quarta-feira, 31 de julho de 2013

PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA



LIBERDADE DE EXPRESSÃO TEM QUE SER PARA TODO MUNDO!
FORA PAULO BERNARDO!

PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA!

O Brasil falou, gritou, fez-se ouvir. O momento de luta e efervescência da juventude e do povo mostra a necessidade de transformações profundas, exigem coragem para fazer os enfrentamentos e rupturas necessárias para rumar o país ao desenvolvimento social, pleno e soberano.

Precisamos consolidar nossa democracia, possibilitar que a diversidade e a liberdade de expressão, de fato, tenham voz e vez. Para isso é central o debate em torno da questão da mídia no Brasil, atualmente sob o domínio de sete famílias que monopolizam o poder da disseminação, na maior parte fabricação, de informação no país.

O histórico das empresas de comunicação deixa claro de que lado estão e a quais interesses servem. Desde sua participação no regime repressor comandado pelo Exército Militar, passando pela manipulação do debate eleitoral na eleição presidencial em 1989 e se apresentando hoje como o partido da direita conservadora no país, não são poucos os fatos que caracterizam a mídia, protagonizada e liderada pela Rede Globo, como o instrumento utilizado pela classe dominante manter o poder.

A jornada de junho mostrou, mais uma vez, as tentativas da imprensa de manipular e disputar a pauta que mobilizou milhões de jovens em todo o território nacional. Inicialmente condenando as manifestações, rapidamente mudou seu discurso ao identificar a possibilidade de influenciar e direcionar as mobilizações, tentando emplacar pautas como a contrariedade a PEC 37, a redução da maioridade penal, a abordagem despolitizada do combate à corrupção e a rejeição às organizações e partidos políticos.

É chegada a hora de dizer basta, a juventude nas ruas entoou de norte a sul a palavra de ordem mais ouvida “Fora Globo”. A tentativa da mídia de dirigir as manifestações teve como resposta diversos atos em frente a grandes jornais, revistas e emissoras, fortalecendo a luta pela democratização dos meios de comunicação. Tiveram, inclusive, que esconder sua marca dos microfones por conta da rejeição sentida nas ruas.

Exigimos do governo federal uma postura forte. É inadmissível o gasto de bilhões em publicidade para os grandes veículos de comunicação, os mesmos inimigos do estado e do povo brasileiro. A cedência e renovação de concessões sem regulamentação e a tolerância ao crime de sonegação de impostos pela Rede Globo. Não há pelo Ministério das Comunicações nenhuma iniciativa para fortalecer rádios e TVs comunitárias, investir na ampliação da TV Brasil e em canais mais democráticos. O ministro Paulo Bernardo tem sido um aliado do monopólio midiático, de costas para o movimento social e para os anseios da população. Fora Paulo Bernardo!

A União da Juventude Socialista em conjunto com os movimentos sociais, coletivos de comunicação, Blogueiros progressistas e a todos que lutam pela democratização da mídia será incansável, a juventude invadiu as ruas com o sentimento e a vontade de participar independente das grandes coberturas televisivas.

Precisamos potencializar a internet como um meio para disputar a opinião da juventude, inserir esse debate no interior das escolas e universidades formando comitês e recolher até o mês de dezembro 100 mil assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular de Democratização da Mídia. Liberdade de expressão tem que ser para todo mundo!

União da Juventude Socialista

Nenhum comentário:

Utilizadores Online