quinta-feira, 5 de maio de 2011

2ª Marcha Nacional Contra a Homofobia tem programação definida


No mês de comemoração do Dia Mundial de Combate à Homofobia, uma série de atividades marca a luta por igualdade de direitos e políticas públicas.

Convocada para o dia 18 de maio na cidade de Brasília, a 2ª Marcha Nacional Contra a Homofobia promete colorir a Esplanada dos Ministérios. A concentração começa às 9h e trará como bandeira de luta a igualdade de direitos e políticas públicas de combate à homofobia. Durante a programação será realizado o VIII Seminário LGBT no Congresso Nacional, no dia 17 de maio, em homenagem ao Dia Mundial de Combate à Homofobia. A data, oficializada em 1990, marca a retirada da homossexualidade da classificação internacional de doenças pela Organização Mundial de Saúde.

O grande objetivo da mobilização é pressionar o Congresso pela aprovação do PLC 122, que criminaliza a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, equiparando essa conduta à discriminação de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, sexo e gênero, além de tornar o autor do crime sujeito à pena, reclusão e multa.


A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), responsável pela Marcha, reuniu em sua 1ª edição 3 mil ativistas e pessoas aliadas das 237 ONGs filiadas à entidade. Solidária à causa e em busca de uma sociedade igualitária, a UNE esteve presente mobilizando o movimento estudantil com a participação do presidente da entidade Augusto Chagas, o 3 º vice-presidente da UNE Tássio Brito, o diretor LGBT da UNE Denílson Júnior e a 1ª diretora LGBT da UNE, Rídina Motta.

Confira a programação completa:

6 de maio
19h - Plenária da Câmara Legislativa do DF
Sessão solene em homenagem ao dia Mundial, Nacional e Distrital de Combate à Homofobia
Lançamento da Frente Parlamentar Distrital pela Cidadania e Direitos Humanos LGBT

16 de maio
10h - Anfiteatro 9, ICC Sul – UnB
II UnB Fora do Armário

17 de maio
9h - Auditório Nereu Ramos - Congresso Nacional
VIII Seminário Nacional LGBT

18 de maio
9h - Em frente à Catedral - Esplanada dos Ministérios
2ª Marcha Nacional Contra a Homofobia e pela aprovação do PLC 122

Nenhum comentário:

Utilizadores Online