terça-feira, 19 de novembro de 2013

A reformulação do ensino médio no Brasil

A “era de ouro da comunicação”, que trouxe fácil acesso a qualquer tipo de informação em questão de segundos, provocou rupturas na organização social e política do mundo contemporâneo. Todos esses avanços tecnológicos na área da informação e da comunicação têm acarretado uma rápida superação dos conhecimentos e coloca a escola uma questão importante: para que serve a educação, nesta sociedade, se forem mantidos o mesmo padrão de trabalho e os mesmos objetivos que foram definidos há 20 anos?

O Ensino Médio no Brasil está em perigo e segue rumo à falência, não tem um papel efetivo no desenvolvimento e nas fases de aprendizagem, apresenta o conhecimento em compartimentos que não se relacionam e encara como tabu questões que são constantes nos nossos dias.

A escola passa longe de temas muito presentes na vida dos jovens e se quer esbarra em debates fundamentais como: sexualidade, política, drogas, gravidez na adolescência, orientação vocacional e a tecnologia parece privilégio.

A forma com que as salas de aula se organizam e a maneira como as aulas são ministradas, o jeito como os alunos são obrigados a se vestir e os acessórios que são proibidos de usar. O projeto pedagógico só reforça a ideia de uniformização e padronização das pessoas suprimindo a identidade e individualidade que o aluno está desenvolvendo justamente nessa fase da vida, fatores fundamentais que irão definir a personalidade desse adolescente.

É preciso uma escola que estimule e canalize a energia e identidade da juventude. Que ajude o aluno a descobrir seus talentos, gostos e aptidões. É preciso mais arte, mais esporte e mais música. Uma mudança de formato onde a escola explore além dos quatro muros que a cercam. Trazer para o ambiente escolar elementos do mundo do trabalho e aprendizado de ofícios.

Temos o dever de reformular totalmente o ensino médio brasileiro, defendemos em uma Base Nacional Comum com Parte Diversificada, as matérias devem ser reorganizadas em áreas de conhecimento comuns e em disciplinas eletivas que valorizem a vocação da região em que a escola está inserida.

A reformulação do currículo do ensino médio brasileiro será a tônica que pautará o 40° Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas que irá acontecer em duas cidades mineiras, a capital do estado Belo Horizonte e Contagem, de 28 de novembro a 1° de dezembro, e conta com um número recorde de delegados eleitos em escolas dos 26 estados e do Distrito Federal.

#VemPraRua por uma escola com a cara da juventude brasileira!

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