quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A batalha de Hamburgo na Copa de 1974

Partida na primeira fase do Mundial de 1974 colocou frente a frente as duas Alemanhas então separadas pelo Muro.
Bola da partida (Museu da Alemanha Oriental em Berlim)


O sorteio de grupos para a Copa do Mundo de 1974, disputada na Alemanha Ocidental, reservou um clássico inédito e que não se repetiu mais na história dos mundiais. Caíram na mesma chave, o grupo A, Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental.

As duas seleções tinham a companhia de Chile e Austrália na chave.
Em um Mundial cercado de preocupações com a segurança após os traumáticos eventos* dos Jogos Olímpicos de Munique, apenas dois anos antes, os anfitriões estrearam contra a seleção chilena, que havia

se classificado com a desistência da União Soviética. Os alemães ocidentais levaram a melhor vencendo o jogo por 1 a 0. Na mesma rodada os alemães do leste venceram os australianos por 2 a 0.

Na segunda rodada a Alemanha Ocidental venceu a Austrália por 3 a 0 e os orientais empataram com os chilenos por 1 a 1. Com isso as duas Alemanhas chegavam à última rodada, onde se enfrentariam, já classificadas.
Equipe da Alemanha Oriental antes da partida (Museu da Alemanha Oriental em Berlim)
A partida, que foi esperada com muita tensão por ambos os lados, foi marcada para o dia 22 de Junho e seria realizada no Volksparkstadion na cidade de Hamburgo.
Estava em jogo muito mais do que apenas quem ficaria em primeiro e em segundo lugar do grupo. A rivalidade que vinha do campo político fez com que a partida fosse extremamente nervosa com duas equipes muito preocupadas em não sairem de campo derrotadas. A marcação dos dois lados foi muito forte.


Mais de 60 mil pessoas lotaram o estádio. Sendo que, desses, apenas 1,5 mil, aproximadamente, vinham do lado leste do Muro de Berlim.

A torcida da Alemanha Ocidental empurrava o time da casa o tempo todo. Em determinados momentos isso pareceu fazer a diferença a favor dos anfitriões. O atacante ocidental Gerd Müller chegou a acertar a trave dos orientais.

Vale lembrar que a Alemanha Ocidental já tinha um título mundial e era a atual campeã européia, enquanto os orientais faziam sua primeira, e única, aparição em Copas do Mundo.

Aos 32 minutos do segundo tempo, quando o jogo se encaminhava para um empate sem gols, dada a preocupação das duas equipes em não perder, o jogador da Alemanha Oriental Erich Hamann, que era reserva e tinha acabado de entrar na partida, superou a marcação do craque ocidental, Franz Beckenbauer, e cruzou para Jürgen Sparwasser. O atacante dominou a bola de forma estranha, usando até os ombros, e com isso conseguiu deixar para trás os dois zagueiros ocidentais e aparecer livre na frente do goleiro para fazer o gol que deixou o mundo do futebol surpreso. Era o gol da Alemanha Oriental! Era a vitória que parecia impossível mais perto do que nunca.

Dai pra frente a Alemanha Oriental segurou com raça o resultado, para no final comemorar muito a vitória.

Pouco importa para os orientais se na continuação do mundial a Alemanha Ocidental se deu melhor e ficou com o título, a batalha de Hamburgo foi vencida pelos orientais e isso nunca seria esquecido.

O autor do gol, Jürgen Sparwasser, declarou alguns anos depois que se em sua lápide escreverem apenas “Hamburgo 1974” todos na Alemanha saberão quem está enterrado ali.

Jogo completo na transmissão da TV da Alemanha Oriental:


*Integrantes do grupo chamado Setembro Negro sequestraram e assassinaram onze membros da equipe olímpica de Israel.

Por Thiago Cassis, no Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Utilizadores Online