sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

SOBRE O AUMENTO DA PASSAGEM

   A União da Juventude Socialista (UJS) de Petrópolis, vem através dessa nota externa que é inaceitável que o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Petrópolis, que deveria ser a instância que promove a maior participação popular nas decisões que interferem na vida da população, tenha tido um papel tão omisso e irresponsável sobre a questão do aumento da passagem, se eximindo de tirar alguma opinião ou promover um amplo debate sobre esse assunto. O COMUTRAN não cumpriu com seu papel de Conselho e agiu de maneira extremamente apática diante de uma situação tão importante e polêmica para a cidade. Não é possível que o Conselho de Transporte e Trânsito não tenha uma opinião sobre o aumento das tarifas de ônibus, aliás, não é possível que o COMUTRAN tenha se esquivado da responsabilidade de tirar alguma opinião e decisão sobre qualquer questão do trânsito e trasporte da cidade. É lamentável um episódio desse.

   Nossa briga pelo transporte público de qualidade já vem de muito tempo. Mais recentemente, quando houve o último aumento da tarifa para 2,80, a UJS ocupou a reunião do COMUTRAN onde seria votado o aumento ou não da passagem (dessa vez o Conselho queria discutir alguma coisa), tínhamos um número considerável de pessoas, porém, infelizmente ainda éramos poucos diante da ala empresarial. No entanto, aliados com os movimentos sociais (movimento sindical, movimento estudantil e de moradores) fizemos muita pressão durante toda a reunião para que além do aumento da passagem, fosse discutido profundamente toda à questão do transporte público: qualidade, preço, horários, dupla- função de motorista, passe-livre irrestrito entre outras pautas. Infelizmente, por conta da já citada pouca força diante da grande força do capital configurada pelas empresas de ônibus, não conseguimos barrar o aumento da passagem, mas conseguimos encaminhar a proposta de integração de todas as linhas de ônibus dentro da cidade e essa proposta foi votada e aceita. Diante de todo cenário problemático conseguimos uma pequena vitória a conquista da integração de 100% das linhas.

Fotos do #OCUPACOMUTRAN em MARÇO DE 2013




   Fizemos esse breve relato para esclarecer que a UJS sempre esteve na rua para brigar por um transporte público de qualidade para toda população além de debater as questões sobre o nosso trânsito. Dessa vez não será diferente e também estaremos articulados e mobilizados para construir uma AGENDA COLETIVA com todas as pessoas e movimentos sociais da cidade para interferirmos de MANEIRA SÉRIA E PROPOSITIVA nesse mais novo episódio vergonhoso do transporte público de Petrópolis. Diante disso, convocamos todas e todos para uma PLENÁRIA ABERTA da UJS com o principal ponto de pauta sendo o TRANSPORTE PÚBLICO DA CIDADE. Somos uma organização de massas e queremos dialogar com todas as pessoas, movimentos e organizações que querem e lutam por condições melhores e mais justas no sistema público de transporte. A Plenária é só o pontapé inicial para nossas movimentações e a participação de cada um é de extrema importância!



PLENÁRIA ABERTA

Local: Gramando do Centro de Cultura
Dia: 28 de Dezembro (sábado)
Horário: 16 horas

Nenhum comentário:

Utilizadores Online