terça-feira, 23 de setembro de 2014

UJS: 30 anos em defesa do Brasil, da juventude e do Socialismo


Os generais ainda ocupavam o poder quando, em 22 setembro de 1984, jovens de todas as regiões se reuniram na Assembleia Legislativa de São Paulo para fundar a União da Juventude Socialista, uma atitude bastante ousada para um período em que a repressão da ditadura militar ainda insistia em dar seus sopros de vida.

Ontem completamos 30 anos dessa data! 3 décadas defendendo o Brasil!

A UJS já nasceu em meio à luta. Nas ruas, a campanha das “Diretas Já” havia dado o recado à ditadura: queremos eleger o presidente do Brasil! E com a reconquista da democracia, viria o desafio de assegurar uma Constituição democrática e que ampliasse os direitos da juventude. Foi aí que a UJS lançou a campanha em defesa do voto aos 16 anos, que foi ganhando corpo e conquistando apoios importantes ao ponto de sagrar-se vitoriosa.

A partir daí, em todas as lutas da juventude e do povo brasileiro, lá estavam presentes as bandeiras da UJS. A entidade cumpriu papel protagonista no movimento dos “Caras Pintadas”, que botou pra fora o presidente Fernando Collor. Também resistiu à tentativa de FHC em leiloar o nosso país durante os anos de seu governo neoliberal, participou ativamente da campanha que elegeu Lula, o primeiro trabalhador presidente do Brasil e também liderou o suporte para conter as tentativas de desestabilização por conta da mídia opositora em 2005 e assim segue até os dias atuais na luta pelo aprofundamento do governo democrático brasileiro e na defesa contra os ataques da oposição conservadora e pró-imperialista.

São muitas as lutas travadas e vencidas pela entidade.

A lista de conquistas é extensa e o importante é a certeza de que seguiremos lutando!

Em 2014, ano em que realizou seu 17º Congresso que mobilizou cerca de 500 mil jovens pelo país, a UJS completa 30 anos de história e a luta é por mudanças mais profundas, comemorando os avanços da última década, mas cientes de que o Brasil ainda precisa avançar, combater suas desigualdades e, com alegria, ousadia e rebeldia, construir o Socialismo verde e amarelo, com a nossa cara!

União da Juventude Socialista

Nenhum comentário:

Utilizadores Online