terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Confira como foi o curso “Geração Valente”


Chegou ao fim o curso de formação da UJS “Geração Valente”. Durante seis dias jovens do Brasil inteiro ficaram concentrados na Escola Nacional Florestan Fernandes, tendo aulas sobre marxismo e suas aplicações, e debatendo a atual conjuntura política do país e suas possíveis reformas.

A aula inaugural aconteceu no final da tarde da segunda-feira (15), com o tema “A luta pelas Reformas Estruturais no Brasil e nova luta pelo socialismo”, tendo como expositor o presidente do PCdoB, Renato Rabelo.

Renato falou sobre a necessidade de convergência da esquerda no Brasil, sobre o papel histórico das eleições desse ano com a vitória o quarto mandato popular, e de como a oposição ganhou espaço na base social. Ele também criticou o atual posicionamento defensivo da esquerda, e alegou que é preciso voltar a ofensiva. Para ele a juventude tem um importante papel dentro dos movimentos sociais para conquistar as reformas democráticas.

Após a aula os participantes foram divididos em 16 grupos de 10 pessoas, cada grupo foi designado para tarefas específicas através de sorteio, para cuidar da limpeza e manutenção da escola durante todo o curso. Os grupos também tinham atividades determinadas por cada professor ao final das aulas, entre elas a produção de um vídeo que seria transmitido na sexta-feira.

Na terça-feira (16), o segundo dia do curso começou com a aula “A modernidade e o surgimento do marxismo”, ministrada por Monique Lemos, historiadora e assessora da secretaria de juventude do PCdoB. A tarde foi ministrada a aula “A formação do Brasil contemporâneo” e “Contradições e dialética na perspectiva marxista”.

No terceiro dia aconteceram as aulas “Imperialismo e a atualidade da questão nacional” com Socorro Gomes (Cebrapaz), “O capitalismo e suas dinâmicas”, e o debate “A crise mundial do Capitalismo e alternativas”, com participação do ex-presidente da UJS, André Tokarski.

Cuba foi citada durante a aula de Socorro Gomes e horas depois os participantes do curso ficaram sabendo do restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e EUA e a libertação dos agentes antiterroristas cubanos, Ramón Labañino, Gerardo Hernández e Antonio Guerrero, os últimos do grupo conhecido como “Cinco Cubanos”.

Na quinta-feira (18) aconteceram as aulas “Conceitos Marxistas de Estado e Classe”, ministrada pelo secretário de formação da UJS, Mateus Fiorentini, o debate “A luta pela Reforma Política democrática” com Aldo Arantes e a exibição do filme “Osvaldão” e debate com os diretores do filme.

A primeira aula do quinto dia “Experiências socialistas do século XX” com Ricardo Alemão Abreu, falou sobre as guerras imperialistas, sobre URSS, China, Coreia do Norte, Vietnã e Cuba e como a narrativa desses fatos ainda obedece um viés imperialista. Para Ricardo, para avançar na luta socialista nesse século é preciso discutir comunicação.

A Prof Mary Castro, uma das alunas do curso, participou da intervenção e debate no final da aula quando a discussão chegou na volta das relações diplomáticas entre EUA e Cuba. Segundo ela, o presidente estadunidense governa um país de grande população latina, que em breve vai ultrapassar a população branca e isso acaba influenciando as decisões políticas do país. “Nós invadimos o império, podemos destruí-lo de dentro para fora”.

A tarde da sexta-feira foi dedicada a comunicação. Rodrigo Viana (blog O Escrevinhador), Renata Mieli (Barão de Itararé) e Ignácio Rojas (JJCC) debateram a democratização dos meios de comunicação no Brasil e na América Latina. Simultaneamente a esse debate aconteceram as oficinas “Transmissão ao vivo de vídeo pela internet”, “Mobilização e produção de conteúdo para redes sociais”, “Web rádio e Podcast”, e “Monitoramento de rede”, com a Mídia Ninja, CEMJ e Barão de Itararé.

A mesa “Somos milhões de faces que dão a cara jovem ao Brasil. Somos socialistas porque somos jovens e andamos abraçados com o futuro e a busca da felicidade” encerrou o curso na manhã de sábado (20), com a participação da Prof Mary Castro, Angela Guimarães, Flávio Renegado e Fora do Eixo.

Parte das aulas foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis aqui.


Além das aulas, os participantes promoveram atos simbólicos contra machismo, homofobia e questionando a heteronormatividade, com intervenções contra a incitação ao estupro no discurso do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), beijaços, saiaços, entre outras atividades.



FONTE: UJS NACIONAL

Nenhum comentário:

Utilizadores Online