sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dimensões e perspectivas da luta de classes


Um dos mais repeitados filósofos marxistas da atualidade, italiano Domenico Losurdo estudou em Tubinga (Alemanha) e em Urbino (Itália). Desde 1988 preside a Internationale Gesellschaft Hegel-Marx für Dialektisches Denken e é membro fundador da Associação Marx Século XXI. Atualmente leciona filosofia da história na Universidade de Urbino. Possuiu uma obra monumental e é um dos estudiosos italianos mais traduzidos no mundo.

No Brasil publicou entre outras coisas: Hegel, Marx e a tradição liberal: liberdade, igualdade e Estado;Democracia e Bonapartismo; Gramsci do liberalismo ao comunismo crítico; Fuga da História? A Revolução Russa e a Revolução Chinesa Vistas de Hoje; Contra-História do Liberalismo; Liberalismo – Entre civilização e barbárie; Nietzsche: o rebelde aristocrata: biografia intelectual e balanço crítico; Stalin – História crítica de uma lenda negra; Linguagem do Império; Não violência: uma história fora do mito e O pecado original do século XX. Tem artigos publicados nas revistas Crítica Marxista, Margem Esquerda,Princípios e outras.

Nesse encontro o filósofo marxista italiano desenvolve uma salutar polêmica contra as correntes políticas e filosóficas – inclusive de esquerda – que negam a luta de classes ou tem uma visão estreita em relação à ela. Baseado no seu novo e instigante trabalho publicado pela editora italiana Laterza intitulado A luta de classes – Uma história política e filosófica. Como ele mesmo afirma: “Para compreender a ação histórica, é necessário à luta de classes, aliás ‘lutas de classes’ que assumem formas múltiplas e variadas, entrelaçam-se umas às outras de modo peculiar e conferem uma configuração sempre diferente às diversas situações históricas”. Lutas de classe (no plural) que não se configuram apenas como confronto operário e patrão no âmbito do mundo fabril. Ela é mais ampla e adquire outras dimensões: nas relações entre o imperialismo e os povos subjugados, na opressão sexual da mulher e racial. Conclui: “Estamos, portanto, em presença de três grandes lutas de classes: os explorados e oprimidos são chamados a modificar radicalmente a divisão do trabalho e as relações de exploração e de opressão que subsistem em nível internacional, em um país singular e no âmbito da família”.
Posse da seção paulista da Fundação Maurício Grabois

Lançamento do livro O pecado original do século XX de Domenico Losurdo

Onde e quando ocorrerá:

Câmara Municipal de São Paulo
Dia 03/10/2013
Horário: às 19 horas
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
(Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista – São Paulo)

Promotores: Fundação Maurício Grabois, Seção paulista da Fundação Maurício Grabois.

Apoio: Vermelho, União da Juventude Socialista (UJS), Núcleo de Estudo da Mídia Independente Barão de Itararé, Instituto de Estudos Contemporâneos e Cooperação Internacional (IECint) e revista Princípios.

Fonte: UJS Nacional

Nenhum comentário:

Utilizadores Online