocuparam o teatro da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) para ouvir os discursos do prefeito da cidade Eduardo Paes, do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, da deputada federal Manuela d’Ávila (PcdoB-RS), do senador Inácio Arruda (PcdoB-CE), entre outros, que defenderam a regulamentação da mídia.

Também participaram o ex-ministro Orlando Silva, a presidenta Manuela Braga, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes); Hanói Sanches, secretário geral da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD); Daniel Iliescu, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE);e André Tokarski, presidente nacional da UJS.

Manuela Braga iniciou o ato parabenizando o resultado positivo do Congresso e os jovens militantes presentes, citando a importância da ter aprovado a participação 50% de mulheres em sua direção nacional, bem como a necessidade de buscar a igualdade na distribuição de vagas do sistema educacional brasileiro.

“Lutamos pela construção de um novo Brasil, um país de todos, um Brasil que possamos dizer que temos uma escola conectada, por isso, lutamos para que haja 10% do PIB [Produto Interno Bruto] na educação, para que todos tenham direito a um estudo digno e de qualidade”, declarou Manuela Braga.

A atuação dos movimentos secundaristas e universitários, e a força da mulher brasileira foram elogiadas por Hanói Sanches, secretário-geral de Cuba, que falou da luta do jovem para construir o socialismo: “Nós temos que condenar o imperialismo, para defender todos os outros ideais. Vivemos em uma organização que quer um mundo melhor. Os problemas da América Latina, Caribe o resto do mundo são a desigualdade social, consequência do Imperialismo. Estamos conscientes que se esta juventude continuar lutando, indo às ruas, poderá combater esse sistema.”

Hanói, ao finalizar seu discurso, entregou uma medalha da União da Juventude Comunista de Cuba(UJC), comemorativa aos 50 anos da UJC, a André Tokarski.

Ataques

Com relação às pressões que os estudantes sofrem por parte do PIG [Partido da Imprensa Golpista], o presidente da UNE, Daniel Iliescu, enfatizou que a entidade se manterá forte, tal como se manteve na ditadura e resistirá à pressão.

“Assim como vários jovens de outras gerações deram suas vidas para honrar a luta pelo nosso país, assim faremos, não nos intimidaremos, vamos continuar na luta pelo desenvolvimento da educação e caminhar rumo ao Brasil sustentável. Não há sustentabilidade nos marcos do capitalismo.”.

Os ataques da oposição e da mídia foram o foco da pronúncia do ex-presidente da UJS e ex ministro dos esportes, Orlando Silva. Ele fez um resgate de quando foi destituído do cargo, e lembrou que se emocionou ao ver a atuação dos jovens da UJS em sua defesa, que na ocasião, usaram a foto do então ministro dos Esportes, como um avatar em suas redes sociais, “Naquele dia eu chorei, pois vi que meus companheiros de luta continuavam do meu lado”, relembrou Orlando.

Orlando também mencionou os valores defendidos que a UJS defende: “Nossa vontade é construir o socialismo do século 21. Acreditamos que socialismo é valorizar o homem, a mulher, defender a diversidade, democracia, liberdade e é possível sim ter uma sociedade com estes valores”.

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, foi mais um a parabenizar os jovens militantes, pelo espaço da mulher na entidade, e também a força estudantil.

“É difícil encontrar no mundo uma união nacional dos estudantes como a UNE, que congrega praticamente todas as correntes politicas mais representativas do país. Conseguimos manter essas organizações unidas, esse é um grande êxito da UJS, que entende que é preciso unir e ampliar forças politicas e sociais, para conquistarmos sucesso na transformação do nosso grande país. Temos orgulho de participar, ouvir, discutir com vocês da UJS.”

Plataforma eleitoral

Já o prefeito do Rio de Janeiro, além de assinar a Plataforma Eleitoral proposta pela UJS, falou da importância que a cidade ganha ao sediar a Rio+20, a Copa do mundo e das Olímpiadas e da relação com a juventude. “A prefeitura do Rio deixou de ser um lugar isolado, principalmente com a juventude. Fazemos questão de ser exemplo para o mundo, do governo que respeita a integração entre a sociedade, para continuar renovando e construindo uma sociedade melhor.”

Manuela d’Ávila, uma das mais esperadas pelos jovens, contou sua vivência na UJS e o quanto a entidade é importante na sua carreira política. “Sei da força que tem o papel das lideranças da UJS. A UJS é a unidade do povo, porque divididos não ganhamos nada, mas quando lutamos juntos, somos apenas um, nos tornamos fortes e damos vida longa à nossa luta, a luta para que o mundo seja mais justo e para que as pessoas vivam em paz.”

Pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre, Manuela fez um resgate do quanto aprendeu com Orlando Silva, além de declarar sua felicidade ao ver que o auditório estava cheio de jovens, que assim como ela, acreditam em um futuro melhor para o nosso país.

Para encerrar o ato, André Torkarki pontuou as bandeiras e os desafios da entidade para os próximos anos, reforçando a importância da regulamentação da mídia.

"Queremos avançar muito mais nas conquistas que o povo brasileiro quer e pode construir. Precisamos que a bandeira da liberdade de expressão seja a cara da juventude. Não podemos nos conformar com a falta de democracia dos meios de comunicação. Existe uma organização onde a juventude pode falar, ser ouvida, levar sua opinião em conta, e essa é a UJS”, declarou Tokarski.

Fonte : www.vermelho.org.br

UJS reúne jovens de todos os estados e discute prioridades eleitorais



Qual o papel da entidade durante as eleições? No que a UJS pode ajudar para que a campanha eleitoral nos municípios tenha o peso da juventude? Essas e outras perguntas foram o enfoque de mais um grupo de discussão do 16º Congresso Nacional da UJS.
Em ano de eleição, com  destaque para o embate pelas prefeituras e câmaras municipais em outubro próximo, é de extrema importância para a UJS discutir qual será a participação da entidade nas campanhas eleitorais de 2012.Nesse sentido, a entidade organizou esta sexta-feira (08) um grupo de discussão específico para o tema.
Não é por acaso. Dos 135,8 milhões de eleitores brasileiros, 40,474 milhões são eleitores jovens. Isso quer dizer que mais de 25% do eleitorado tem entre 15 e 29 anos de idade. A juventude é a parcela da população que, definitivamente, pode influenciar os eleitores e fazer diferença no novo Brasil.
Esse dado, inclusive, corresponde a uma grande inovação na plataforma de ação da entidade. Com mais de 100 mil filiados, foi consenso na mesa a premissa de que não basta apenas apontar problemas, é preciso que a juventude formule, proponha e execute políticas públicas em todos os âmbitos da sociedade.
YannEvanovick, ex-presidente da UBES, Ticiane Alvarez, presidente da UJS no Rio Grande do Sul e Marcelo Gavião, ex-presidente da UBES e da UJS, conduziram o debate em questão e fazem parte da atual história da entidade. Todos são candidatos a vereadores. Além deles, Danilo Moreira, ex-secretário executivo
da Secretaria Nacional de Juventude, ex-presidente do Conselho Nacional de
Juventude e atual coordenador da Campanha de Manuela D`àvila para a prefeitura de Porto Alegre, esteve presente para promover uma reflexão pontual sobre o tema em questão.
Diagnóstico apresentado
Danilo Moreira apontou uma questão importante para as eleições municipais deste ano: é impossível ter uma receita de programa que tenha validade para toda e qualquer cidade. “Temos que compreender o município que vivemos, o município que iremos atuar. As alternativas para o Brasil crescer nasce de pequenas comunidades, de pequenos bairros. E eles não compõem uma mesma fórmula. Vocês jovens, devem estudar o município que irão votar”, analisou.
Yann foi mais além. Para ele, a UJS deve se organizar em toda sociedade e descobrir quais são os melhores instrumentos para levar as candidaturas às vitórias. “Precisamos organizar os dirigentes da UJS. Quantas lideranças juvenis vamos conseguir juntar para viabilizar as eleições. Nos aprimoramos e sabemos ganhar congressos importantes do movimento estudantil. Agora, as eleições são alvo extremamente novo para a UJS e temos que nos desafiar a não só ser os candidatos de voto difuso, mas ser a organização que tem voto amarrado.
Voto difuso e voto amarrado são termos usados  nas campanhas eleitorais para diferenciar quais zonas são de interesse coletivo e quais são de interesse individual. O voto difuso é o voto que vem da porta da escola, das redes sociais, das reuniões de massa. O voto amarrado é o voto de meta. “É um determinado conjunto, como grêmios e Centros Acadêmicos, que revela a quantidade de votos conseguidos”, explicou ainda Yann.
Titi, como é conhecida a candidata a vereadora por Porto Alegre, Ticiane Alvarez, explicou que Manuela D`ávila foi eleita em 2004 vereadora com apenas cinco jovens ajudando a campanha política. Depois, em 2006, para deputada federal, já tinha um contingente maior e conseguiu ser eleita com 282 mil votos.
“O que mudou de lá pra cá? Além de ser a deputada federal mais votada e a mulher mais votada em 2010, focamos na juventude e aprovamos inúmeras melhorias, como a Lei do Estágio.O que é importante, hoje,  é focar quais são as políticas que podemos pautar através de um olhar filho do século 21, que entende e sabe da necessidade de ter internet, de ter um sistema de saúde. Qual a contribuição que essa geração de jovens vai dar? Quais as políticas que devemos construir de acordo com a realidade de hoje? Devemos pensar e agir”, afirmou.
Por fim, Gavião, que foi presidente da UJS por duas gestões, pontuou que a entidade, hoje, precisa debater formas alternativas de criar sistemas eleitorais justos. “A nossa disputa é desigual mas ninguém tem a militância que nos temos. A nossa turma aprendeu a fazer campanha superando dificuldades. A cada ano ganhamos as batalhas dos congressos, mas não é fácil, nós temos que batalhar. O nosso projeto é coletivo, porque aqui só é vitorioso quem é coletivo, são candidaturas da UJS, não são candidaturas do Gavião, ou Tite ou Yann. Não temos os recursos que muito partido tem, mas temos coração e força de vontade”, ressaltou.

Fonte: UJS Nacional

Crise do Capitalismo é discutida no 16º Congresso da UJS


No dia 8 a mesa de debate do 16º Congresso Nacional da UJS, no Rio de Janeiro, estava lotada logo pela manhã, o objetivo era discutir sobre a crise mundial que o modelo capitalista enfrenta.

Com a presença de Ana Maria Prestes, Ricardo Abreu, Tititane Alves e LuisaLafeta – diretora de Relações Institucional da UNE, Maximiliem Sanches embaixador da Venezuela, Lindbergh Farias, senador do Rio de Janeiro e com a participação de delegações internacionais da Juventude da Venezuela, Cuba, Paraguai e Chile.

No debate, a pronúncia de Ricardo Abreu teve grande destaque quando ele citou que a crise capitalista é a crise do imperialismo contemporâneo, como uma forte proteção da mídia para distorcer a realidade que ocorre de fato nos país, além de ver a internet como uma forte arma para combater essa manipulação dos meios de comunicação.

“Nesse processo de crise do capitalismo, um novo elemento aparece com grande importância para fazer o contraponto às grandes mídias, que fazem a distorção da realidade, esse elemento é a internet, forma de divulgar e expandir as lutas e revoltas pelo mundo. Hoje a internet é uma trincheira muito importante para a construção e mobilização de movimentos pelo mundo.”

Ele ainda comentou sobre o avanço dos países latinos nessa transição: “As perspectivas de mudanças estão muito mais acesas na América Latina do que na Europa, onde a crise é muito grave. Os países com ideologias socialistas atualizadas, como Venezuela, Cuba e China,nesse momento estão acumulando forças.Hoje oque unifica as esquerdas e movimentos progressistas é a luta Anti-Imperialista, essa luta apresenta as contradições de forma unificada, mesmo que nesse campo hajatantas diferenças políticas.”

Já o venezuelano Maximiliem Sanches vê Hugo Chávez,que luta para impedir que o imperialismo americano domine a Venezuela, como uma referência política para muitas esquerdas:“A América para os norte-americanos está se desmantelando. Vivemos um momento crucial, no qual o acúmulo de força pela resistência nos países da América do Sul os fez dizer NÃO à proposta da “colonização” dos EUA.Hoje sabemos o papel importante dos governos progressistas de Lula, Dilma, Cristina, Chaves, Evo Morales, na América Latina.”

Maximiliemainda citou exemplos da crise que os espanhóis estão enfrentando e as medidas que o governo toma, mas que prejudica o trabalhador, medidas que devem ser debatidas: “Cerca de 50% dos jovens da Espanha estão desempregados. À procura de soluções, o governo retira benefícios de saúde, da área da educação, do meio urbano etc.”

E termina citando o quanto as mobilizações são importantes para mudar esse cenário: “Resistência nas ruas como fator principal de resistência nas politicas neoliberais do Brasil.”

Fonte: UJS Nacional

UJS discute políticas ambientais rumo à Rio+20

Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), o 16º Congresso Nacional da UJS debate temas que estarão presentes no encontro mundial.
Duas décadas se passaram desde a realização da Conferência das Nações Unidas sobre  Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida por Cúpula da Terra ou Rio 92. Daqui exatos cinco dias, no próximo 13 de junho, essa agenda socioambiental mundial voltará a receber seus holofotes no Rio de Janeiro, mesma cidade que recebe calorosamente, neste feriado de Corpus Christi,  o 16º Congresso Nacional da UJS.
O encontro mundial insere a longa tradição de reuniões anteriores da ONU sobre o tema, entre as quais estão as Conferências de 1972 em Estocolmo, Suécia, e de 2002, em Joanesburgo, África do Sul. A proposta da Rio+20 foi brasileira, com o objetivo de incorporar novos temas, além de se fazer um diagnóstico do que já foi realizado da Rio 92. A UJS, nesse sentido, não poderia estar fora dessa discussão e promoveu uma grande mesa de debate para expor suas reflexões e anseios a respeito da Rio+20.
Aldo Arantes, Secretário Nacional de Meio Ambiente do PCdoB e dirigente do Instituto Nacional de Pesquisas e Defesa do Meio Ambiente (INMA), abriu o evento e citou o trabalho do partido na questão ambiental, bem como os desafios da formulação depolíticas públicas neste setor, baseada na defesa do desenvolvimento sustentável.
Arantes apresentou a Política Ambiental do PCdoB, recentemente aprovada pela direção nacional do partido, e lançou um desafio para os militantes da UJS. “A principal bandeira a ser levantada pelo PCdoB será a do desenvolvimento sustentável, com soberania dos povos e a defesa soberana da Amazônia e das demais riquezas nacionais. Queremos também que nossa juventude apresente questões palpáveis para nosso projeto de nação. Queremos avançar nesse debate em todos os sentidos”.
A mesa contou ainda com a participação de Lucia Stumpf, ex-presidente da UNE e secretaria de Movimentos Sociais do PCdoB, e Rebeca Ribas, conselheira do Conselho Nacional de Juventude.

O meio ambiente e a crise do capitalismo

Lucia Stumpf falou sobre o forte desenvolvimento da elaboração ambientalista na UJS, aludindo aos debates ocorridos durante a tramitação do Código Florestal no Congresso Nacional, e reforçou a posição ideológica dos comunistas na questão ambiental:
“É importante lembrar sempre que a crise ambiental tem relação direta com o modelo de desenvolvimento capitalista, e neste sentido a luta ambiental não pode estar descolada da luta pela transformação da sociedade. É preciso construir um outro modelo de desenvolvimento que afirme a soberania dos estado e crie alternativas ao modelo de degradação ambiental.”
Rebeca Ribas ainda chamou a atenção para as três dimensões cruciais: econômica, social, e ambiental  que a questão envolve, além de incorporar ao debate a transversalidade entre meio ambiente, cultura e saúde. “Defender o meio ambiente é defender um estado tutor do desenvolvimento”, finalizou.

Fonte: UJS Nacional

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Assista ao vivo a transmissão do 16° Congresso


Você pode acompanhar as atividades do 16º Congresso Nacional da UJS pelo Link:

http://www.ustream.tv/recorded/23173779

Nota Oficial da UNE sobre a materia do jornal o globo do dia 8 de junho de 2012


“Não nos intimidaremos. Pelo contrário, ampliaremos nossa luta pela democratização da mídia, por uma educação para todos e por um Brasil mais justo”, afirma a nota
Não nos causa espanto o ataque arquitetado por parte da imprensa conservadora contra a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o conjunto dos movimentos sociais. Primeiro, foi a revista Veja. Agora, é pelas páginas do jornal O Globo que a microfonia da mídia golpista tenta nos atingir. A UNE é alvo porque participa da luta democrática para romper o monopólio que meia dúzia de famílias exerce sobre a comunicação no Brasil. A UNE está na mira porque demonstra a necessidade de imediata regulação das responsabilidades dos meios de comunicação.
É importante deixar claro, em respeito a todos os que acompanham a nossa trajetória de 75 anos de vida, que a UNE não cometeu irregularidades e não é alvo de investigações de nenhum tribunal de contas. Se, o pedido de investigação feito pelo procurador do ministério público junto ao TCU apontar qualquer equívoco em nossa prestação de contas, – não há provas de que tenha ocorrido- será fruto de imperícia técnica, mas nunca de má fé.
Sobre um ponto da matéria publicada nesta sexta-feira, dia 8 de junho, pelo jornal O Globo, cobramos responsabilidade na veiculação e análise das informações e esclarecemos que a compra de alguns itens de vestuário foram feitas para a construção de instalações (artes visuais) e para o figurino de peças de teatro, atividades da Bienal da UNE, o maior festival estudantil da América Latina.
Sobre a compra de bebidas alcóolicas é necessário esclarecer que os valores referentes a estes itens constavam em algumas notas fiscais, mas não foram contabilizados como parte dos gastos com o dinheiro público. Ou seja, a UNE não usou dinheiro público para pagar esses itens. A montagem de camarins e uma intervenção artística sobre a religiosidade afro-brasileira no qual se utilizava cachaça, búzios e velas foram comprada com o dinheiro privado da entidade.
Quanto a existência de notas fiscais supostamente irregulares, a UNE esclarece que o processo de contratação foi feito via pregão eletrônico, por meio da empresa “Terceiro Pregão”, especializada em licitações para o terceiro setor. A UNE cumpriu a sua parte contratual. Caso tenha ocorrido qualquer irregularidade por parte das empresas contratadas, a UNE apoia a investigação do ocorrido e a adoção de medidas legais cabíveis.
A União Nacional dos Estudantes participa das políticas de financiamento público a atividades culturais, esportivas e educacionais desde 1999, sempre cumprindo todas as exigências técnicas de seus convênios. Parte das nossas prestações de contas já estão aprovadas, sendo que algumas se encontram ainda em análise pelos órgãos responsáveis. A UNE reafirma seu compromisso de zelo com os recursos públicos e, se comprovado qualquer tipo de imperícia técnica em qualquer prestação de contas, compromete-se a saná-las de acordo com o que lei determina, inclusive, se for o caso, com a devolução de recursos. Dessa forma, a UNE reafirma também o seu compromisso com o Erário, honrando seus 75 anos de vida.
Infelizmente, para as poucas famílias que exercem o monopólio da comunicação no Brasil, ser verdade ou não é apenas um detalhe. O que importa, para eles, é a versão, sempre comprometida com os interesses das elites dominantes. A UNE já enfrentou batalhas piores contra estes mesmos personagens, por exemplo, durante a ditadura civil-militar. Esperamos que a Comissão da Verdade revele os responsáveis destas empresas pela cooperação com a tortura, o assassinato e outros crimes bárbaros cometidos pelo regime de exceção, assim como a luta contra a corrupção no Brasil revele as relações mantidas entre corruptores, como o bicheiro Carlinhos Cachoeira e os donos destas mesmas empresas.
Como não nos intimidamos no passado, não nos intimidaremos agora. Pelo contrário, ampliaremos nossa luta pela democratização da mídia, por uma educação para todos e por um Brasil mais justo.

União Nacional dos Estudantes
08 de junho de 2012

Debate chama a juventude para disputar o conceito de cultura


Uma das mesas de debate mais concorridas desta quinta-feira (07/05), primeiro dia do 16º Congresso Nacional da UJS, com a temática “Cultura da ética, da estética e da economia”, trouxe para o centro das discussões a reflexão sobre a juventude e o seu papel na “disputa do conceito de cultura”, como bem foi colocado por uma das convidadas, a professora Ivana Bentes.
“Estamos disputando o conceito de cultura que não é o que pensa a cultura como segmento, como a cereja do bolo. E se não fizermos essa disputa, vamos ficar reféns do conceito que está sendo dado pelo mercado”, avaliou Ivana.
E, para fortalecer essa disputa, na opinião dela, é necessário se pensar um movimento social da cultura transversal que possa juntar todos os segmentos. “Não dá mais para pensar que o ativismo politico se dá apenas das formas tradicionais. Se conseguirmos articular os novos movimentos com os movimentos que já estão aí a gente tem uma explosão no Brasil de um movimento articulado, esse movimento social da cultura”, pontuou.
Nessa batalha, “a cultura está no centro da luta de classes”, disse o coordenador do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE, Rafael Buda. Para ele, esse Congresso da UJS, que traz como tema “Nas redes e nas ruas”, é o momento da juventude criar propostas reais de articulação de redes. “O DCE, o DA, Os pontos de cultura, o Fora do Eixo, todos esses movimentos são redes. Temos então que saber como conectá-las e promover ações conjuntas”
Cultura para a luta
O criador do Programa Cultura Viva –que mudou a cara do fazer cultural no Brasil com a potencialização de Pontos de Cultura em todo o território nacional–, o historiador Célio Turino, citou o líder da Guerrilha do Araguaia, o lendário Osvaldão, que foi esquartejado pela ditadura militar, para contextualizar o que o movia a fazer a luta naqueles tempos. E provocou: O que faz o jovem hoje retomar essa vontade de lutar?
Para ele, a cultura. “O que nos move portanto na busca de uma utopia e de um horizonte emancipador mais adiante é a cultura. E a cultura é intangível, ele diz respeito a condutas a valores. É preciso estabelecer interlocuções de mãos duplas. O jovem pelo jovem. O índio pelo índio. Daí vem a rede de jovens cineastas indígenas. Hoje tudo é um processo unidirecional”, frisou.
Outro importante convidado que contribuiu para o debate é uma figura que fez parte do histórico Centro Popular de Cultura, o CPC, e esteve presente em praticamente todas as Bienais da UNE. O secretário de Políticas Culturais do Ministério Cultura, Sérgio Mamberti, citou Che Guevara –que um dia disse que sua atividade política era uma obra alicerçada na juventude–, e convocou: “Temos que ser sujeitos protagonistas deste projeto de desenvolvimento que leve em conta os valores culturais”.
Lembrando que este é um ano eleitoral, o coordenador do Coletivo Nacional de Cultura do PCdoB, Javier Alfaya, disse que é essencial colocar esse tema no centro. Ele, que é um dos fundadores da UJS e foi presidente da UNE, criticou o pensamento preponderante na sociedade e propôs uma inversão importante no sentido de pensar a educação como um processo mais amplo da cultura e não o contrário.
O 16º Congresso Nacional da UJS continua com atividades até domingo, dia 10/05, quando será aprovada uma resolução final e eleito o novo presidente e a nova diretoria.
Do Rio de Janeiro, Rafael Minoro
Fonte: UJS Nacional

Congresso da UJS começa com teatro e saudação a delegações estrangeiras


Teve início nesta quinta-feira (07/05), o 16º Congresso da União da Juventude Socialista, a maior organização do gênero no país, com mais de 100 mil filiados. Vindas de todas as regiões do Brasil, as delegações estaduais chegaram ao Rio de Janeiro, na Uerj, local onde ocorre o encontro, com a irreverência característica da UJS.
Palavras de ordem, gritos de mobilização, índios, negros, brancos, gays, lésbicas, funkeiros, roqueiros, atletas, nerds e artistas. Todos, socialistas, com vontade e disposição de mudar e fazer o novo Brasil.
Para juntar toda essa rede de diversidade, a Cia. Teatral Recortados e Remendados , de Salvador, na Bahia, costurou diversos fragmentos de canções populares em uma esquete cênica que abriu oficialmente o Congresso e o festival de Cultura da UJS. Tratando de temas como a violência contra a mulher, o preconceito, o jovem e o mundo do trabalho, o grupo soteropolitano ganhou aplausos efusivos do público.
A história do grupo também é merecedora de palmas. A companhia é formada por diversos estudantes de diferentes escolas públicas da capital baiana. Um recorta e cola da realidade brasileira na terra mais negra do Brasil.
Logo após, o presidente da UNE, Daniel Iliescu, fez uma saudação ao Congresso. “Essa é a juventude que dorme mais tarde e acorda mais cedo. Somos o batalhão de frente do processo revolucionário”, falou. Daniel também destacou o papel da juventude frente à crise do capitalismo. “Essa é uma oportunidade para pensarmos relações diferentes, elaborarmos um projeto de país com a nossa cara”, disse.
A presidente da UBES, Manuela Braga, também saudou os jovens de todo o Brasil que vieram participar do Congresso. “Parabéns a todos os que chegaram até aqui para juntos pensarmos esse novo Brasil pela perspectiva da juventude”, falou.
Já a presidente da ANPG, Luana Bonone, ressaltou a importância da participação dos UJS na conquista da democratização do acesso ao ensino superior e nas lutas em defesa de uma educação gratuita e de qualidade. “E vocês todos fazem parte desse novo Brasil que estamos vivendo”, frisou.
Nas ruas, nas redes, no mundo!
A portuguesa Debora Santos, da Juventude Comunista Portuguesa, leu em nome da delegação internacional que prestigia o Congresso da UJS, uma carta de saudação aos jovens brasileiros.
“Sabemos que depois deste momento coletivo a UJS e a juventude brasileira estarão em melhores condições de continuar a luta contra o imperialismo, avançando na construção de um país soberano e progressista, capaz de dar resposta aos sonhos do vosso povo”, discursou.
Participam do Congresso representantes de partidos e entidades de Cuba, Venezuela, Síria, Sudão, Moçambique, Panamá, Chile. Peru e Uruguai.
“Sabemos que o que une as nossas organizações vai muito além da língua. Em Portugal, temos a certeza que os trabalhadores, o povo e a juventude lutam e avançam na efetivação dos seus direitos. E é por isso que reafirmamos: Podem contar com a solidariedade da JCP para a luta que avança, pelo socialismo!”, finalizou sob aplausos a camarada portuguesa.
Plenário aprova mesa diretora e regimento
Para finalizar e dar início às atividades, o atual presidente nacional da UJS, André Tokarski, convocou a mesa diretora que irá dirigir o Congresso, que foi aprovada por aclamação unânime do plenário, assim como o regimento e as comissões eleitorais e de sistematização.
Do Rio de Janeiro, Rafael Minoro

Fonte: UJS Nacional

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Fotos da bancada da UJS Petrópolis no 16º Congresso Nacional da UJS

Chegada no Alojamento:


Plenária da UJS do Estado do Rio de Janeiro:


segunda-feira, 4 de junho de 2012

16º Congresso Nacional da UJS vem aí‏... Veja a Programação:


Contagem regressiva para a maior mobilização juvenil do país! Isso mesmo, no próximo dia 07 o Rio de Janeiro vai parar, os cariocas se preparam para receber o 16º Congresso Nacional da UJS!

Desde janeiro, após a plenária nacional da UJS, foi definida a temática do congresso, “#Nas redes e nas Ruas - lutando pelo Brasil de nossos sonhos”. Com discussões voltadas para esse tema, diversas cidades e todos os Estados do Brasil realizaram seus congressos, e agora de 07 a 10 de Junho, ocorrerá à etapa final do congresso da UJS.

UERJ e UFRJ recebem o 16º Congresso

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) são as universidades anfitriãs de todas as atividades do congresso.

Todos os debates e atividades relacionadas ao congresso ocorrerão na UERJ, na UFRJ serão alojados os todos os participantes do congresso.

Debates

A programação do congresso está recheada de importantes atrações, por exemplo, no debate de comunicação está confirmada a presença de Paulo Henrique Amorim, do blog Conversa Afiada e apresentador do programa Domingo Espetacular, da rede Record. Na mesa que discutirá a cultura brasileira participam a Dep. Federal Jandira Feghali, presidente da frente parlamentar de cultura, bem como Célio Turino, o idealizador do projeto de Pontos de Cultura do ministério da cultura.

O momento mais importante do congresso será no sábado (09) com a mesa “Nas redes e nas ruas, lutando pelo Brasil dos nossos sonhos”, que contará com a participação da presidenta Dilma Roussef, do governador do Estado, Sérgio Cabral, do prefeito da cidade Eduardo Paes, do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, além do ministro da educação, Aloízio Mercadante e da ciência e tecnologia,Marco Antonio Raupp. A mesa será mediada por André Tokarski, presidente nacional da UJS.

Quinta-feira 07 de junho de 2012

09h00 às 12h00 – Abertura do congresso
Direção da mesa: André Tokarski (presidente da UJS)
Local: Capela da UERJ

12h00 às 14h00 – Almoço
Local: R.U. da UERJ

14h00 às 15h00 – Festival de cultura #nasredesenasruas
Local:

15h00 às 17h00 – Debates das frentes de atuação 
Tema 1: Desafios da ciência básica e de ponta
Convidados: Olival Freire (professor da UFBA e do MCTI), Luciano Rezende (professor do IFE de Pádua), Arquimedes Cilone (MCTI)
Local: Auditório XX andar


Tema 2: Cultura da ética, da estética e da economia
Convidados: Célio Turino (idealizador dos Pontos de Cultura e ex-secretário do MinC), Sérgio Mambert (secretário do MinC), Celso Athayde (coordenador da CUFA), Ivana Bentes (professora da UFRJ), Jandira Feghali (deputada fedeal e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura) 
Local: Auditório XX andar


Tema 3: A Rio + 20 e a juventude 
Convidados: Aldo Arantes (Instituto Nacional de Pesquisas e Defesa do Meio Ambiente), Carlos Minc (deputado estadual e secretario de meio ambiente do estado do Rio de Janeiro), Lucia Stumpf (secretária de movimentos sociais do PCdoB)
Local: Auditório XX andar


Tema 4: Diversidade e tolerância para a juventude
Convidados: Olívia Santana (vereadora e ex-presidente da Unegro), Juremar de Oliveira (vice-presidente do conselho estadual de juventude da BA)
Local: Auditório XX andar


Tema 5: O legado social dos grandes eventos no Brasil 
Convidados: Wadson Ribeiro (ex-secretário executivo no ME), Joel Benin (Ministério do Esporte), Romário Galvão (secretário de esporte do Rio de Janeiro), Gustavo Petta (ex-presidente da UNE e ex-secretário de esporte de Campinas) 
Local: Auditório XX andar


Tema 6: Juventude e mundo do trabalho 
Convidados: Luisa Barbosa (doutora em sociologia do trabalho) Paulo Vinícius (diretor da CTB),  Igor Bruno (coordenador de juventude do Rio de Janeiro), 
Local: Auditório XX andar

17h00 às 18h00 – Festival de cultura #nasredesenasruas
Local:


18h00 às 20h00 – Grupos de discussão das frentes de atuação 
Tema 1: Movimento jovens cientistas
Provocador: Luana Bonone (presidente da ANPG)
Local: Auditório XX andar


Tema 2: Movimento cultural
Provocador: Rafael Buda (coordenador do CUCA) 
Local: Auditório XX andar


Tema 3: Movimento ambiental
Provocador: Karen Castelli (diretora de meio ambiente da UJS)
Local: Auditório XX andar


Tema 4: Jovens esportistas 
Provocador: João Hermínio (presidente da Frente Nacional de Torcedores)
Local: Auditório XX andar


Tema 5: Movimento Hip Hop 
Provocador: Durango Kid (diretor de Hip Hop da UJS)
Local: Auditório XX andar


Tema 6: Movimento LGBTT
Provocador: Thiago Franco (diretor de LGBT da UJS)
Local: Auditório XX andar


Tema 7: Movimento de mulheres 
Provocador: Paula Falbo (diretora de mulheres da UJS) 
Local: Auditório XX andar


Tema 8: Movimento negro 
Provocador: Giovanny Kley (diretor de combate ao racismo da UJS)
Local: Auditório XX andar

20h00 às 22h00 – Jantar
Local: R.U. da UERJ

20h00 às 22h00 – Festival de cultura #nasredesenasruas
Local:

22h00 às 24h00 – Atividade cultural 
Local: Pilotis da reitoria

Sexta-feira 08 de junho de 2012


09h00 às 12h00 – Ciclo de debates
Tema: A crise do capitalismo e as lutas dos povos pela construção de um novo mundo
Convidados: Ana Maria Prestes (secretária adjunta de relações internacionais do ministério do Esporte), Ricardo Abreu (secretario de relações internacionais do PCdoB), Hanói Sanches (FMJD), Maximiliem Sanches (embaixador da Venezuela), Lindbergh Farias (senador)
Local: Auditório XX andar


Tema: Quem é e o que quer a juventude do século 21
Convidados: Ângela Guimarães (secretaria adjunta da secretaria Nacional de Juventude), Mary Castro, Rebeca Ribas *Abramovai,  
Local: Auditório XX andar


Tema: Desafios do projeto nacional para 2022
Convidados: Luiz Dulci (ex-secretário geral da Presidência da República), Ciro Gomes (ex-ministro e ex-deputado federal), Haroldo Lima (LEVANTAR A MESA)
Local: Auditório XX andar


Tema: Nas ruas e nas redes
Convidados: André Tokarski (presidente da UJS), Sérgio Amadeu (professor da Cásper Líbero e ex-presidente da UBES), Paulo Henrique Amorim, Rodrigo Vianna
Local: Auditório XX andar

12h00 às 14h00 – Almoço
Local: R.U. da UERJ

12h00 às 15h00 – Festival de cultura #nasredesenasruas
Local:

15h00 às 17h00 – Oficinas das áreas de atuação, frentes, prática esportiva, mostras culturais e GTS da Tese.
Tema 1: Organização
Responsáveis: Monique Lemos (diretora de organização da UJS)
Local: Auditório XX andar


Tema 2: Comunicação
Responsáveis: Ismael Cardoso (diretor de comunicação da UJS) 
Local: Auditório XX andar


Tema 3: Finanças
Responsáveis: Edilson Fialho (tesoureiro da UJS)
Local: Auditório XX andar


Tema 4: Formação
Responsáveis: Thiago Andrade (diretor de formação da UJS)
Local: Auditório XX andar


GT DA TESE – 4 grupos de discussão


GT ELEITORAL – Debate da Plataforma Eleitoral da UJS 
Danilo Moreira, Marcelo Gavião
15h00 às 18h00 – Festival de cultura #nasredesenasruas
Local:

17h00 às 18h00 – Juventude, Memória e Verdade – Tarde Mais Não Falha: 40 anos da guerrilha do Araguaia 
Convidados: Vice-presidente da Comissão da Anistia), Rappin Hood (rapper), Vandré Fernandes (diretor do filme “Camponeses do Araguaia: a guerrilha vista por dentro”), Romualdo Pessoa Campos Filho (escritor do livro “Guerrilha do Araguaia: a esquerda em armas”) Maria Rita Kehl (comissão da verdade)
Local: Concha acústica da UERJ

18h00 às 20h00 – Jantar 
Local: R.U. da UERJ

20h00 às 24h00 – Atividade cultural
Convidados: Orquestra Mineira de Brega
Local: Concha acústica da UERJ

Sábado 09 de junho de 2012

09h00 às 12h00 – Ato político
Tema: Nas redes e nas ruas
Mesa: Renato Rabelo (presidente do PCdoB), Dilma Rousseff (Presidente da República), Sérgio Cabral (Governador do Estado do Rio de Janeiro), Eduardo Paes (Prefeito do Rio de Janeiro), Lindberg Farias (senador da República), Aldo Rebelo (ministro do Esporte), Aloizio Mercadante (ministro da Educação), Gilberto de Carvalho (ministro da secretaria geral da Presidência), Marco Antônio Raupp (ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação)
Convidados: (bancada da câmara e senado do PCdoB), Ana Rocha (presidente do PCdoB), Roberto Monteiro (vereador do Rio de Janeiro), Rejane (deputado estadual do Rio de Janeiro), Netinho, Lecy, Ângela Albino, Edvaldo Nogueira (prefeito de Aracajú)
Local: Concha acústica da UERJ

12h00 às 14h00 – Almoço
Local: R.U. da UERJ

12h00 às 14h00 – Festival de cultura #nasredesenasruas
Local:

14h00 às 18h00 – Plenária final
Local: Concha Acústica da UERJ

18h00 às 19H00 – Homenagem aos ex-dirigentes da UJS
Local: Concha Acústica da UERJ

19h00 às 20h00 – Eleição da nova direção
Local: Concha Acústica da UERJ

20h00 às 22h00 – Jantar 
Local: R.U. da UERJ

20h00 às 22h00 – Festival de cultura #nasredesenasruas
Local:

22h00 às 24h00 – Show do congresso
Convidados: Orquestra Voadora e Marcelinho da Lua
Local: Concha Acústica da UERJ

Domingo 10 de junho de 2012 
09h00 às 12h00 – Passeata
Local: Chevron

12h00 às 14h00 – Almoço
Local: R.U. da UERJ

14h00 às 15h00 – Partida das delegações


A UJS Petrópolis esta com transporte para o Congresso, interessados entrar em contato  com Wesley 88234041 e Thiago 81391453 !!!

Utilizadores Online