quarta-feira, 24 de abril de 2013

Histórico: França aprova casamento gay


Esta terça-feira (23) ficará marcado na história da França e na luta por igualdade e respeito às opções sexuais dos franceses, isso porque foi aprovada a lei que autoriza o casamento de pessoas do mesmo sexo e lhes concede também, o direito à adoção de crianças.

Com 331votos a favor e 225 votos contra, Claude Bartolone, presidente da Assembleia Nacional, anunciou a conquista aos parlamentares: “Depois de 136 horas e 56 minutos, a Assembléia aprovou o casamento de abertura conta para casais do mesmo sexo.”.

Diante da dimensão deste avanço, o jornal francês Le Fígaro destacou este avanço como “a mais importante reforma social na França desde a abolição da pena de morte em 1981″.

A lei agora precisa apenas ser assinada pelo presidente socialista François Hollande, para então entrar em vigor. Contudo, a aprovação de Hollande já é positivamente esperada, visto que, essa foi uma de suas promessas de campanha eleitoral e, mesmo com inúmeros protestos realizados nos últimos meses contra a lei, o presidente manteve firme sua posição em prol dos direitos dos gays.

Após assinado, possivelmente em meados de junho, a França já realize os primeiros matrimônios homossexuais.

Países que aprovam o casamento gay

Com a aprovação, a França se torna o 14º país a legalizar a união homossexual. Os demais europeus são a Holanda, Espanha, Bélgica, Suécia, Islândia, Portugal, Dinamarca e Noruega. Canadá, África do Sul, Nova Zelândia também já permitem a união. Já na América Latina, o casamento igualitário é aceito apenas na Argentina e no Uruguai.

FONE: UJS NACIONAL

Nenhum comentário:

Utilizadores Online