sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Entidades médicas e oposição boicotam Mais Médicos



Desde a implantação do Programa Mais Médicos pelo governo federal, a maioria das entidades médicas do país passou a atacar com virulência o projeto, sem sequer atentar para a realidade brasileira e a necessidade de profissionais da saúde nas regiões mais carentes, as quais os médicos brasileiros se recusam a ir.

No transcorrer dos embates sobre o programa, a elite médica nativa protagonizou diversas atividades contrárias ao Mais Médicos e, derrotados, fustigados pela velha mídia golpista, os profissionais de jaleco branco fizeram protestos contra o governo e hostilizaram os estrangeiros, essencialmente os médicos cubanos com violência verbal e racista.

Agora, os Conselhos Regionais de Medicina (CRM) do país, mesmo após o início da primeira etapa do programa governamental, promovem boicote aos colegas de outros países que vieram prestar atendimento aos brasileiros, muitos dos quais nunca viram um médico. A tática agora é demorar na regularização dos documentos para os estrangeiros poderem atuar no país.

Nesse primeiro momento 682 médicos estrangeiros ou que se diplomaram no exterior já deveriam estar aptos a trabalhar, mas a imensa maioria deles continua sem poder prestar atendimento, porque os conselhos não fornecem o registro autorizando-os. Os CRM liberaram apenas 87 estrangeiros até o momento. Um total acinte à vida dos brasileiros e descaso para coma medicina.

Também no Congresso Nacional, informa o site Carta Maior, “A comissão mista criada para analisar a Medida Provisória 621/13, que institui o Mais Médicos, adiou para esta quarta (25) a votação da matéria que poderá colocar fim ao boicote dos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) à presença de estrangeiros no programa do governo federal. Enquanto isso, os conselhos continuam atrasando o início efetivo do programa.”:

O Carta Maior garante ainda que “dos 165 pedidos de registro cujo prazo máximo de expedição venceu no sábado (21), quase metade (78) ainda não foi entregue. Só foram liberados 28 registros na Bahia, 29 no Ceará, 11 em Pernambuco e 19 no Rio Grande do Sul. Nesta terça (24), expira o prazo máximo para a expedição de mais 115 registros. E, no próximo sábado (28), o de outros 184. Até a última sexta (20), o Ministério da Saúde
Enquanto aguarda, Dona Maria comemora a chegada de mais médicos


havia protocolado 633 pedidos para registro provisório de profissionais do Mais Médicos”.

A elite médica brasileira não conhece o Brasil e nem deseja conhecer. Enquanto os profissionais da medicina brincam de gato e rato com o governo para beneficiar o PSDB na eleição do ano que vem, pessoas como a dona de casa Maria da Silva Araújo, ouvida pela reportagem da Agência Brasil, que sofre de pressão alta e por isso vai ao médico uma vez a cada três meses para pegar a receita do remédio controlado. Fica à espera da chegada de mais médicos em Chapadinha, interior do Maranhão, par aonde se destinaram 6 cubanos, a espera da regulamentação de seus documentos. “Vai ser bom, os médicos daqui, a maioria vem de fora, as pessoas ficam sem médico

Graças a Deus, vai ficar melhor”, diz Maria, que cuida de seis netos.

Por Marcos Aurélio Ruy, da redação com agências

Nenhum comentário:

Utilizadores Online