segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Fidel Castro reaparece e conversa sobre mudanças em Cuba e no mundo


Após um longo período sem aparições públicas, na tarde de ontem (03), o ex-presidente cubano Fidel Castro voltou a aparecer em público, em Havana.

A oportunidade ocorreu em Havana, onde Fidel foi ao colégio eleitoral para depositar seu voto, na eleição geral que vai eleger 612 deputados da Assembleia Nacional e mais de mil delegados das assembleias provinciais.

Após realizar o voto, Fidel permaneceu no local por mais de uma hora, conversando ali com amigos, admiradores e jornalistas. Tendo passado o poder ao irmão, Raul Castro, em 2006, Fidel tem-se mantido reservado em aparições públicas e demoradas.

Em 2010 foi a última vez que Fidel havia aparecido em público por mais tempo. Já em junho do ano passado, o líder havia escrito sua última coluna no espaço Reflexões de Fidel, no jornal cubano Granma, e desde então, permaneceu reservado em sua casa, onde recebe visitas esporádicas de amigos, como o do ex-presidente Lula, que esteve com ele na última semana, conversando sobre o equilíbrio do mundo.

Já na tarde de ontem, além de falar sobre a integração e união da América Latina, da economia nacional e internacional, Fidel também conversou sobre as reformas até mesmo na agricultura de Cuba, o embargo d0s Estados Unidos e falou sobre o presidente venezuelano Hugo Chávez, que desde dezembro está em Cuba, se recuperando de uma cirurgia realizada contra um câncer.

“Está muito melhor, recuperando-se. Tem sido uma luta forte, mas tem melhorado. Temos que curá-lo. Chávez é muito importante para seu país e para a América Latina”., disse Fidel sobre o amigo venezuelano.

Se tratando dos cubanos, Fidel ressaltou a valentia de seu povo, enfatizando a importância que a população tem na Revolução Cubana.

“Este é um povo valente. Não temos que provar isso. Cinquenta anos de bloqueio e não puderam nos derrotar. O povo é tudo, sem o povo não somos nada, sem o povo não haveria revolução”.
 
Fonte: UJS Nacional

Nenhum comentário:

Utilizadores Online