sexta-feira, 9 de agosto de 2013

André Tokarski: Qual o papel da juventude na luta por mudanças?

  
Tokarski fala à Rádio Vermelho
“Para alcançarmos mudanças mais profundas, precisamos de luta, unidade e organização e a juventude é central nesse processo”, declarou André Tokarski, presidente da União da Juventude Socialista (UJS), em entrevista a jornalista Deborah Moreira, ao falar sobre conjuntura política no Brasil e na América Latina e o papel da juventude nesse processo. Ele questionou: qual o papel da juventude na construção de um projeto nacional de desenvolvimento?

Segundo Tokarski, há cerca de 10 anos, a América Latina vive um processo importante de vitórias eleitorais e políticas das forças progressistas e anti-imperialistas. Ele destaca que o momento é de inaugurar um novo ciclo, que aprofunde essas conquistas e direcione a luta pelo socialismo.

“Os desafios estão postos e demandarão muita luta, unidade e organização. Os movimentos sociais precisam estar prontos para o desafio. É preciso salientar que há uma percepção clara que o Brasil vive um processo de conquistas, mas avaliamos que é preciso avançar ainda mais”, explicou Tokarski à Rádio Vermelho.

O dirigente acrescentou que o Brasil concluiu um ciclo de consolidação de avanços e conquistas de direitos, mas agora precisar seguir em frente, e seguir em frente é avançar no que chamamos de reformas estruturais e democráticas (reforma política, agrária, urbana, educação, mídia, tributária). Entendemos que o Brasil vive graves contradições. Existem forças democráticas no poder político, mas que não possui o poder pleno para poder realizar as transformações necessárias para que o Brasil galgue um novo andar em seu ciclo de desenvolvimento, declarou Tokarski.

“A juventude cumpre um papel político muito importante no Brasil e em toda a América Latina. Basta olhar para as lutas travadas pelos jovens no Chile, em defesa da educação pública; na Colômbia, em defesa da paz e contra a intervenção militar estadunidense; na Venezuela, em defesa da Revolução Bolivariana. Precisamos fazer a análise correta da atual conjuntura para que nossas ações tenham a capacidade de incidir na conjuntura, enfrentar os nossos inimigos e fazer pressão pelas reformas estruturais que defendemos no manifesto da articulação”, defendeu o presidente da UJS.

Agenda de lutas

De acordo com informações da UJS, os jovens estão organizando calendários de lutas. No dia
UJS sempre nas ruas pelo Brasil dos nossos sonhos


28 de agosto, está previsto o Dia de luta das entidades estudantis que fazem parte da UNE, em defesa dos 10% do PIB para educação, que deve acontecer de forma centralizada em Brasília-DF.

No dia 30 de agosto também está previsto a realização de atos na frente das sedes da Rede Globo em todo o país, para fazer agitação do “Fora Globo” como forma de pautar a democratização dos meios de comunicação.

Além disso, a juventude está convocando ato para o 7 de setembro. Com o tema ‘Juventude que ousa lutar constrói projeto popular’, a bandeira central nesse dia de luta é o fim do genocídio da juventude negra, contra a violência policial e pela desmilitarização da PM.

Ouça a íntegra das declarações na Rádio Vermelho

Fonte: Rádio Vermelho

Nenhum comentário:

Utilizadores Online