sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Não ha contradição, quero Copa, Saúde e Educação

As Copas do Mundo e Olimpíadas são sempre fatores de grande mobilização popular. O esporte, em especial o futebol, é elemento forte da constituição da identidade nacional brasileira e onde o talento do nosso povo se manifesta na sua potência máxima. Importante relembrar que na Copa de 58, onde o Brasil era um país com pouca projeção mundial, com um povo fortemente subjugado, a vitória da Copa acendeu a chama da nossa autoestima, que passou a ter por ídolo pela primeira um jovem negro, o Pelé.
 
Agora, esses eventos acontecem aqui e abrem a oportunidade de garantir fortes investimentos em infraestrutura, base fundamental para o desenvolvimento, como a reforma de aeroportos, estádios, realização de obras viárias e com isso a geração de milhões de empregos.
As jornadas de junho trouxeram a tona, questionamentos acerca dos problemas na mobilidade nos grandes centros urbanos. As obras de melhoria de mobilidade contidas nos projetos dos grandes eventos, não estão concluídas ou, em alguns casos, não saíram do papel. São obras que podem melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas e precisam se concretizar.
 
A possibilidade do êxito desses grandes eventos esportivos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, são a prova de que o Brasil é um país de grande capacidade, com um povo criativo e trabalhador e que não está fadado ao fracasso eterno. Essas qualidades, esse ímpeto, precisam ser revertidos para mobilizar a nação e dar cabo de resolver problemas centenários na saúde, educação, ciência e tecnologia.
 
 A UJS faz parte dos que querem que a Copa dê certo, no entanto acreditamos que a FIFA com sua agenda internacional, tem um projeto de tornar o futebol elitizado e para poucos. Desse projeto não compartilhamos. Queremos que o futebol permaneça como um esporte popular, democrático e que a maioria do povo possa desfrutá-lo plenamente, dentro e fora dos estádios. Por isso somos contra as concessões dos estádios e aparelhos esportivos à iniciativa privada! Somos contra as novas regras dos estádios que não permitem a venda de comidas regionais, proíbem a entrada de bandeirões e instrumentos das torcidas organizadas e tudo que iniba a participação popular. Somos pelo Fora Marin!
 
Os que ao longo da história estimularam e se beneficiaram do sentimento de “vira latas” em nosso povo, são desejosos do fracasso da realização da Copa. É falso o argumento de que não deixa qualquer retorno para a sociedade ou que tira investimentos de áreas como saúde e educação. A Copa é mais uma oportunidade para o Brasil ter mais investimentos, e da parte dos movimentos sociais, mais uma oportunidade para lutar por escolas e hospitais com alto padrão de qualidade. Ao todo serão esperados na Copa 600 mil turistas estrangeiros e 3 milhões de turistas brasileiro. Na Copa da Alemanha esse turismo deu impacto de 5,5 bilhões na economia.
 
No que diz respeito aos investimentos em infraestrutura são cerca de 985 bilhões investidos de 2011 a 2014, sendo esses distribuídos: 905 bilhões em obras do PAC 2 que inclui transporte, energia, saneamento básico, habitação, saúde e educação. 31 bilhões em transporte público e mobilidade urbana em 51 cidades; 26 bilhões em estádios, segurança, transporte e turismo nas cidades-sedes e 23 bilhões do setor privado
investido nos aeroportos.
 
O Brasil que foi às ruas demonstra a capacidade de luta e de sonhar de uma nação forte, democrática e soberana. Seguiremos na luta em defesa de um Brasil justo, desenvolvido, com serviços de qualidade e capaz de realizar esses grandes eventos esportivos que orgulhem seu povo!

União da Juventude Socialista

Nenhum comentário:

Utilizadores Online