sábado, 8 de junho de 2013

“A UNE somos nós, a UNE é união, a UNE é nossa voz”

 
Hino da União Nacional dos Estudantes (UNE) completa 50 anos e o poeta Vinicius de Moraes, autor da letra é homenageado no 53º Congresso da UNE, por seu centenário de nascimento.

Vinicius contava com 50 anos na época. Mas sua juventude ficou marcada na letra do hino da entidade máxima dos universitários brasileiros, que em 76 anos de existência esteve presente em todas as principais lutas para melhorar a vida no país. Da campanha do “O Petróleo É Nosso” na década de 1950 à resistência à ditadura fascista implantada em 1964 sob o tacão do imperialismo estadunidense, em pela Guerra Fria.

Vinicius morreria 17 anos depois, mas a sua obra permanece e o Hino da UNE marca essa fase de sua trajetória junto às lutas para ajudar o Brasil a superar suas mazelas e construir um país novo, livre, soberano, onde valorizasse a cultura de seu povo e buscasse caminhos de erguer a tábua do saber e da ampliação dos horizontes culturais de todos. O autor da melodia, Carlos Lyra contava com 27 anos à época.

“A folha da juventude é o nome certo desse amor”, escreveriam Milton Nascimento e Wagner Tiso, anos depois da canção Coração de Estudante. A folha da resistência à opressão e da labuta diária pela construção do homem novo. Tão bem expressada no Hino da UNE, no qual música e letra se casaram tão perfeitamente que é impossível entoar sua melodia sem lembra da letra ou ler a poesia sem assobiar a canção. Você já deve estar curioso para conhecer o teor dessa poesia cantada. Segure as pontas e acompanhe a canto de Carlos Lyra ao final, lendo a letra de Vinicius.

Dois anos antes de ter seu hino, a UNE criou o Centro Popular de Cultura (CPC), criado para ajudar os brasileiros a se entenderem e superar a miséria que vingava no país. Queriam que todos tivessem “comida, diversão e arte”, como diriam anos depois os Titãs. O CPC buscava compreender o país e seu povo pra ajudar a superação da miséria e da ignorância. O movimento, assim como todas as lutas de caráter nacional, e popular, foi sufocado pelos militares. “O CPC era uma referência da década de 1960, um organismo vivo que movimentava a cultura no país e reunia intelectuais e artistas, grande parte deles engajados na luta contra o regime autoritário e repressivo e defensores do caráter coletivo na arte”, afirma Cristiane Tada.

Cinquenta anos depois, o Hino da UNE mantém sua força e atinge o âmago dessa juventude “que não corre da raia a troco de nada”, como nos diz Gonzaguinha e complementa: “Eu vou no bloco dessa mocidade/Que não tá na saudade e constrói/A manhã desejada”, na canção Acredito na Rapaziada.

Vídeo na sede da UNE, no Rio, em 2007. Carlos Lyra interpreta o hino.
 
 
HINO DA UNE (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes)

União Nacional dos Estudantes
Mocidade brasileira
Nosso hino é nossa bandeira
De pé a jovem guarda
A classe estudantil
Sempre na vanguarda
Trabalha pelo Brasil
A nossa mensagem de coragem
É que traz um canto de esperança
Num Brasil em paz
A UNE reúne futuro e tradição
A UNE, a UNE, a UNE é união
A UNE, a UNE, a UNE somos nós
A UNE, a UNE, a UNE é nossa voz

Fonte: UJS

Nenhum comentário:

Utilizadores Online